Ir para o conteúdo

Pagamento parcial em restaurante

Ir para a solução Resolvido por antseq,

Mensagens Recomendadas

Publicado

Bom dia!

Como faturar um pagamento parcial feito num restaurante quando alguém pretende pagar um valor fixo que não corresponde exatamente a uma combinação de artigos?

Exemplo: Estou a almoçar com um amigo, vieram para a minha mesa 2 bitoques (15 € cada um) e 2 jolas (2 € cada uma). Total a pagar 34 €. Eu preciso de ir embora mais cedo, chego à caixa e digo que quero pagar sobre a minha mesa 20 €, o meu amigo depois pagará o restante. Como é que eu faturo isto? Que linha(s) de venda é que a Fatura simplificada é suposto apresentar? Devo aplicar regras de três simples sobre as quantidades consumidas até acertar no valor entregue, é isso? Coloco uma linha genérica com o valor total pago? Nesse caso, com que descrição?

Muito obrigado desde já 🙏

• Solução
Publicado

Em primeiro lugar, o SW deveria permitir a opção de “dividir conta”

Em segundo lugar, na opção de “dividir conta”:

• há SW que só permitem uma divisão simples (quantidades inteiras)
Conta 1:
1 x 15 = 15
1 x 2 = 2
Pagarias só 17 (o que consumiste) e não os “20” que querias deixar
Conta 2:
1 x 15 = 15
1 x 2 = 2
Ficaria por pagar o restante: 17 euros
  • há SW permitem divisões + complexas, + múltiplas contas, +fracionar quantidades, pagamentos por valor (seu caso)... por "exemplo":
Conta 1:
1,176471 x 15 = 17,65
1,176471 x 2 = 2,35
Pagarias os 20 euros
Conta 2:
0,823529 x 15 = 12,35
0,823529 x 2 = 1,65
Ficaria por pagar 14 euros

Notas:

• há situações + complexas, + diversas formas de resolver, + até acertos na última divisão/conta, de forma a não se perder os valores em cada divisão e até possibilidade de “juntar contas” e voltar a ter exatamente a mesma conta original.
  • cada um faz o que achar melhor para si, para o SW, para o utilizador em geral de forma a satisfazer as necessidades dos clientes

Crie uma conta ou inicie sessão para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entrar

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.