Jump to content

Pagamento parcial em restaurante

Go to solution Solved by antseq,

Recommended Posts

Bom dia!

Como faturar um pagamento parcial feito num restaurante quando alguém pretende pagar um valor fixo que não corresponde exatamente a uma combinação de artigos?

Exemplo: Estou a almoçar com um amigo, vieram para a minha mesa 2 bitoques (15 € cada um) e 2 jolas (2 € cada uma). Total a pagar 34 €. Eu preciso de ir embora mais cedo, chego à caixa e digo que quero pagar sobre a minha mesa 20 €, o meu amigo depois pagará o restante. Como é que eu faturo isto? Que linha(s) de venda é que a Fatura simplificada é suposto apresentar? Devo aplicar regras de três simples sobre as quantidades consumidas até acertar no valor entregue, é isso? Coloco uma linha genérica com o valor total pago? Nesse caso, com que descrição?

Muito obrigado desde já 🙏

• Solution

Em primeiro lugar, o SW deveria permitir a opção de “dividir conta”

Em segundo lugar, na opção de “dividir conta”:

• há SW que só permitem uma divisão simples (quantidades inteiras)
Conta 1:
1 x 15 = 15
1 x 2 = 2
Pagarias só 17 (o que consumiste) e não os “20” que querias deixar
Conta 2:
1 x 15 = 15
1 x 2 = 2
Ficaria por pagar o restante: 17 euros
  • há SW permitem divisões + complexas, + múltiplas contas, +fracionar quantidades, pagamentos por valor (seu caso)... por "exemplo":
Conta 1:
1,176471 x 15 = 17,65
1,176471 x 2 = 2,35
Pagarias os 20 euros
Conta 2:
0,823529 x 15 = 12,35
0,823529 x 2 = 1,65
Ficaria por pagar 14 euros

Notas:

• há situações + complexas, + diversas formas de resolver, + até acertos na última divisão/conta, de forma a não se perder os valores em cada divisão e até possibilidade de “juntar contas” e voltar a ter exatamente a mesma conta original.
  • cada um faz o que achar melhor para si, para o SW, para o utilizador em geral de forma a satisfazer as necessidades dos clientes