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  1. Today
  2. Viva, Nestas notas da OCC "https://www.occ.pt/fotos/editor2/ccc.pdf" dizem "As alterações referidas entram em vigor em 1 de outubro de 2019, pelo que já serão aplicáveis aos documentos emitidos no mês de setembro de 2019." É um pau de dois bicos a interpretação da lei... é no momento da emissão dos documentos que estipula o prazo de comunicação [lei ainda em vigor]? ou será no momento do envio (mês seguinte) que temos de ver qual o prazo em vigor para comunicação [nova lei]?
  3. posso procurar mais de um processo ao mesmo tempo? estou tentando e está complicado digamos que preciso procurar 5 processos
  4. Yesterday
  5. Obrigado @americob, há pouco tava com pressa, meti like e saí
  6. Bem visto, americob. Muito obrigado.
  7. Ok, daí o dia 10 e o 12 que a Ordem referia na nota e que nem sequer me fazia sentido 😕
  8. Vamos lá a ver, O DL 28/2019 estabeleceu o dia 10 como prazo de entrega, com o período transitório até ao fim do ano com o prazo até ao dia 15. Agora a Lei 119/2019 vem estabelecer o dia 12 em definitivo com efeitos a partir de 1 de Outubro. Quando as leis são contraditórias, vale a mais recente. Por isso, as faturas emitidas a partir do dia 1 de Outubro têm de ser comunicadas até ao dia 12 do mês seguinte. E isto manter-se-á até que nova legislação venha dispor em contrário.
  9. Obrigado @chesser e @Vitor Pereira, Mas a contabilidade tem de comunicar mensalmente? não pois não? é só aquando da IES? é que a ordem meteu uma nota "estranha" cá fora sobre a lei 119/2019 e de facto aparece no decreto 😕 Não consigo achar ao que se referem eles neste ponto 😕
  10. ANDRÉ MENEZES

    Edição de revista

    Boa tarde, existe em andamento alguma edição da revista pra 2019? vi que as edições pararam há 1 ano atrás, e a qualidade e os assuntos são excelentes tanto pra quem está iniciando quanto pra quem já atua na área de tecnologia.
  11. CrominhO isto apenas diz respeito ao SAF-T da contabilidade. Como o Vitor Pereira disse antes, a partir de 2020 a data de entrega do SAF-T mensal será (se não houver nada dito em contrário) até ao dia 10. Podes encontrar a legislação sobre isto no Decreto-Lei 28/2019, de 15 de Fevereiro. Por sua vez nas normas transitórias, artigo 43.º, temos
  12. A partir de Fevereiro de 2019 que a data limite de entrega do SAF-T passou a ser o dia 15 de cada mês, Importa referir que em janeiro de 2020 o limite passa a ser o dia 10 ( com certeza sairá nova legislação neste sentido ). Esta nova medida do Governo - e-fatura 2.0 - encurtará o prazo de entrega em 10 dias (anteriormente o ficheiro SAF-T tinha de ser entregue até ao dia 20).
  13. @chesser já estou perdido, No artigo 16º, artigo 3º, eles referem e depois remete para o 198/2012, Isto é relativamente à Contabilidade ou à Facturação??? 😕 eu de facto recordo-me que estava prevista a redução do tempo de comunicação do SAFT de Facturação, mas tinha ideia que tinha sido "anulado" 😕
  14. Obrigado, Funcionou perfeitamente.
  15. Relativamente ao SAF-T de contabilidade, a Lei 119/2019 (de 18 de Setembro) diz o seguinte:
  16. Boa tarde tenho o seguinte esquema: Folha Excel com Dados ----- Excel com Macro ----- Folha Excel recebe Dados Precisava de passar os dados da 1º folha para a 2º quando abro o Excel que contêm a macro. Alguém me poderia dar uma ideia do código que vou precisar? Obrigado!😄 Abraços, Afonso Mira.
  17. chesser

    AT - questões legais

    Primeiro importa dizer que gravar/exportar um documento para pdf não é o mesmo que estar a falar de facturação electrónica, que tem legislação específica (ver Decreto-Lei n. 28/2019, secção II do Capítulo III). Alterar o layout do pdf parece-me completamente incorrecto/ilegal. O documento tem de ser criado a partir do software certificado e não pode ser alterado (se fosse possível acrescentar/alterar/eliminar informação de que valia estar a usar-se um software certificado). Aliás, o Despacho n. 8632/2014, é muito claro quanto a isto: A solução parece-me relativamente fácil, pelo menos para a maioria do software de facturação que conheço (e, claro, desde que o cliente tenha contrato/garantia que permita este tipo de operação): os produtores do software criam um novo relatório de impressão de acordo com as necessidades do cliente e que respeite todas as exigências legais. Desta forma, o documento será gerado pelo programa conforme pretendido, sem haver necessidade de qualquer tipo de alteração.
  18. ECJ69SSS

    SQLite - Acesso a base de dados

    Bom Dia, Após algumas pesquisas encontrei a solução e já tenho acesso a base de dados! Problema solucionado com a colocação de mais duas barras "\\" Exe. anterior: \\101.65.2.10.103\BD_SQLite\BDTeste.db3 ou \\ptagtx\Opt\BD_SQLite\BDTeste.db3 Ficou assim: Exe: \\\\101.65.2.10.103\BD_SQLite\BDTeste.db3 ou \\\\ptagtx\Opt\BD_SQLite\BDTeste.db3 Nota: As duas barras é somente para o acesso ao banco de dados.... Não é necessário para o acesso aos ficheiros. Agradeço a colaboração do M6! Cumprimentos,
  19. antseq

    Questão Legal

    Viva, Sim deve emitir manualmente em pré-impressos (tipografias autorizadas) e depois mais tarde recolher (recuperar) os mesmos em séries próprias do software para mais tarde serem devidamente exportados no SAFT com indicação de serem "manuais" seguindo as respectivas regras de exportação. Sobre a parte legal, podes ler a lei mais recente Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15/02, onde no Artigo 4.º, Ponto 4, dizem: "4 - Em caso de inoperacionalidade do programa de faturação, os sujeitos passivos referidos no n.º 1 devem emitir faturas ou documentos fiscalmente relevantes pré-impressos em tipografias autorizadas, os quais devem posteriormente ser recuperados para o programa." cps
  20. Last week
  21. paulogama

    Questão Legal

    Boas Gostava de saber a vossa opinião ou ajuda neste sentido. Um cliente que trabalha com um programa de facturação e existe um problema no programa ou no sistema operativo que impede de ser resolvido de imediato. Ele (Cliente) não tem que ter um plano B, tipo factura manualmente até que o problema possa ser resolvido? Obrigado
  22. StadaExp

    AT - questões legais

    Olá a todos, Estou muito confuso relativamente a faturas em PDF enviadas por via electrónica. O nosso software de faturação emite uma fatura normal e certificada tudo direitinho. No entanto não é possível personalizar nada na fatura em PDF para além do logo. A nossa empresa precisa de alguns campos e informação adicional na fatura referente a códigos pautais de exportação/importação. Podemos criar nós próprios o layout do PDF (utilizando toda a informação da fatura emitida pelo software certificado) e assinar com o certificado da empresa que a AT nos fornece? O certificado permite assinaturas digitais. O nosso contabilista diz que sim. O pessoal do software de faturação também diz que em princípio sim. A informação que encontramos online não esclarece e é confusa. Não queremos fazer nada incorreto. Obrigado por qualquer ajuda!
  23. Esta é uma conferência que acho que vão gostar. Um dia de programação, cheio de boas práticas e muito convívio. É gratuita e podem-se inscrever aqui: DevSummit 2019 Mais info sobre a Devsummit 2019: 🔜 #devsummit2019 📅 11 de outubro. 📍 Lagoas Park Hotel 👉 Mais info: DevSummit 2019 🔙 O DevSummit 2018 foi assim: 🎥 Vídeo 📲 Notícias
  24. Boa noite, Se é muito noob nestas coisas de faturação eu não te aconselho a usar um programa de faturação gratuito, ter suporte professional para mim é fundamental quando se trata de faturação. O melhor conselho que te posso dar é pede assistência ao produtor do software que estás a usar.
  25. Boa noite, Antes de mais agradeço antecipadamente qualquer ajuda que me possam dar. Tenho instalado o software de faturação Primavera Express V7.6 (gratuito). Como sou muito noob nestas coisas de faturação estou a ter muita dificuldade em extrair e lançar o ficheiro saft (o meu primeiro). Vou tentar explicar passo por passo qual o problema. 1- Extraio o saft selecionando o da Portaria 302/2016 https://uploaddeimagens.com.br/imagens/1-png-5f892190-d23e-48d2-b71a-4ed734b953a4 2- Seleciono Dados parciais (Faturação) https://uploaddeimagens.com.br/imagens/2-png-bab5664c-a58a-45b0-85bf-86375e363548 3- Escolho o período pretendido https://uploaddeimagens.com.br/imagens/3-png-7af2b01b-5fb1-45d2-a735-bd5af895ed0e 4- Aí aparece o primeiro erro, "A coluna TipoTaxa não existe na base de dados" https://uploaddeimagens.com.br/imagens/4-png-a9a75478-965c-4ee6-89ed-7aa68ae0428a independentemente deste erro, deixa-me avançar e cria o ficheiro saft. 5- Ao carregar o saft no site das finanças aparece o segundo erro, dando indicação do "erro: linha 302; coluna 19 XML document structures must start and end within the same entity" https://uploaddeimagens.com.br/imagens/5-png-f93839f7-6558-4250-8399-19730a772ae6 Já aconteceu o mesmo a alguém? Conseguem-me dar uma ajuda para desbloquear a situação? Obrigado.
  26. Viva, Todas as Software Houses, tem esse problema de X em X tempo quando um cliente tem instalações do mesmo software independentes/isoladas para o mesmo contribuinte. A primeira coisa (que já o deve ter feito) é PARAR de imediato a série de um dos locais (POS) e criar uma nova série específica para esse local (POS), distinta do outro. [Se quiser também pode parar nos dois - a tal série problemática - e de seguida abrir duas novas DISTINTAS em cada POS livre de erros : conforme achar melhor] A segunda coisa, salvo erro é contactar a AT, dizer que, são instalações independentes (isoladas), que o cliente (distribuidor) por lapso não teve o cuidado de criar séries distintas, só agora deram com o erro, já criaram uma nova série para evitar futuros duplicados e que solicitam informação /ajuda da parte deles para "aceitarem" os duplicados e/ou darem instruções do que fazer. Penso que respondem a dar solução (só não me recordo se acabam por aceitar [+provável], ou se pedem algo, ou se pedem uma declaração de que tal aconteceu e porque (escrever o que está acima)]. cps,
  27. Manuel de Brito

    Erro leitura cartão de cidadão

    Boa tarde, A mim também acontece o mesmo, mas reparei que em máquinas de 32 bits isso não acontece. Se compilar a minha aplicação como x64 o erro também não acontece infelizmente tenho que a compilar com x86 e é nessa altura que dá erro se a máquina for de 64bis
  28. Boa Tarde a todos, Tenho uma situação de faturas duplicadas no e-Fatura. Um cliente que tem dois POS independentes conseguiu usar a mesma serie ao mesmo tempo nos dois POS. Agora submeteu Saft´s e apercebeu-se que o E-fatura lhe dá documentos rejeitados duplicados. Alguém já teve uma situação destas? Que solução aplicaram? Obrigado
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