Ir para o conteúdo

Regras

  1. Registo e disposições gerais:
    1. Ao se registar na comunidade Portugal-a-Programar, o utilizador aceita cumprir as presentes regras.
    2. O utilizador pode discordar das acções do staff, e solicitar esclarecimentos, ou a tomada de medidas e/ou anulação de medidas tomadas. No entanto, quaisquer comentários à moderação deverão ser feitos por mensagem privada. As críticas feitas no quadro Sugestões, Críticas ou Dúvidas relativas ao P@P apenas deverão ser direccionadas ao fórum em si, e não a comentários sobre um ou vários moderadores. O staff poderá apagar mensagens ou bloquear tópicos que pretendam fazer comentários sobre a moderação.
    3. A melhor forma de ajudar a equipa de moderadores é recorrendo à ferramenta de Denunciar ao Moderador (de forma moderada). Esta ferramenta pode ser usada em qualquer circunstância descrita neste conjunto de regras, nas regras locais do respectivo quadro, ou nos termos de uso. Esta ferramenta é mesmo muito importante, não é só no desrespeito das regras que poderá ser usada, mas também em tudo aquilo que possa ajudar a equipa de moderadores a manter o bom funcionamento da comunidade. (e.g. tópicos no quadro errado).
  2. Tópicos e mensagens:
    1. Não será tolerado qualquer tipo de falta de respeito para com outro utilizador, o respeito deve ser mutuo e o nosso objectivo é manter a comunidade com um espirito agradável. Mensagens desta natureza poderão ser apagadas ou editadas sem qualquer aviso.
    2. Não é permitida a criação de tópicos ou colocação de mensagens a pedir que se façam trabalhos. Pedir ajuda é diferente de pedir trabalhos feitos. Em caso de incumprimento o staff pode bloquear, ou mesmo apagar, o tópico/mensagem.
    3. Sempre que copiar conteúdos, deverá indicar a fonte e respeitar os direitos de autor dos conteúdos. Caso contrário o mensagem poderá ser editada ou apagada.
    4. O título deve descrever a dúvida do utilizador, e nunca conter frases genéricas como “Please help meeeee…”, “dúvida urgentíssima”, “erro no código” ou similar. Em caso de incumprimento o staff pode editar o tópico, ou solicitar ao autor que o edite. Caso o autor do tópico não o edite, perante solicitação do moderador, ou em caso de reincidência, a mensagem poderá ser apagada ou o tópico bloqueado.
    5. As mensagens devem respeitar as regras da língua portuguesa. Tópicos com ‘k’ e ‘x’ não são agradáveis para a leitura dos utilizadores, muito menos sendo esta uma comunidade nacional. O uso de maiúsculas deve estar de acordo com as regras de português, devendo ser evitado o uso repetido de frases em maiúsculas. Recursos como cores de texto, negrito, tamanho da fonte ou smileys devem ser usados com moderação. Em caso de incumprimento o staff reserva-se no direito de editar a mensagem, ou solicitar ao autor que a edite. Caso o autor da mensagem não a edite, perante solicitação do moderador, ou em caso de reincidência, a mensagem poderá ser apagada ou o tópico bloqueado.
    6. Offtopics deverão ser evitados. Os offtopics poderão ser apagados pelo moderador sem necessidade de aviso para com o utilizador.
    7. Antes de abrir um tópico, o utilizador deverá certificar-se que a sua dúvida (ou mensagem) não foi já criada. Como tal, recomenda-se vivamente o uso da ferramenta de pesquisa. Tópico duplicados poderão ser bloqueados, apagados ou juntos com outros tópicos.
    8. O Portugal-a-Programar é um fórum de programação, e é sobretudo assuntos do âmbito da programação que se pretende discutir. Assim, o acesso ao quadro “Discussão Geral” é limitado. Os utilizadores têm o direito a criar tópicos neste quadro, dentro do limite do bom senso (1 a 2 tópicos por semana). A repetida violação desta regra pode levar a que as mensagens sejam bloqueadas ou apagadas, e a que o utilizador fique com mensagens moderadas ou sem acesso a este quadro.
  3. Assinaturas e avatares:
    As assinaturas não deverão ser excessivamente grandes pois isto compromete a legibilidade do fórum. A regra fundamental é o bom senso, no entanto deixamos algumas recomendações para a criação de assinaturas.
    1. A altura total da assinatura não deverá ultrapassar as 5 linhas.
    2. Os avatares não deverão exceder o tamanho de 150*150px.
    3. As assinaturas e avatars não deverão ter conteúdos susceptíveis de ofender outros utilizadores.
    4. O staff poderá alterar os avatars/assinaturas sempre que estas regras não forem respeitadas.
  4. Publicidade:
    1. Não é permitida publicidade por mensagem privada.
    2. Não é permitida publicidade em mensagens no fórum, excepto publicidade a eventos relacionados com programação/informática, quando colocados na secção correcta. Mensagens que não cumpram esta regra poderão ser editadas ou apagadas.
    3. Publicidade em assinaturas é permitida. Caso contenham qualquer tipo de referral, tal deverá estar explícito junto ao URL. O staff poderá editar assinaturas que não cumpram esta regra.
    4. A referência a sites com o intuito de ajudar (e.g. responder a uma dúvida) um utilizador não é considerada publicidade, desde que esta referência seja objectiva, isto é, deverão indicar o endereço directo para onde o utilizador deverá aceder para esclarecer a dúvida/problema.
×

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade