Ir para o conteúdo

Colocação de código em mensagens

O código colocado em mensagens deve ser sempre colocado usando a formatação apropriada, caso contrário o mesmo será difícil de ler (e podem mesmo haver partes do código removidas por serem interpretadas como formatação, e.g. [i] será removido por ser interpretado como uma tag BBCode).

Para colocar código em mensagens deverá então seguir estes passos:

  1. Clica-se no botão <> ("Código").
  2. Coloca-se o código na caixa de texto que aparece.
  3. Escolhe-se a linguagem de programação no canto inferior direito.

Em alternativa, pode-se também seguir estes passos:

  1. Escreve-se o código directamente na mensagem, e selecciona-se no fim.
  2. Clica-se no botão <> ("Código").

Fica a diferença sem formatação e com formatação:

if ( a > b ) {

printf( " a e maior que b !");

}

if ( a > b ) {
  printf( " a e maior que b !");
}

Colocação de imagens em mensagens

Para colocar uma imagem numa mensagem deverá primeiro alojar a imagem num serviço externo. Recomendamos a utilização do serviço Post Image, que permite alojar imagens facilmente, sem necessidade de registo, e sem risco das imagens serem removidas. Depois de alojar a imagem, deverá obter e copiar o URL directo para a imagem (Direct link).

No editor do fórum, deverá clicar no botão Inserir outra média e depois em Inserir imagem de URL. No janela que se abre deverá colocar o UR directo para a imagem que obteve anteriormente.

Nota: o uso de imagens deve ser limitado a conteúdos não textuais. Não deverá nunca usar imagens para colocar mensagens de error, código, ou similars. Copie directamente o texto nestes casos!

Denunciar conteúdo

Junto à generalidade dos conteúdos disponíveis na comunidade existe o link com o texto "Denunciar" (ou similar), que permite aos utilizadores enviar uma mensagem ao staff/moderadores a alertá-los para um determinado conteúdo. Para tal, basta clicarem no link, e indicarem a razão pela qual estão a denunciar o conteúdo.

Quando se deve fazer uma denúncia?

Existem vários casos possíveis. Aqui fica uma lista que abrange a grande maioria deles:

  • Mensagem/tópico contra as regras do fórum (e.g., ilegalidade, spam, offtopic, insultos, tamanho das imagem, qualidade da escrita);
  • Tópico colocado no quadro errado (evitar responder no tópico);
  • N mensagens consecutivas do mesmo utilizador (para fazer junção de mensagens);
  • Mensagens/tópicos duplicados;
  • Mensagens com conteúdos desactualizados (e que podem ser actualizados);
  • Links inválidos;
  • Assinatura fora das regras (e.g., dimensões da assinatura).

Notas Adicionais

  • Fazer reports não é ser "queixinhas", é sim ajudar no funcionamento do fórum e no trabalho dos moderadores;
  • O report não deve ser usado abusivamente, pois isso só dificulta a acção dos moderadores perante os casos que realmente necessitam de acção;
  • No caso de alguém denunciar um tópico onde, por exemplo, exista alguma discussão contra a sua pessoa, escusa de responder nesse mesmo tópico;
  • O texto da denúncia deve ser o mais claro possível;
  • Se houver mais do que uma mensagem para denunciar num mesmo tópico, basta fazer uma denúncia e aletar para o facto de haver mais mensagens a necessitar de intervenção;
  • Uma denúncia é uma sugestão, não uma ordem, e o staff pode ou não agir.

Notificações

Pode seguir quadros e tópicos, de modo a que seja notificado sempre que novos conteúdos sejam adicionados a esse quadro/tópico. Para seguir um tópico (quadro), clique no botão Seguir. Terá depois a oportunidade de escolher a frequência com que recebe as notificações. Existem vários tipos de notificações. Deverá escolher um entre os seguintes:

  • Instantaneamente - será notificado assim que um novo conteúdo for adicionado, usando o método especificado nas suas preferências.
  • Diariamente - receberá um resumos diários dos novos conteúdos.
  • Semanalmente - receberá um resumo semanal dos novos conteúdos.

Se desejar seguir automaticamente todos os tópicos em que participar, poderá fazê-lo em Preferências de Conta > Preferências de Notificação, seleccionando as opções Seguir automaticamente conteúdo que eu publico e/ou Seguir automaticamente conteúdo ao qual respondo.

Pode remover as subscrições a partir da página Gerir Conteúdo Seguido, ou na página do conteúdo subscrito, através do botão Deixar de seguir.