Jump to content

marcolopes

Member
  • Posts

    2,543
  • Joined

  • Last visited

marcolopes's Achievements

unsigned user

unsigned user (4/5)

  • 10 Years
  • 1 Year
  • Author Bronze
  • Author Silver
  • Voter Bronze

Recent Badges

709

Reputation

  1. Muito estranho! Porque o tipo definido em todas as versões do XSD é: <xs:simpleType name="SAFdecimalType"> <xs:restriction base="xs:decimal"> <xs:minInclusive value="0.00"/> </xs:restriction> </xs:simpleType> Que é exactamente o mesmo tipo definido nas estruturas SAFT, e que permite mais do que duas casas decimais... Para controlar o total de decimais, deveria existir uma declaração do tipo <xs:fractionDigits value=?/>
  2. A AT não tem "ignorado"... a AT sabe quem está em incumprimento, o já tinha dito que a qualquer momento poderia começar a aplicar COIMAS. Enquanto a AT não o fizer, haverão produtores de Software que deixam andar o barco ao sabor da maré...
  3. 1) "a partir de 1 de janeiro de 2025, a comunicação dos documentos de transporte à AT (Autoridade Tributária) sofrerá alterações." - O SOFTWARE sofrerá alterações, NÃO as exigências da AT! Isto tem a ver com o facto do Software ainda não estar preparado para comunicar o ATCUD nos documentos de transporte (o que já deveria estar pronto há muito muito tempo!) 2) "as séries dos documentos para o ano de 2025 devem ser comunicadas antes do final de 2024. O não cumprimento deste requisito poderá impedir a emissão de documentos." - Esta NÃO É uma exigência da AT, e é específica desse "software", que exige tal coisa, ou pelo menos tenta incutir "medo" nos clientes para comunicarem as SÉRIES em 2024! Tal NÃO FAZ qualquer sentido, pois em qualquer altura o cliente pode ter necessidade de criar séries... Parece-me apenas uma forma de pressionar os clientes a comunicarem tudo em 2024 por forma a não terem de lidar com "problemas" em 2025... Um sistema devidamente "automatizado" (ex: que comunique as séries no momento em que são utilizadas a PRIMEIRA vez) seria muito mais eficiente, mas cada um sabe de si!
  4. Não vi a menção gratuito no teu post... Aliás, se o objectivo fosse ser gratuito, o estado teria de se responsabilizar pelo custo! Não é o caso... o estado colocou à disposição uma solução arcaica para dar um rebuçado a quem mais precisa. O cumprimento da lei não está dependente do serviço SAFE do estado...
  5. O SAFE não é a única forma que existe para assinar documentos de facturação de acordo com a Lei actual... É normal existirem falhas... estamos dependentes de muitas infraestruturas, e basta uma falhar para o sistema colapsar parcialmente.
  6. Desculpa, mas isso nunca aconteceu legalmente. Eu faco-o e sempre o defendi, mas nunca teve validade legal. Os PDF eram assinados com um certificado qualificado emitido em nome da EMPRESA, e assim podeiam continhar, não fosse a UE e as novas leis parvas terem introduzido a obrigação de apostar um SELO TEMPORAL. Daí a necessidade da assinatura ser feita por uma entidade credenciada e em TEMPO REAL. Isso é que esteagou a simplicidade e custo acessível do sistema!!! Anyway, para garantir a AUTENTICIDADE E NÃO ADULTERAÇÃO, volto a dizer, como sempre disse, a assinatura com o certificado do PRODUTOR do Software deveria ser obrigatória! Mas não!! Passamos de um sistema de assinatura com o certificado comprado pelas empresas, para um sistema em que qualquer PDF pode ser adulterado!!!! É uma palhaçada...
  7. https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/77364-at-questões-legais/page/337/#comment-633587
  8. Mais do que um exemplo, convém LER a documentação, e entender as regras!! Mostrar um "resultado" sem entender as implicações, pode ser também receita para o desastre... Já vi muitas mensagens de referencias erradas ao que é o ATCUD, como é construido, ETC... Esta "dúvida" faz-me "suspeitar que o próprio ATCUD pode estar a ser incorrectamente gerado no próprio DOCUMENTO!!!
  9. Mas porque é que vocês estão a discutir isto? Porque não consultam a informação / documentos técnicos da AT? Serviço de comunicação de DOCUMENTOS de TRANSPORTE! REGRAS do ATCUD! O ATCUD tem de ser do conhecimento do DOCUMENTO (uma vez que tem de ser "impresso"!) O serviço de DOCUMENTOS de TRANSPORTE requer que seja comunicado ESSE mesmo ATCUD! Nem vale a pena reinventar a roda... se a sua construção já está no "modelo" do documento (em código) basta aceder a esse "método" que estará definido algures! (a forma correcta, quanto a mim). Na pior das hipóteses, replicar esse código fonte (o que eu acho uma falha grave no desenvolvimento, porque no futuro é meio caminho andado para introduzir problemas)
  10. INFORMAÇÃO ASSOFT A Autoridade Tributária é Aduaneira (AT) vai começar a notificar as entidades que procedem à emissão de documentos de faturação sobre a existência de erros relacionados com as séries, ATCUD e QRCode, nos casos em que isso efetivamente acontece. É, por conseguinte, razoável levar em consideração que alguns fabricantes de software venham a ser confrontados com este tipo de problemas, não obstante de poderem existir casos em que os erros tenham origem em software desatualizado ou a implementações deficientes por via dos seus parceiros. Não sabemos ainda se será executada em paralelo, mas a AT também tenciona notificar os emitentes de documentos de transporte para a existência de erros semelhantes aos descritos em cima, com destaque para a inexistência do elemento ATCUD no modelo de dados de comunicação por Webservice. Nesse sentido, somos em crer que é prudente aos fabricantes de software de faturação revisitarem o estado do desenvolvimento dos seus serviços, preparando-se, nos caos em que isso se justificar, para um aumento dos pedidos de suporte.
  11. Estou a obter um "Received fatal alert: handshake_failure" (Java) em "todos" os webservices (séries documentais, documentos e documentos de transporte) Todos os certificados estão válidos... ChavePublicaAT.jks (234 days) TesteWebservices.pfx (96 days)
  12. Se o orçamento já foi aprovado, sim... Mas é melhor consultar o documento "final" 😄
  13. "Habemus" CIUS-PT & ESPAP 😄 (o resto são "tretas")
  14. Até informação em contrário (e embora tenhamos implementada a versão 2_01), continuamos a exportar a versão 1_02 (que não contém o campo ClosingStockValue, como tal, o problema não se coloca...)
  15. Como assim "PDFs com a estrutura que a AT determina"?
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.