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  1. Não sou expert, mas, segundo o que percebi, assinar tem de ser feito com um certificado normal, mas reconhecido pela União Europeia (daí ser qualificado). Este certificado pode ser um ficheiro, geralmente ou está na cloud ou dão uma pen ou um cartão com esse certificado. Com este certificado (normalmente) assina-se um hash de um documento. Outra coisa completamente diferente são os selos temporais. Os selos temporais apenas podem ser feitos remotamente, num servidor reconhecido (a hora é verificada pela união europeia). Para usar um serviço destes temos que enviar a hash do documento e o
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  2. Vou vender o peixe ao mesmo preço que me venderam, Se usar a PEN ou o SMARTCARD o utilizador tem que introduzir a password por cada documento (não existe forma de ultrapassar isto para ser automático), logo isto não tem aplicabilidade prática para a maioria das empresas. Existe 2 outras formas, ambas implica contactar a empresa certificadora. (acho que é este o termo) Opção A - Com os dados de autenticação solicitar um TOKEN e depois assinar o PDF Opção B - Enviar o PDF e o email do destinatário, a empresa assina e envia. Esta opção ainda tem a Sub-Opção de se poder guardar
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