Jump to content

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 03/18/2021 in all areas

  1. Obrigado a todos, se o objetivo e colaborar eu estou aqui para isso para aprender e dar ideias e participar. Embora a minha reputação seja miserável Perdi muito tempo neste tópico, nem sempre o que se diz corresponde a realidade, mas com o tempo aprendesse a filtrar. Respostas (vê se expliquei tudo se não volta a carga) 1- Pode ser o SELO ELETRONICO, mas eu uso os gerais (também, remotos, e optei por remotos para não teres uma PEN ou um SMARTSCARD) que permitem também assinar documentos. Por isso é que gosto mais desta solução. fiz testes com eles e alem de pdf tambem assino XML, não vá o diabo se lembrar.... como eu tenho vários clientes que usam isso eu negoceio pós-pago, mas sim pago por assinatura e pagos o certificado propriamente dito. Acho que inclui 200 assinaturas... ou qq coisa assim. 2- Basicamente tu envias o PDF, dizes o mail e eles enviam o mail ao cliente. Podes configurar um conjunto de tretas nesse mail. O que faço é vai e vem. e depois ou assemelho no: <cac:AdditionalDocumentReference> <cbc:ID schemeID="AAA">1</cbc:ID> <cbc:DocumentTypeCode>130</cbc:DocumentTypeCode> <cbc:DocumentDescription>ATTACHMENT</cbc:DocumentDescription> <cac:Attachment> <cbc:EmbeddedDocumentBinaryObject mimeCode="application/pdf" filename="FT_021495A.pdf">JVBERi0xLjcgCiXi48/TIAoxIDAgb2JqIAo8PCAKL1R5cGUgL0NhdGFsb2cgCi9QYWdlcyAyIDAgUiAKL1BhZ2VN CIUS e despacho, ou meto no mail e consegues configurar um mail e o software trata de enviar o mail. Já valei isso no link de validação do CIUS e esta impec. O XAdES e o mesma coisa mas para XML. Ora bem sabes que tens que armazenar as faturas 15 anos, eles fazem isso por ti. Eu acho que já disse, mas no meu caso a faturação é um pequena parte do software que produzo (naõ sou concorrência para ninguém 😃 ), como já tenho que guardar imagens, ou ficheiros do processo que se baseia a minha app tb posso guardar a pdf. Depois tenho uma mecanismos de backup que me recolher e indexa isso tudo num backup. Por isso é que sistema de envia e armazenamento deles não me interessa, mas não digo que não seja interessante. NOTE-SE QUE TUDO ISTO é relativo à FACTURA ELECTRÓNICA (e não à FE-AP) CERTISSIMO isto só surgiu porque para responder ao @davdew05, e porque se pode considerar dentro do assunto pela fatura eletrónica ir dentro do CIUS-PT.
    4 points
  2. Vamos lá ver uma coisa, os novos certificados qualificados de selo eletrónico, atenção qualificados de selo eletrónico, os tais que são os únicos validos a partir de JUN ou JUL deste ano tens de ter obrigatoriamente um token. É uma cagada mas é assim. Eu tenho por exemplo para a empresa um certificado que comprei num ficheiro simples. Quando preciso assino com esse certificado e pronto, não dou cavaco a ninguém. O problema é quando tens o conceito de certificado qualificado de selo eletrónico, os tais novos que necessitas de um token. Como pode ser esse token ? Pode ser: uma pen, um smartcard ou ele (certificado) estar remoto. A parte selo eletrónico valida-te o timestamp! como ? Se for remoto é a entidade é que faz (resolvido), se for uma pen um smarcard, é um software que lá está (foi peixe que me venderam), mas que ele valida a data de qq maneira, isso valida. O cartão de cidadão contém um certificado Qualificado (alias 2, um para autenticação e outro para assinatura digital qualificada) . Imagina, tens um pdf pegas no cartão de cidadão, assinas o pdf, mas altera-te a data do pc para o ano passado, vai ver a data da assinatura ? é a do ano passado, alias, acho que a parte da assinatura diz que a data foi local ao pc ou qualquer coisa. (DIZ: Signing time is from the cloxk on the signer's cumputer) garantias de data: nenhum! Pega num certificado qualificado com selo eletrónico e faz a mesma coisa. vais ver a data da assinatura. (no certificado diz: The signatura includes an embedded timastamp). tas a ver é bem diferente. Vamos para multicert (ou para outro 3party qq que faça a mesma coisa): tu tens dois tipos certificados com selos eletrónicos, um genérico, onde assinas faturas ou atas de reuniões de administração, assinas propostas, assinas tudo o que possas pensar, ou tens certificados qualificados com selos eletrónicos exclusivos para fatura. São diferentes acho que sim (mas só acho!, não tenho a certeza). Sobre a FE-AP, eu tenho interligado com a ilink para envio, ou seja faço o XML, como já disse, meto o pdf da fatura lá dentro, por RestAPI aqui vai disto. muito simples, eu já divulguei o código em c# para isso. Os tipos da SAPHETY porque é a única que a ilink não fala, porque eles não permitem. Não devia ser assim, não, mas é como é. Alem de que o @desconfiado foi top e forneceu o código em c#. Eu ainda não os contatei (saphety), mas espero faze-lo em breve, assim que terminar aqui um conjunto de outros trabalhos... Ok ? Editado: Informação do certificado: Cartão de Cidadão: "This is a Qualified Electronic Signature according to EA Regulation 910/2014" Certificado Qualificado com selo eletrónico: "This is a Qualifed Eletronic Seal according to EA Regulation 910/2014" com a dita "The signatura includes an embedded timastamp"
    2 points
  3. public class ExternalEmptySignatureContainer : IExternalSignatureContainer { public void ModifySigningDictionary(PdfDictionary signDic) { signDic.Put(PdfName.Filter, PdfName.Adobe_PPKLite); signDic.Put(PdfName.SubFilter, PdfName.Adbe_pkcs7_detached); } public byte[] Sign(Stream data) { // Store the data to sign and return an empty array Data = DigestAlgorithms.Digest(data, DigestAlgorithms.SHA256); return new byte[0]; } public byte[] Data; } No metodo sign tens de adicionar aqui o prefixo de bytes que ama indica na documentação.
    1 point
  4. Eu já estive a fazer uns testes com isso porque realmente parece-me uma boa ideia centralizar os serviços e o preço também me parece atrativo. Entretanto parei e dei prioridade ao assunto FE-AP mas aqui fica o código para download do PDF do serviço da Saphety. Suponho que a tua dificuldade estará em "retirar" o PDF da resposta obtida do serviço. private void GetPDF() { var resp = AS2Helpers.AS2Saphety.GetPDF(token, null, null, ID); if (!resp == System.Net.HttpStatusCode.OK) return; txtResposta.Text = AS2Helpers.AS2Saphety.responseText; var resposta = JObject.Parse(txtResposta.Text); if (Convert.ToBoolean(resposta("IsValid")) == true) { try { var erros = JObject.Parse(resposta("Errors")); MsgBox(erros.ToString()); } catch (Exception ex) { } var data = resposta("Data"); string docLink = ""; foreach (var file in data) { if (file("FormatType") == "pdf") docLink = file("DocumentLink"); } if ((!string.IsNullOrEmpty(docLink))) { SaveFileDialog ofDialog = new SaveFileDialog(); ofDialog.DefaultExt() = "*.pdf"; DialogResult result = ofDialog.ShowDialog(); if (result == Windows.Forms.DialogResult.OK) { System.Net.WebClient WC = new System.Net.WebClient(); WC.DownloadFile(docLink, ofDialog.FileName); } } } }
    1 point
  5. Certo, manda-me um pm que eu mando-te a class, agora não consigo. Quando a preços, fica por volta dos 0,1 € por documentos assinado, mas isso pode variar com muitos fatores.
    1 point
  6. Boas, é isso mesmo, primeiro era em JAN/21 depois, ABR/21 agora JUL/21. Mas são faturas eletrónicas com selo eletrónico. nada tem a ver com FE-AP. Chama-se Certificado Qualificado com Selo Eletrónico. Este sim é o nome pomposo !!! Eu tenho clientes que literalmente "cagaram" para os brokers, e enviam o CIUS por mail para a entidade do estado e muitos aceitam. Mas dentro do CIUS PT envio no campo attach... não me lembro agora o nome do campo, um PDF assinado digitalmente em base64. Ou seja é exatamente isso que tu queres, é o PDF assinado com a nova norma europeia. Como eu faço isso: simples, tens varios operadorem em PT, eu uso a multicert, gero um PDF, saco a HASH envio para a multicert via RestAPI eles devolvem outra HASH, espeto com ela dentro do PDF e está assinado com certificado qualificado e selo eletrónico. O selo eletrónico indica que houve uma entidade certificada (e podes procurar no site da UE quais são), que assinou digitalmente aquele documento (tipicamente fatura, mas podem ser outros documentos) a data e hora UTC. Não é como assinar com o cartão de cidadão que trocas a data do pc para o ano passado e está tudo bem... O selo tem a garantia de data e hora. O processo de assinatura é simples, é tipo broker cius-pt, envias login e pass, recebes um token, envias o token e chave e recebes a contrachave.. simplório. Tenho isso em c# para a multicert. Alias na altura quando falei com eles, eu pedi o código,, tinha logica estou a usar um serviço deles (é verdade, pagas por assinatura claro!) em net e não tinham, mas mandaram-me o swagger e foi simples. Se precisares de mais ajuda diz. Se o povo não se ajudar uns aos outros estamos todos loucos qq dia...
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.