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  1. Sim, é isso que eu percebi. Os nossos clientes, além de nos pagarem para fazermos a ligação do nosso software ao sistema da Saphety (ninguem vai fazer isso de borla), ainda lhes vão ter de lhes pagar, no mínimo, esse valor mensal. Acho que muitos deles não têm rentabilidade para isso, nomeadamente, padarias, etc. Por este andar, muitos refeitórios de escolas vão ficar sem pão.
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  2. Por curiosidade, alguém aqui está a pensar implementar o SAFE (cartão do cidadão) como forma de possibilitar assinatura digital? Temos recebido algumas propostas para parcerias para oferecer serviços de assinatura em bulk, ou venda de certificados qualificados (que são CARÍSSIMOS!) Um software com a implementação SAFE seria uma mais valia enorme! https://www.autenticacao.gov.pt/serviço-de-assinatura-de-faturas-eletrónicas-safe-
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  3. Eu diria que é suficiente a colocação da assinatura eletrónica qualificada e a existência de um contrato escrito de aceitação por parte do cliente e que mencione o email para onde são enviadas. Pelo menos, parece-me ser assim que "as grandes" estão a fazer, leia-se EDP, PT, VODAFONE, VIA VERDE, etc..., aceitas a fatura eletrónica e ela passa a chegar assinada por email. Por enquanto, pelo menos até ao fim do mês de Junho, os PDFs sem assinatura equivalem para todos os efeitos legais (fiscais) a faturas eletrónicas. Ver DESPACHO N.º 72/2021-XXII do SEAAF. Por mim, podia ser para sempre e, se tivessem dúvidas da veracidade, fossem consultar o e-Fatura. Por assinatura eletrónica qualificada, entende-se assinatura da empresa emissora que tem de ser comprada. Pode ainda ser usada a assinatura do Gerente com poderes e para o efeito, procura Serviço de Assinatura de Faturas Eletrónicas (SAFE) (autenticacao.gov.pt) que é gratuito para uma empresa durante 2 anos, mas pago 20 Euros cada 2anos para os anos seguintes ou se for para mais que uma empresa. Legalmente, a fatura sem papel (PDF sem assinatura), fora da atual situação de pandemia, só pode ser emitida a consumidores finais (não serve para colocar em despesas das empresas, deduzir IVA, etc.) e cada emitente tem de aderir no portal das finanças, no e-Balcão.
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