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  1. Today
  2. Rúben Periquito Developer

    Como criar jogos?

    quais são as diferenças entre game developer e game designer? é tal como web developer e web designer?
  3. Yesterday
  4. Sol

    Classes Combinadas

    Ola! Não estou a ter um bug no programa. Realmente nao fui clara. Eu criei a classe Sistema. Preciso de no main.cpp, chamar o metodo Gauss() que pertence a classe Sistema de forma a fazer os calculos com a matriz AB que é inserida pelo usuario. A matriz AB, é um objeto do tipo Matriz. Eu nao posso fazer coisas do tipo: AB.gauss(). Preciso chamar o metodo Gauss passando AB como parametro. Não sei como fazer isso. Tambem tentei criar um objeto do tipo Sistema, ex: Sistema Y. E tentei coisas do tipo: Y=AB e daí fazer Y.gauss(). Porem ao igualar os dois objetos da erro. Nao verdade o programa nao bugou ainda, fui eu.
  5. M6

    Como criar jogos?

    Não precisas de um curso, podes aprender o que necessitar em livros, tutorias, videos, etc.. A grande vantagem dos cursos é que - tipicamente - aprendes mais num espaço de tempo mais curso uma vez que tens os conteúdos já preparados e estruturados e tens o apoio de quem dá o curso para tirar dúvida e dar esclarecimentos.
  6. bruno21

    Jogo de tabuleiro com listas ligadas

    Boas, tenho uma jogo de tabuleiro para implementar, e querem que implemente com listas ligadas, o jogo é o yote. Eu sem as listas ligadas consigo programar bem, agora com as listas ligadas não sei como proceder na implementação para controlar as casas do tabuleiro. Se me conseguirem ajudar fico muito grato!
  7. Rúben Periquito Developer

    final finalissímo

    cheguei ao trabalho final do curso, agora pede o seguinte: " Neste projeto final de PHP e MySQL vamos criar uma loja online (livraria) onde o visitante poderá comprar e seleccionar livros. Para entrar na loja ou comprar livros o user terá de se registar e depois fazer login com as suas credenciais. Após entrar poderá pesquisar todos os livros existentes por secção/tipo, por preço, e outros filtros. Depois de escolher os livros que quer comprar o visitante poderá incluir todos os livros no seu carrinho de compras (shopping cart). Após criação do front-end para visitante poder comprar livros, iremos criar tambem um painel de administrador para a loja de modo ao dono da loja poder inserir, apagar ou actualizar livros existentes na loja e os seus preços ou categorias. Requisitos Front-End: Os seguintes requisitos Front-End serão necessários para aprovar este projeto: ● Front-End deve estar feito com a framework Bootstrap de modo a ser responsivo ● Deverá ser incluido na homepage um Slider de JavaScript (igual do projeto javascript) ● Para o visitante o site deverá ter as seguintes secções/páginas: homepage, register, contact, about us e view cart. Requisitos Back-End: ● Criação de Base de dados em MySQL ● Tabelas em MySql de users, preços, categorias, titulo do livro, descrição do livro, etc… ● Para o Admin o site deverá ter as seguintes seccções/páginas: category, sub-category, books, contact, logout. O Visitante (user que pode comprar os livros no site) terá de ter as seguintes features: ● User Registration ● User Login ● Check the details about us ● Contact to Admin ● Search Book ● Add to Cart book ● Payment at delivery O Admin (user que controla e administra o site) terá de ter as seguintes features: ● Add/update/Delete Categories ● Add/update/Delete Sub Categories ● Add/update/Delete Books Records ● Check the existing users ● Check the Book orders from different users NOTA: o projeto deverá ser feito de raiz com código próprio do estudante. Qualquer código copiado será penalizado na avaliação final do projeto." qualquer ajuda ou crítica contrutiva é bem vinda
  8. Rúben Periquito Developer

    Como criar jogos?

    preciso de curso para aprender web development? se sim qual? se não, posso aprender no youtube?
  9. M6

    Como criar jogos?

    Costumo dizer "cada macaco no seu galho". Longe vão os tempos em que um programador fazia tudo. A propósito disso, deixo aqui um pequeno documentário que ilustra os desafios do que é fazer um jogo sozinho: https://www.youtube.com/watch?v=sw0VfmXKq54&fbclid=IwAR20cdi1fVN9TYumiTALF_IXLf32raqT33UOBQm1q3Yzg_eqQ0pky43lQTE Se tiveres competência em todas as áreas, podes fazer tudo sozinho, caso contrário é melhor arranjares alguém o que está a fazer. Por exemplo, no meu caso, se tivesse de fazer a arte de um jogo iria contratar uma pessoa para o fazer ou então adquirir arte para jogos num dos vários sites dedicados a isso. Mesmo que soubesse como fazer tudo, é necessário ter em conta o tempo que vai ser necessário quando se tem de fazer tudo. Conselho-te mesmo a aprenderes sobre desenvolvimento de jogos para compreenderes o que é necessário fazer e como o fazer.
  10. albertosilva

    Utilizar Webservices da AT

    Como indicado em mensagem anterior, nós e outro produtor começámos a ter queixas dos clientes no dia 26, a meio do dia. Em ambos os casos foi necessário atualizar o mesmo componente de terceiros para uma versão mais recente, e especificar que os protocolos negociáveis na comunicação eram TLS 1.0, 1.1 e 1.2, deixando SSL de fora.Como não sei do que depende o tal componente de terceiros, SecureBlackBox, não sei se o que originou o problema no caso do componente deles se pode afetar outros componentes em outras plataformas.
  11. Boa tarde, Acho que estamos tendo o mesmo problema, ao enviar as guias de circulação. Ao estabelecer a conexão https nos disse: Could not validate certificate: current time: Mon Jun 01 11:44:42 GMT 2020, expiration time: Sat May 30 10:48:38 GMT 2020 Abrimos una questão en e-balcao do Postal das Finanzas, mas ainda não temos resposta.
  12. Rúben Periquito Developer

    Como criar jogos?

    um web developer conseguirá fazer isso? a formatação do boneco (visual, etc...) será com um web designer ou com um designer gráfico?
  13. Rúben Periquito Developer

    web developer futuro

    eu entrei em web development com o intuito de poder ser algo lucrativo a longo-prazo (creio que muitos têm esse intuito)... mas ultimamente estou a ver que poderá ser complicado isso porque seria dificil alguma empresa maior me contratar embora eu tenha o certificado profissional... mesmo sem eu ser contratado eu poderia criar algo lucrativo sozinho? no futuro não tinha problemas de abrir uma empresa e ter mais trabalhadores caso isso fosse mesmo lucrativo... lembrei-me de criar uma rede-social (do tipo do facebook) o fundador do faccebook é uma das pessoas mais ricas do mundo e sei que ele começou pequeno, não começou com a empresa daquele tamanho OBVIAMENTE
  14. M6

    Como criar jogos?

    O click é apenas uma forma do utilizador interagir com o ambiente. Há outras formas, como por exemplo, arrastando um objeto. O jogo, seja num browser ou não, não tem de depender apenas de um click, podem estar a acontecer eventos em background para os quais o utilizador não contribuiu com nada. Por exemplo, a movimentação de uma unidade inimiga controlada pelo computador num jogo de guerra. Tudo isso é feito com programação, por isso, com programação, consegues fazer isso.
  15. Rúben Periquito Developer

    Como criar jogos?

    um jogo do brownser depende de cliques (travian e tribal wars) e com programação não consigo fazer nada? ainda quero me formar também como web designer
  16. tiagojfpais

    Utilizar Webservices da AT

    Boa Tarde! Comigo passa-se a mesma situação! Nada alterado e nem o de testes, nem o de produção respondem... Uso o PHP SoapClient e em ambos retorna sempre: faultcode: "HTTP" | faultstring: "Could not connect to host" (isto até parece erro de untrusted certificates... mas pelo menos o de produção deveria funcionar porque o meu certificado só expira em 2021 e a chave cifra publica AT ainda está válida até 23/07/2020...) ... sei que no dia 25/05/2020 estava a operar normalmente... mas hoje um cliente tentou comunicar e começou a reportar isso...
  17. Houve comentários aqui sobre falhas de validação do certificado: https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/57734-utilizar-webservices-da-at/?do=findComment&comment=618287
  18. albertosilva

    Utilizar Webservices da AT

    Lamento não poder ajudar, não sei como em PHP possam fazer troubleshoot a essa situação.
  19. quando faço o $result = $client->__doRequest($str,$soapAction,"envioDocumentoTransporte",2,0); o conteúdo do $result é NADA mesmo @albertosilva
  20. albertosilva

    Utilizar Webservices da AT

    Qual o status code da resposta, 200?
  21. O código mantém-se intacto desde a última alteração (Março) @albertosilva A questão é mesmo essa, não estou a obter qualquer tipo de resposta da AT, o resultado vem em branco, sem nada.
  22. albertosilva

    Utilizar Webservices da AT

    Essa é a história das nossas vidas! Sem dizer que tipo de erro está a obter, se erros mais genéricos ou mais específicos de entre os que a AT devolve na comunicação será difícil obter ajuda concreta para o seu caso.
  23. Boa tarde a todos Desde uns dias para trás, não tenho conseguido retomar qualquer resposta da parte da AT na comunicação do webservice, seja em testes ou produção, seja faturas ou documentos de transporte. Do que confirmei, os certificados estão válidos, alguém faz ideia do que possa ser? Faço a comunicação via PHP + SOAP, e não houve qualquer alteração de código do meu lado.
  24. Bom dia Ao comunicar uma guia de remessa via curl, passei a obter o seguinte erro, desde o final da semana passada, apesar dos certificados estarem validos. Alguém teve esta dificuldade? Obrigado.
  25. M6

    Classes Combinadas

    Qual é o teu bug? O que é que dá e o que devia dar? Tens de ser claro e concreto nas dúvidas que colocas.
  26. Sol

    Classes Combinadas

    Ola! Preciso de ajuda com meu programa. Por favor! Tenho 3 Classes: Complexo: que faz operações entre números complexos, Matriz: cria matriz de complexos e faz operações entre matrizes Por ultimo, criei a Classe sistema que possui métodos para calcular a resolução de um sistema linear pelo método iterativo de Gauss, sendo os elementos da Matriz (Sistema) todos complexos. Até ai ok. O meu bug esta a ser em manipular as coisas no Main.cpp Preciso: primeiro verificar convergencia(), depois se convergir faço o calculo pelo metodo Gauss(). Por ultimo exibir a solução dada pelo metodo resultados(). Com duas classes fui até bem. Com tres já estou a misturar as coisas. Main.cpp #define _CRT_SECURE_NO_WARNINGS #include<stdio.h> #include"Complexo.h" #include"Matriz.h" #include"Sistema.h" `insira o código aqui`int main() { Matriz AB,X; Sistema Y; AB.lerMatriz(); AB.escreverMatriz(); Y = AB; // verificar convergencia da matriz A if (Y.convergencia()) { printf("\nSistema pode ser calculado pelo metodo iterativo de Gauss-Siedel\n"); } // se convergencia ok calcular gauss } Complexo.h #pragma once class Complexo { private: float re, im; public: Complexo(); // Construtor cria um número nulo Complexo(float r, float i); void atribuir(float r, float i); void lerComplexo(); // ler complexo do teclado void imprimir(); // escrever complexo para o monitor float real() { return re; } // devolve coeficiente real float imaginario() { return im; } // devolve coeficiente imaginário float modulo(); // devolve módulo do número float argumento(); // devolve argumento do número Complexo conjugado(); // devolve o conjugado do número Complexo simetrico(); // devolve o simétrico do número Complexo potencia(float exp); // devolve potência do número // operações entre 2 complexos Complexo operator +(const Complexo& c); // adição Complexo operator -(const Complexo& c); // subtração Complexo operator *(const Complexo& c); // multiplicação Complexo operator /(const Complexo& c); // divisão // operações entre um complexo (operador da esquerda) e um real (operador da // direita) Complexo operator *(float f); Complexo operator /(float f); }; Complexo.cpp #define _CRT_SECURE_NO_WARNINGS #include "Complexo.h" #include<stdio.h> #include<math.h> Complexo::Complexo() { re = 0; im = 0; } Complexo::Complexo(float r, float i) { re = r; im = i; } void Complexo::atribuir(float r, float i) { float novo_re = r; float novo_im = i; } void Complexo::lerComplexo() { printf("Parte real:"); scanf("%f", &re); printf("\n"); printf("Parte imaginaria:"); scanf("%f", &im); printf("\n"); } void Complexo::imprimir() // escrever complexo para o monitor { printf("%.1f +%.1fi\t", re, im); } float Complexo::modulo() // devolve módulo do número { float m; m = float(sqrt(pow(re, 2) + pow(im, 2))); return m; } float Complexo::argumento() // devolve argumento do número { float arg; arg = float(atan2(im, re)); return arg; } Complexo Complexo::conjugado() // devolve o conjugado do número { Complexo c; c.re = re; c.im = -im; return c; } Complexo Complexo::simetrico() // devolve o simétrico do numero { Complexo s; s.re = re * (-1); s.im = im * (-1); return s; } Complexo Complexo::potencia(float exp) // devolve potência do número { Complexo p; float mod; mod = float(pow(modulo(), exp)); p.re = float(mod * cos(exp * argumento())); p.im =float( mod * sin(exp * argumento())); return p; } // operações entre 2 complexos Complexo Complexo::operator +(const Complexo& c) // adição { Complexo res; res.re = re + c.re; res.im = im + c.im; return res; } Complexo Complexo::operator -(const Complexo& c) // subtração { Complexo res; res.re = re - c.re; res.im = im - c.im; return res; } Complexo Complexo::operator *(const Complexo& c) // multiplicação { Complexo res; res.re = re * c.re - im * c.im; res.im = re * c.im + im * c.re; return res; } Complexo Complexo::operator /(const Complexo& c) // divisão { Complexo num, den, res; num = Complexo(re, im); den = c; num = *this * den.conjugado(); den = den * den.conjugado(); return Complexo(num.re / den.re, num.im / den.re); } // operações entre um complexo (operador da esquerda) e um real (operador da // direita) Complexo Complexo::operator *(float f) { Complexo res; res.re = re * f; res.im = im * f; return res; } Complexo Complexo::operator /(float f) { Complexo res; res.re = re / f; res.im = im / f; return res; } Matriz.h #pragma once #include "complexo.h" class Matriz { friend class Sistema; private: Complexo** elems; // elementos da matriz int nlin, ncol; // número de linhas e colunas public: void inicia(); // função para iniciar matriz void delete_matriz(); // função para apagar matriz Matriz(); //um construtor por omissão(a ordem da matriz é definida posteriormente) Matriz(int lin, int col); //um construtor que recebe a ordem da matriz e cria uma matriz com elementos a zero Matriz(const Matriz& m2); //um construtor por cópia ~Matriz(); // Um destrutor para eliminar os dados dinâmicos da classe void lerMatriz(); void escreverMatriz(); bool podeSomar(const Matriz& m2); bool podeMultiplicar(const Matriz& m2); Matriz& operator=(const Matriz& m2); Matriz operator+(const Matriz& m2); Matriz operator*(const Matriz& m2); }; Matriz.cpp #define _CRT_SECURE_NO_WARNINGS #include <stdlib.h> #include <stdio.h> #include <string.h> #include <math.h> #include "Matriz.h" #include"Sistema.h" void Matriz::inicia() { elems = new Complexo * [nlin]; for (int i = 0; i < nlin; i++) { elems[i] = new Complexo[ncol]; } } void Matriz::delete_matriz() { for (int i = 0; i < nlin; i++) { delete[] elems[i]; } delete[] elems; } Matriz::Matriz() //um construtor por omissão(a ordem da matriz é definida posteriormente) { nlin = 1; ncol = 1; inicia(); } Matriz::Matriz(int lin, int col) //um construtor que recebe a ordem da matriz e cria uma matriz com elementos a zero { delete_matriz(); nlin = lin; ncol = col; inicia(); } Matriz::Matriz(const Matriz& m2) //um construtor por cópia { nlin = m2.nlin; ncol = m2.ncol; inicia(); for (int i = 0; i < nlin; i++) for (int j = 0; j < ncol; j++) elems[i][j] = m2.elems[i][j]; } Matriz::~Matriz() // Um destrutor para eliminar os dados dinâmicos da classe { delete_matriz(); } void Matriz::lerMatriz() { delete_matriz(); printf("Digite a ordem da Matriz Aumentada. Numero de linha e numero de colunas respectivamente\n\n"); printf("OBS: O numero de linhas da matriz aumentada corresponde ao numero de esquacoes do sistema\n"); printf("O numero de colunas = numero de linhas +1\n"); scanf("%d %d", &nlin, &ncol); inicia(); for (int i = 0; i < nlin; i++) { for (int j = 0; j < ncol; j++) { printf("\nDigite a posicao %dx%d da Matriz AB\n", i + 1, j + 1); elems[i][j].lerComplexo(); } } } void Matriz::escreverMatriz() { printf("\n"); for (int i = 0; i < nlin; i++) { for (int j = 0; j < ncol; j++) { elems[i][j].imprimir(); } printf("\n"); } } bool Matriz::podeSomar(const Matriz& m2) { return (nlin == m2.nlin && ncol == m2.ncol); } bool Matriz::podeMultiplicar(const Matriz& m2) { return (ncol == m2.nlin); } Matriz& Matriz::operator = (const Matriz& m2)// Operador Igual { delete_matriz(); nlin = m2.nlin; ncol = m2.ncol; inicia(); for (int i = 0; i < nlin; i++) { for (int j = 0; j < ncol; j++) { elems[i][j] = m2.elems[i][j]; } } return *this; } Matriz Matriz::operator + (const Matriz& m2) { Matriz mat(nlin, ncol); for (int i = 0; i < nlin; i++) { for (int j = 0; j < ncol; j++) { mat.elems[i][j] = elems[i][j] + m2.elems[i][j]; } } return mat; } Matriz Matriz::operator*(const Matriz& m2) { Matriz mat(nlin, m2.ncol); for (int i = 0; i < nlin; i++) { for (int j = 0; j < m2.ncol; j++) { for (int k = 0; k < ncol; k++) { mat.elems[i][j] = mat.elems[i][j] + (elems[i][k] * m2.elems[k][j]); } } } return mat; } Sistema.h #pragma once #include "Complexo.h" #include "Matriz.h" class Sistema { friend class Matriz; private: int ordem; public: Sistema() { Matriz(); } Matriz Matriz_AB;// matriz aumentada Matriz X; // vetor de icognitas void gauss(); bool convergencia(); void resultados(); }; Sistema.cpp #define _CRT_SECURE_NO_WARNINGS #define max_iter 100 //número máximo de iterações admissível #define tol 0.0001 //erro máximo admitido #include<stdio.h> #include "Sistema.h" #include "Matriz.h" #include "Complexo.h" #include <math.h> void Sistema::gauss() { Matriz X(ordem, 1);//vector das incógnitas na iteração actual Complexo x_antigo; //valor da incógnita na iteração anterior Complexo soma; float erro_x = 0; // erro_x - o erro da incógnita float erro_iter = 0; //erro_iter - erro da iteração int niter = 0; //numero de iteracoes do { niter++; float erro_iter = 0; for (int i = 0; i < ordem; i++) { x_antigo = X.elems[i][0]; //soma =0 for (int j = 0; j < ordem; j++) { if (j != i) soma = soma + (Matriz_AB.elems[i][j] * X.elems[j][1]); } X.elems[i][1] = (Matriz_AB.elems[i][ordem]) - (soma) / Matriz_AB.elems[i][i]; erro_x = (X.elems[i][0] - x_antigo).modulo(); if (erro_x > erro_iter) erro_iter = erro_x; } } while (erro_x > tol && niter < max_iter);//ver erro x return X; } bool Sistema::convergencia() { Complexo soma; for (int i = 0; i < ordem; i++) { for (int j = 0; j < ordem; j++) { if (j != i) soma = soma + Matriz_AB.elems[i][j]; } if (Matriz_AB.elems[i][i].modulo() > soma.modulo()) return true; else return false; } } void Sistema::resultados() { for(int i=0;i<ordem;i++) X.elems[i][1].imprimir(); }
  27. Last week
  28. Rui Carlos

    Tipo de funções e afins

    A menos que isto seja um exercício para avaliação (e nesse caso convinha referi-lo), sugeria-te que usasses mesmo o :t para descobrires os tipos. Podes encontrar alguns truques úteis aqui: https://wiki.haskell.org/Determining_the_type_of_an_expression
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