Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
deathseeker25

Microsoft investe em linguagens open-source

Recommended Posts

deathseeker25

Ao ler esta notícia percebi que a Microsoft está a tomar medidas, de modo a que não perca mercado nem programadores. A Microsoft criou uma ferramenta chamada IronPython 1.0 Beta1, lançada no final da semana que passou e o objectivo da aplicação é integrar-se com o resto da framework de programação .NET e permitir que todas as bibliotecas .NET sejam facilmente acedidas por programadores de Python, segundo a própria Microsoft.

Em termos de garantias de mercado, a Microsoft espera que programadores de sistemas Unix, onde a linguagem Python é muito utilizada, passem a programar em Windows. Esta medida pode tambem ser considerada como um passo importante para a abertura da Microsoft ás tecnologias open-source. Quem sabe o pessoal da empresa não se renda ao encanto das linguagens código-aberto…

Este lançamento pode tambem ser interpretado como uma resposta ao Mono Project, que consistia em levar programadores em .NET a desenvolver em sistemas Unix.

A Microsoft não revelou quando sirá a versão final do IronPython, mas garantiu que não haverá mais do que 10 lançamentos de versões Beta. O lançamento desta aplicação foi tambem um importante factor para a opinião que os programadores de programas open-source, nomeadamente utilizando a linguagem Python, têm da Microsoft, sendo que esse era mais um dos objectivos do gigante do software ao lançar o produto: modificar um pouco a sua imagem no que toca á opinião de programadores de sistemas open-source. E talvez esta seja realmente uma forma de garantir que mais alguns programadores de aplicações open-source vão trabalhar em Windows…

Fonte: deathseeker25's blog

Fonte da notícia original: http://uk.builder.com/programming/python/0,39030014,39291838,00.htm

M6

Parece-me inteligente do ponto de vista da estratégia da MS: alargar o .Net com uma excelente linguagem de scripting. Creio é que a tal linguagem de script que (como sempre) "é que ia ser fixe" vai morrer com isto... A bem da verdade creio que também não se perde muito, só mais um "MS Bob"...

Não tenho é tanta certesa de que isto seja um chamariz do pessoal do open source para a plataforma Windows. Tem de haver uma boa razão para se mudar, o facto de estar integrado com o .Net só per se não é razão suficiente. Já usei o Python várias vezes em sistemas distintos e nunca senti a necessidade do mesmo estar integrado no .Net ou em qualquer outra coisa. A menos que haja uma real mais valia, as pessoas, na sua generalidade, não migraram para .Net.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

deathseeker25

Posso até estar a dizer uma real asneira, mas não vejo necessidade de adoptar o .NET para conseguir realizar uma determinada tarefa. Como disseste, M6, a maioria dos programadores ainda não sentiu uma necessidade real de migrar para o .NET para conseguir atingir os objectivos propostos. :)

M6

Posso até estar a dizer uma real asneira, mas não vejo necessidade de adoptar o .NET para conseguir realizar uma determinada tarefa. Como disseste, M6, a maioria dos programadores ainda não sentiu uma necessidade real de migrar para o .NET para conseguir atingir os objectivos propostos. :)

Não asneira nenhuma. Mas a verdade é que a MS também não ajudou os seus "seguidores". A estratégia do .Net foi, quanto a mim, errada. O XP devia ter saido com o .Net instalado de raíz. Ao não fazer isso, a MS caiu no mesmo problema que as aplicações de Java: dependem do facto do utilizador ter instalado a plataforma, não permitindo fazer aplicações "out-of-the-box".

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

UnKnowN

O XP devia ter saido com o .Net instalado de raíz.

Em vez disso põem Browser's giros (nao tenho nada contra o browser, até o uso e estou satisfeito, tenho MZ FF no outro PC e dou-me bem nos dois) e Windows Media Player :| que são menos uteis que isto, mas ate percebo, nao é toda  agente que se interessa pela programação mas toda a gente quer ir à net e ouvir música e ver filmes :)

Dabubble

É uma boa jogada, com Java a mover-se para uma API consistente de scripting a MS aproveita para nem definir uma linguagem nova e incluir scripting nas suas aplicações usando Python. A mim não me apanham lá mas não deixa de ser uma boa jogada...

M6

Porque tratam o Python como uma linguagem de "scripting"?

Por que é uma linguagem de scripting.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Sign in to follow this  

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.