Jump to content

Recommended Posts

Posted

Malta , em ando na escola no 10º , ando na area de ciencias tecnologicas (MATHS A, F.Q A) e tenho nega ás duas disciplinas. A verdade é que sempre ouvi dizer que matematica e F.q são muito importantes , isso deixame um bocado atrapalhado prk eu tou a querer seguir essa area !! Podem me explicar se preciso mt de matematica ??ja agr QUERIA SABER o que é .DBC , sei que serve para World of warcraft!! Gostaria de entender .DBC !! Please post 😛   :smoke:

Posted

Em primeiro lugar bem-vindo ao forum tOze.

Quanto ás dúvidas:

Matemática é 'essencialíssima' para seguires a área de engenharia informática. Aliás, para qualquer engenharia é essencial ter boas bases matemáticas. Para programação muito mais, visto que há que ter um bom raciocínio e uma compreensão matemática das coisas.

Não te conheço de lado algum a não ser do forum, mas acho que convem dar-te este conselho: começa a estudar matemática já no segundo período, visto que sem ela não te safas em nenhuma das áreas do Científico-Natural (antigo 1º agrupamento).Ainda estás no primeiro período e ainda tens muito tempo pela frente para recuperar. Precisas é de começar a trabalhar já.

A Físico-Química é tambem importante, apesar de que a Matemática é o essencial para engenharia.

Quanto ao .DBC nem no Google encontrei informação que me satisfizesse. MAs suponho que deve ser um tipo de ficheiro que o WoW utiliza. Não serve para grande coisa sabe ro que é o .DBC, já que é apenas utilizado pelo WoW que eu saiba.

Já agora, temos a secção de Matemática onde podes tirar todo o tipo de duvidas acerca da disciplina. É só abrir posts e nós respondemos da melhor forma que soubermos.

Cumps

Posted

Começa a estudar matemática no pc....

Programação gráfica (maioritariamnente na área dos jogos) é um bom exemplo.... é preciso é já ter boas raizes na linguagem de programação que se está a usar para passar a esse nível.

Pensa na física que está envolvida num Unreal Tournement 2004, aquilo é só leis de Newton, vectores e trigonometria....

Think about it.... and start studying maths 😛

Posted

Quanto à matemática o vbmaster tem razão a programação de jogos é um grande exemplo pois aquilo é tudo constituído por pixels e pixels são pontinhos contados, para alem das contas que a gráfica faz para te mostrar a imagem num certo sítio a uma certa altura, sei que isso não te interessa de momento pois nem tu nem ninguem deste fórum tem conhecimentos suficientes para programar um CPU de uma Gráfica, a não ser que trabalhe no Ramo, o que eu duvido em portugal.

No entanto escrevo aqui isto apenas para te demonstrar como a matemática é essencial nos jogos, e em quase todo o tipo de coisas relacionadas com PC's, tanto que a maioria dos programas básicos em qualquer linguágem são programas para fazer continhas, pensa no pessoal que faz calculadoras em Java ou em C/C++.

Pessoalmente não gostava de matemática até este ano, mas também tenho os meus dias, passei de testes com 0,6 para testes com 10 (o que não é mau para quem tinha bases como as minhas), acho que depende um pouco dos professores, um pouco da nossa força de vontade e um pouco da nossa atenção nas aulas, e muito estudo diário que pode possibilitar aos alunos mais  fracos a compreenderem a matéria.

Para mim o problema não é compreende-la mas sim decorá-la, pois eu sou um individuo muito baralhado e esqueço-me de tudo quanto é formula facilmente, embora na altura consiga perceber aquilo e fazer de tráz pra frente e vice-versa.

Quanto à Fisica e à Quimica, acho que é bastante necessária também no meio de engenharia, embora concorde com um ensino mais filtrado para a Área onde estou penso que as bases são sempre boas para a universidade, pois é o ensino que temos e é o que vamos ter de ter durante uns largos tempos, penso que a electrónica é uma das Áreas que mais precisa de FQ, para isso eu vejo muito odisseia já que por fórmulas não vou lá ou menos percebo a Teoria, por muito que me espante tive 10 a FQ este período e como vês nunca tinha tido uma positiva na disciplina  😄 .

Com o tempo vais ver que vai ser essencial teres as bases destas disciplinas, "oxalá" (Palavra mais Saloia  😛 ) não te apercebas tarde de mais.

e fáz o que te disseram vai pra secção da matemática e pergunta pergunta pergunta, temos cá a Tofas que é a nossa Heroina da matemática. 😄

Cumps. Overrun

Posted
Quanto à matemática o vbmaster tem razão a programação de jogos é um grande exemplo pois aquilo é tudo constituído por pixels e pixels são pontinhos contados, para alem das contas que a gráfica faz para te mostrar a imagem num certo sítio a uma certa altura, sei que isso não te interessa de momento pois nem tu nem ninguem deste fórum tem conhecimentos suficientes para programar um CPU de uma Gráfica, a não ser que trabalhe no Ramo, o que eu duvido em portugal.

Em Portugal existem algumas fábricas que fabricam chips de RAM para empresas multinacionais. É para onde todos os engenheiros electrónicos costumam ir. Quanto a CPUs de gráficas não tenho conhecimento, mas suponho que devem haver algumas empresas ligadas ao ramo.

Aqui perto de minha casa, em Vila do Conde, existe uma fábrica que faz chips para a Infineon (curiosamente essa fábrica está rodeada de lojas de chineses...).

e fáz o que te disseram vai pra secção da matemática e pergunta pergunta pergunta, temos cá a Tofas que é a nossa Heroina da matemática.

Esqueces-te do Grettir e de todos aqueles que já passaram o 10º ano, ou seja, tanto eu como o vbmaster como o QuickFire (citando alguns exemplos) somos capazes de tirar duvidas de alunos mais novos...

Cumps

Posted

Vá so me lembrei da Tofas pois foi, mas é que é o membro que quando falam em matemática eu me lembro  😄 .

Quanto a cena do Hardware não sabia que haviam fabricas de material cá, mas a luso PC realmente existe portanto deve haver uma fábrica dentro deste imenso país  😛

Cumps. Overrun

Posted

Epah, sinceramente: relax 😄 ...

Durante o secundário sp fui aluno mediocre a mat.. so tinha negas pk n estudava a ponta e tavame a cagar pakilo, n sabia nd... xegava aos testes punhame a inventar e xegava a ter 1's e 2's... ate k finalmente no 12º kd finalmente percebi k keria ir pa faculdade, marrei akela treta, anulei os 3 anos e fui ao exame nacional... tive 17.5 na boa... hj tou na faculdade e fiz 3 analises mat na descontra, so xumbei a AM4 por falta de tempo e paciencia pa marrar... portanto o meu conselho e ires com calma, tentares perceber isso mas se nao perceberes don't panic! se keres mm ir pa eng informatica vais ter de saber isso pk e pelo menos uma das especificas e kd xegares ao curso... bem... vais ver k a mat do secundario e maior cagada k existe e vais desesperar com o k tens de saber la.. Kuanto a FQ possote dizer k é completamente INUTIL para um eng informatico... Ao contrario de mat sp fui bom aluno a FQ e akilo so me serviu para me ajudar a fazer fisica I na fac. já kuanto a Fisica II ... nem tudo o k sabia de fisica me serviu pa tirar uma boa nota akilo... passei com 10 mas toume a cagar pk sei k akilo é inutil...

Claro k agora há akeles argumentos "ah nao, mas se tiveres de fazer um jogo k tem um motor físico ou um prog de simulacao kk tens de saber bue fisica!" .. é Verdade, mas esse argumento aplikase a tudo.. seu kiser fazer um prog pa gerir facturacoes, lucros, despesas etc tenh de saber economia.. se kiser fazer um prog pa simular interaccoes entre átomos teria de saber kimica... etc... obviamente k como eng informatico nao tens de aprender tudo sobre tudo... e por isso e k nos projectos a serio existem varias ekipas cada uma com as suas competencias e tu so tens de saber o basico para perceberes o k eles te dizem... Basta veres de outro prisma. kk eng seja de k area for tem nocoes basicas de programacao mas obviamente k nao sabem o suficiente para sozinhos desenvolverem alto sistema/programa da area deles...

Já kuanto à matematica... digote k nao te safas neste curso sem pelo menos teres boas bases de mat. Nao e pelo facto de tudo dentro do pc poder ser visto como numeros em binário... nao.. é pelo facto de toda a parte de algoritmos / analise de algoritmos/computabilidade ser baseada em mat, tu nao consegues por exemplo, dizer se o algoritmo A é mais rapido k o algoritmo B se nao fizeres contas. Toda a parte das linguagens de programacao é uma subdisciplina da matematica: automatos, expressoes regulares etc... apesar de esta Mat nao meter contas nao deixa de ser mat.

Sinceramente digote: hj k sei o k isto é, adorava saber tanto de mat como de programacao em si.. há tanta m*rda k pode ser optimizada se recorreres à matematica, se souberes BUE de mat consegues inventar algoritmos ultra mega eficientes k de outra forma nao consegues pk nao conheces o teorema xpto etc...Keres um exemplo? doute dois: ficheiros mp3 e imagens em jpg... akeles formatos conseguem atingir taxas de compressao de kuase 90% sem perderem kualidade kuase nenhuma. Como? usam o teorema de fourier e cenas similares para conseguir escrever uma informacao mt parecida com a original mas usando 10% do espaco. Nenhum algoritmo k tu possas inventar recorrendo apenas a cenas de programacao ( tabelas de dispersao,arvores,listas etc )consegue seker aproximarse de tal compressao: um exemplo disso é o gif k é bastante mais simples do k o jpg mas nem seker se aproxima em taxas de compressao. 😄

Mas lá está: depende do k keres mm fazer dentro da informatica, se kiseres fazer um sistema de bases de dados de raiz nao precisas de nd dessas "tangas"

Portanto para resumir este testamento: epah fisica: mt pouco. quimica nada e matematica: bue! (ate pk se nao tirares boa nota nos exames nacionais de mat é pouko provavel k consigas seker entrar num curso de informatica)

Fika bem , estuda, mas aproveita o tempo livre... kundo xegares a um curso de infor. vais ver k o teu tempo livre tb é brutalmente comprimido  :bye2:

cya[]

Posted
😄 :D impressionante...mas isso acontece mto... e por o ppl pensar assim é que a matematica tem a imagem que tem!!e tu safaste porque tens capacidades decerto pra isso...senao nao tiravas essa nota!!mas muito nao consegue fazer isso...e depois...oh chumbou...pq?por causa da matematica...  ? enfim...  :nono1:
Posted

Enfim...tou a ver que vou desistir desta m**** toda :| ! Eu não desgosto de matematica... mas tambem ñ sou do tipo de gajos de tar marrados a estudar uma cena qualquer !! Vejo muitos colegas meu a tirar grandes notas e eu ali a querer ser como ele e a não conseguir , gostava de ocupar o meu tempo livro a estudar , mas não consigo lá me vou para o pc ! Desculpem lá pelo desabafo 😄 [] pa todos 😄

Posted

Se queres que te diga, comigo pelo menos é assim, cheguei a prometer a mim mesmo que este ano revia a matéria de matemática todos os dias uma beca...

O que de facto acontece é que só pego naquilo quando há tpc's... :x

O importante é estar muito atento nas aulas e tentar perceber ao máximo o que lá se diz... depois para os testes é resolver o livro todo de uma ponta à outra....

Eu até gosto de estudar matemática, meto grandes sons de Trance no pc e vou resolvendo tudo o que me aparece à frente, a minha mãe quando me vê a estudar assim até pergunta como é que eu me consigo concentrar no meio da barulheira... 😄

Errrr...este último parágrafo é melhor não experimentares... 🙂

Fica bem 😄 ;)😄

Posted

Tás a fazer uma coisa muito mal... o PC... acredita... se ficares sem PC ficas sem nada para fazer e como tens mat para estudar lá vais tu... mas como toda a gente sabe que ficar sem PC é dificil, vai fazendo horarios e vai-te controlando... se queres mesmo ser como os outros vais ter de trabalhar 😄

Sem o mínimo de esforço não dá 😄 Eu por acaso em matemática tenho alguma facilidade mas também tenho uma história 😄 O ano passado fui um aluno médio e nunca passei do 16... Este ano meti na cabeça que tinha que trabalhar e lá começei a esforçar-me, e trabalho o dobro daquilo que trabalhava dantes e lá consegui chegar ao 18 🙂 É tudo apenas uma questão de disciplina 🙂

Posted

A minha história na matemática é mais ou menos como a tua QuickFire. Ano passado andei chateado com a disciplina, não me apetecia estudar, estava revoltado com a vida e com a situação na qual me encontrava. Então tirava notas entre o 10 e o 15 e acabei o ano com 14. Este ano, pode-se dizer que já estudei mais qualquer coisa, já me apliquei mais e tirei 17 no primeiro teste e 16 no final do período. Espero é que o gráfico que vá fazer na matemática seja sempre a subir este ano. Não me apetece lá muito ter desilusões.... :bye2:

Posted

Enfim...tou a ver que vou desistir desta m**** toda :| ! Eu não desgosto de matematica... mas tambem ñ sou do tipo de gajos de tar marrados a estudar uma cena qualquer !! Vejo muitos colegas meu a tirar grandes notas e eu ali a querer ser como ele e a não conseguir , gostava de ocupar o meu tempo livro a estudar , mas não consigo lá me vou para o pc ! Desculpem lá pelo desabafo 😄 [] pa todos 😄

Boas, epah espero k o meu post nao tenha abanado demasiado as tuas expectativas mas o keu disse e vdd e nao ha grande volta a dar... mas tb e vdd k se keres mm isso nao e por uma disciplina ou outra k nao consegues.. Já tive de marrar kilos de m**** k nao curto e se keres saber a vdd neste momento odeio estudar mat pk akilo e dado de forma tao formal k ng percebe a ponta nem seker pakek akilo pode servir e fikas convencido k e inutil...

Obviamente k a melhor atitude no secundario nao e cagar pakilo e no fim tentar um milagre.. cmg ate funcionou, mas ja tentei isso outras vezes noutras cenas e f*dime à grande.. Se um gj seguir as aulas e meio caminho andado...

hasta []

Posted

Como eu disse não sou lá grande espiga a matemática, mas porque não tenho bases, porque eu até curtia matemática mas apanhei uns stores de quem não gostei e eu quando não gosto de certo ppl não o respeito daí eu não ter apanhado bases.

Bem mas com algum tempo e algum juízo (pouco muito pouco mesmo  ?) lá consegui entender que tanto a matemática como quase todas as disciplinas são essenciais excepto a filosofia.

Pois é tudo bem que ela da geito para argumentar, mas a filosofia para mim é uma estupidez pois nós pensamos e não precisamos de saber porquê mas nas aulas de filosofia precisamos, porque raio é que eu hei de estar a aprender uma coisa so porque um gajo qualquer achou por bem saber tudo sobre tudo, eu gosto de ir aprendendo conforme me aptece.  :fartnew2:

Mas deixe-mo-nos de OFF-TOPICS, o que é certo é que a Matemática é realmente importante praticamente sempre isto porquê? não, não é para ir fazer compras e acertar nas contas, mas sim porque hoje em dia em qualquer trabalho com um curso superior precisas de a saber seja para num dia fazeres uma conta mais dificil, seja apenas por conhecimento geral convem teres bases do que andas a fazer.

Quanto à fisica tenho dúvidas sobre a forma como ela está a ser ensinada em portugal pois praticamente tudo o que aprendi foi na TV, pois o que aprendi na escola foram uma formula ou outra que serão apenas essenciais para pessoal do ramo de Fisica, pois um informático praticamente como regra geral aprende conforme precisa, se for para fazer o tal jogo, vai tirar uma acção de formação, se for para o programa de facturas vai falar com o economista e por aí fora, porque se não tinhamos de saber tudo e tirar bases de tudo quanto era coisa existente no mundo, desde aeronautica a grelos e couves, por isso acho que a Física deveria ser dada atravéz de exemplos.

Bem isto tudo para te dizer que eu já chumbei uma vez e perdi um ano inutilmente e odeio este feeling de estar atráz no tempo, pois o que eu queria mesmo era para o ano entrar na univ e ainda estou no 10º, de qualquer forma estou feliz (finalmente, ao fim de tantos anos sinto-me feliz) pois estou num sitio onde realmente estou a aprender coisas que dão gosto pois estou na area de informáica e aconcelho a qualquer amante da mesma, quanto ao tempo, não tenho dedicado suficiente tempo à escola mas tava apenas a testar o método de ensino para ver os meios que vou usar para estudar (geralmente é para isso que serve o meu 1º periodo, muitas vezes nem sempre corre bem), e agora vou-me empenhar à seria, por incrivel que parece até tenho vontade de estudar (OMG não acredito que tou a dizer isto  😁), mas vá não desanimes mas também não te esgotes pois quanto mais te esforças mais canças a cabeça e pode ser pior, arranja um meio termo como em tudo na vida e estuda com calma e cabeça tronco e membros vais ver que podes não ter um 16 mas ao 14 já chegas e para informática a média é 11 em muitos sítios  😄 .

PS: uma coisa que te pode ajudar a desenvolver o teu método de compreensão é associares matéria a coisas que gostes de fazer, eu no meu caso quase tudo o que faço associo a informática, isto é verdade e facilita muito a compreensão das matérias. Aproveita ainda o teu tempo livre para em vez de estares a jogar fazer umas pesquisas na net e leres para aí umas 3 vezes certos Posts de cultura geral ou de assuntos que a partida julgas que não te interessa mas depois vês que sim, aproveita o tempo de TV para ver alguns documentários em vez de séries parvas que as vezes passam, desde os meus 3 anos que vejo documentários sobre ciência e sempre adorei, e no fim de contas não gosto de Fisica escolar pois não dá exemplos dá mais contas que não me são necessárias. Um ultimo concelho é, ser pressistente, foi outra das coisas que mudei, geralmente tentava uma cena chegava a uma altura e largava, agora sou pressistente e as coisas praí à 5ª vez já correm melhor.  😄

Cumps. Overrun

Posted

Estuda no PC km eu!

por exemplo este ano Matematica 10º  Mod.1 Geometria akeles referenciais chatos... Eu cheguei a fazer no Powerpoint referenciais para perceber melhor a materia e resultado:

18 no teste HEHEHHE  :wallbash:

O PC e fixe para k a materia n se torne tao chata  😁

PEACE  :smoke: