Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas... ando com esta ideia ha uns tempos: construir um robot que insira cds/dvd's no pc. A ideia nao e muito inovadora visto que existem sistemas industriais k fazem este tipo de cenas com tapes e merdas afins.. anyway, e inovador para mim construir um  de raiz. A ideia e fazer um pekeno braco robotico com 1 ou 2 eixos e uma especie de mao k permita segurar o CD, tirando-o de uma espécie de "armaário" especial e inserindo-o na drive de dvd's... Tipo nao tem de ser um robot muitro grande, ate pensei k devia estar preso ao PC (à torre propriamente dita) ... deixei este projecto por uns tempos por dificuldades técnicas visto k a electronica nao e o meu forte, mas com o post sobre o robot do bruno k anda pela casa e a cena dos PIC's (k nem sabia k se podiam comprar assim) as esperancas renascem..

O robot no meu caso nao é o fim mas sim o meio... a minha ideia e criar uma aplikacao k permita catalogar todos os ficheiros que existem em todos os vossos cd's/dvd's e com a aplicacao um gajo poderia por exemplo clikar em cima de um ficheiro virtual , a aplikacao saberia em k sitio do "armario" ( o armario teria tipo slots) é k tava o cd/dvd com akele fuicheiro e automaticamente carregava akilo na drive de cds e abria o ficheiro , tudo de forma transparente como se os ficheiros tivessem efectivamente no disco.

Curtia mesmo fazer isto por gozo mas penso k preciso mm da vossa ajuda. Quanto a programacao axo k tou na boa, mesmo o k nao saiba fazer aprendo facilmente agora kuanto a parte da electronica... e akela teoria manhosa k aprendi em SD e AC e k entretanto ja eskeci metade por isso prevejo muito stress na parte practica ( muitos circuitos keimados?! 😄 )

Isto inda ta numa fase mm alpha... por isso as minhas duvidas sao:

1) Imaginando k tenh um PIC, akilo e um processadorzito com ram e tal, primeira kestao é: ligo akilo akilo comeca a executar exactamente o kê? o codigo k pus previamente na EEPROM?

Postem aki as vossas opinioes/conselhos/"ensinos" .... agradeco toda a cooperação... e podem tar deskansados k se isto tiver pernas pa andar e se de facto funcionar eu meto na net todos os planos/eskemas para outros poderem tb aprender...

cya  😛

Posted

Bom,..em primerio lugar devo-te dizer que isso é mesmo ideias á pintassilgo LOL (quem me conhece relamente sabe pq digo isto 😛) mas passando á frente:

Axo uma idiea bem porreira pra testar conhecimentos e aplicar novas cenas. Em relação ao PIC até pode ser que nem precises dele.  Tu com a LPT podes facilmente ter 8 bit's para saida de dados + 4 bit's para entrada. Basta 'montares'  o esquema 'da coisa' e ver como construir. Podes por exemplo montar o robot numa calhar para a deslucação dele logo ai facilita-te bastante. Tens de engendrar um sistema de reconhecimento do cd/dvd x que o mandas procurar tb ,...etc...

cool stuffs to check.

http://blog.zxcoders.com//

Posted

hey 😛

epah este robot e mesmo muito estupido, posso tar enganado mas nao vou precisar de sensores nem nada... Se eu conseguir controlar a rotacao dos motores a partir do PC ou do PIC ... a parte dificil fika feita... eu nao preciso de reconhecimento do cd/dvd pk o programa k korreria no teu pc sabe isso...

Do estilo pedes o ficheiro X, o gj sabe k esse ficheiro ta no CD Y k por sua vez há de estar alojado na slot Z do armário... depois disso a unika coisa k tenho de fazer é mexer o robot pa pegar no CD da slotZ , mandar abrir a drive de CDS e largar o CD la... Claro... tendo o cuidado de ver se a drive de CDS não tem outro cd k foi posto pelo robot ou à mao ( ie, se e preciso primeiro sakalo e metelo no sitio dele para so depois espetar la com o CD Y... mas isso é software... e na boa..

cya []

Posted

Excelente ideia 😛 agora se a queres meter em practica tens de gastar mutio tempo e dinheiro provavelmente 😄 Se o robot tivesse fixo à torre, bem não precisavas de sensor, precisavas era de meter uma vez à unha quanto é que os motores se mexiam 😄 Só uma coisa é que não me entra na cabeça... é a do "armário" como é que irias fazer isso ? 😄 Para veres se tens cd dentro da drive podes usar software... e de abrir a drive também era só mesmo meteres o robot a tirar e meter cds no armário e acredita que já deves ter muito trabalho mesmo 😄

Posted

Precisas mesmo de um PIC ou de um controlador de servos... Os servos são os teus eixos no braço (e na mão)...

Já existe mta coisa do genero (uma vez q segundo percebi queres algo pequeno e que não se desloque, estou certo?) mas tu preferes fazer de raiz e só te digo força 😄 (vai ser preciso mta coragem)!

O PIC sim é programado através de uma placa programadora e ele qd é ligado executa o programa que lá tiver...

Ele recebe assembly mas proponho-te usares jal (jal.sf.net) ou mesmo C (desde q arranjes o conversor para o PIC em questão)...

Para fazeres o controlo dos servos irás ver que tudo se resume à qtd de tempo q dás high ao servo e a LPT nem em sonhos consegue ter a precisão q precisas (na casa dos milisegundos) daí teres q usar ou uma placa controladora ou fazer tu uma com um PIC! 😛

Boa sorte e qq duvida diz aí! 😄

Posted

heys 😛 tnx plas respostas...

Bom de facto o armario e um pouco fdd de fazer mecanicamente... eu keria fazelo o mais simples possivel tipo nao kero k tenha motores pa ejectar cds nem o camandro senao estoiro guita e tempo como tudo... eu ja fiz ha uns tempos uns esbocos iniciais mas deiteios fora pk tavam uma treta, a cena e k o motor vai zer altamente dependente da posicao do armario em relacao à gaveta dos cds... se for paralelo ou perpendicular ou whatever... Tambem a kuantidade de cds k o armario leva vai influenciar o kuanto o robot se tem de mexer etc... isso inda tem de ser pensado e kuando tiver tempo comeco a fazer uns esbocos mais a serio ( agora tou em exames  :down: ), de kualker maneira e para ser tudo o mais simples possivel...

vou mas e ver se arroxo... hastem []

Posted

é pá,...eu tive a pensar e tive uma ideia maluca! LOL

Fiz aqui um boneco só pra teres +- uma ideia do que eu pensei:

http://img337.imageshack.us/img337/4638/untitled8tb.jpg

ve lá se consegues preceber o esquema LOL, não deve de ser facil...:S

edit: LOL ainda me lembrei agora de outra coisa, o armario mais largo e tal,... 😄 pra ficar o leitor cd's tb lá dentro para poderes tapar tudo com acrilico para se ver tudo do lado de fora e ficar protegido do pó! 😛

edit:

ÁA é verdade e outra coisa, eheh, podes meter um neon lá dentro e/ou umas luzinhas a piscar para quando o robot está a trabalhar, tipo a luzinha do HD do pc! ;D

(ideias malucas nao faltam LOL)

novo edit:

é pá,..e já agora, podes ligar isso TUDO ao pc só por um cabo usb.

no armario metes um minihub usb para ligar uma cena destas:

http://www.abcd.com.au/accessories/usb-lpt-cable.htm

para ficares lá com uma lpt

e podes tb meter isto:

http://www.cwol.com/usb/usb-2-ide-adapter-ud200.htm

para ligar o cdrom (se não é bem isto é parecido)

e ainda retirares a corrente da alimentação do USB tb (isso ai é que nao sei se terias corrente suficiente)

é a loucura! LOL

cool stuffs to check.

Posted

Metes uma drive ao alto (daquelas tipo os leitores dos carros)  para ficar no enfiamento de como estao os cd's arquivados, ou seja é só puchar para cá ir para o lado e enfiar para a frente! 😛

já agora tá aqui uma imagem de uma das cenas que tava a falar:

http://img258.imageshack.us/img258/503/img7jx.jpg

edit:

já agora faz-se isso com cd's regravaveis! 😄 ,..aliás,..com dvd's! 😄 umas 5 parteleiras com 100 dvd's cada uma 500 dvd's mais de 2TBites regravavais1 eheheh

(já me estou a esticar um bocadinho na imaginação,não? :S LOL)

cool stuffs to check.

Posted

Bem pensado 😄 bem a tua ideia é simples de facto e tá bem construida:) agora é claro que isso vai dar com que muitos € sejam gastos 😛

Mas 1º o robot tinha de ser preciso... agarrar num cd não é facil e mete-lo no local dele então... 2º tinha de tar o cd estável e com uma abertura para agarrar o cd suficientemente grande para caber as pinças e agarrar no Cd... enfim muitos pormenores 😄

Posted

Boas, a tua ideia ta interessante e e bastante parecido com o k existe industrialmente (so k normalmente e com tapes de muitos gigas cada uma, apesar de ja ter visto um sistema com cds/dvds, no entanto, eu kero aproveitar a drive do pc e nao ter mais uma so pa isso...Alem disso, tem alguns problemas k sao fdds mecanicamente, por exemplo, pegar no cd como tas a pegar, dps e fdd para o meter na drive, experimenta com os dedos fazer isso e vais ver k tens de o inclinar para dps tirares o dedo debaixo ;p . e mais simples de o pegares pelo buraco e assim consegues garantir k o consegues descer ate a gaveta da drive de forma perfeitamente paralela a ela...

http://img386.imageshack.us/img386/8301/sketch2yk.jpg

Epah isto e um rascunho mt manhoso k sei k nunca poderia funcionar pk os cds nao tao ao mm nivel de profundidade k as gavetas etc etc... mas e pa terem uma ideia...  mesmo a localizacao do armario nao sei se sera a melhor em cima da caixa, pode fikar ao lado, ou perpendicular ou whatever... Isto inda tem de ser muita bem pensado ... mas agora n tenh mt tempo...

cya  😄

• 2 months later...
Posted

Curiosamente há muito tempo que tenho exactamente essa ideia, apesar de já ter visto algumas soluções comerciais, mas nunca a tentei sequer meter em pratica devido ás questões de precisão que o mecanismo teria de ter e à forma de manusear os cds (apesar de ter algumas ideias viaveis para esta situação).

Tenho algumas ideias bem definidas no que diz respeito à parte mecanica (braço e garra) mas a precisão é de facto a dificuldade mais dificil de ultrapassar.  ?

Na minha "versão" o leitor/gravador de CD/DVD estaria incorporado na propria caixa (o "armario" como aqui lhe chamaram) funcionando como uma drive externa normal (via ligação USB2, por exemplo).  😉

Não tenho esquemas das varias alternativas em termos de mecanismos mas se estiverem interessados posso "rabiscar" alguma coisa.

Posted

Só uma ideia, em vez de braços e cenas assim, porque simplesmente não fazes o CD se destacar dos outros, do género se andas a ver do programa x que esta no CD y, o dito armário simplesmente o faria sair um pouco, isso seria fácil de fazer recorrendo a pequenos electroímanes que empurrariam o CD para a frente, ou algo do género.

• 2 weeks later...
Posted

Sorry, tenh andando com pouca atencao a esta thread. ( eskecime de ligar a notificacao ).

Bom primeiro que tudo este projecto tá em aguas de bacalhau, visto que agora tou em aulas e tenh pai uns 4 projectos em aberto pa fazer + os testes ptt nao fico com muito tempo para projectos pessoais e esse tempo que tenho está a ser usado para aprender Direct3D à medida que programo um 3D engine para um FPS ( até pq quero mesmo fazer um projecto pessoal que fique suficientemente maduro para o poder apresentar como portofolio e despaxar mais uma cadeira po ano que vem, e prefiro investir no meu "jogo" do que no robot, nao pq seja mais interessante ( é discutivel ) mas pq axo que me é mais acessível fazer isso (visto que sou de informatica) do que andar a soldar cenas e dps arriscome a nao conseguir fazer nada dakilo a tempo e já nao posso apresentar tal projecto 😁 ).

Agora quanto ao que foi dito sobre o robot:

Esse robot comercial é interessante, eu suspeitava que houvesse cenas assim já à venda mas nc tinha visto uma, de kk maneira essa unidade tem um  inconveniente, que é o facto de ter uma drive interna e portanto estás a pagar por algo que já tens. Na "minha" versao um gajo orientava-se do robot, arranjava maneira de prender akilo ao pc , configurava e tava-se bem.

Quanto à ideia do xxlb3t0, tipo mesmo que arranjasses maneira de o "armario" cuspir os cd´s comek tu passavas o CD para dentro da drive? Nao estou a ver como fazias isso...

Bem, fikem bem... []