theproject Posted January 3, 2006 at 03:27 PM Report #10646 Posted January 3, 2006 at 03:27 PM Boas... ando com esta ideia ha uns tempos: construir um robot que insira cds/dvd's no pc. A ideia nao e muito inovadora visto que existem sistemas industriais k fazem este tipo de cenas com tapes e merdas afins.. anyway, e inovador para mim construir um de raiz. A ideia e fazer um pekeno braco robotico com 1 ou 2 eixos e uma especie de mao k permita segurar o CD, tirando-o de uma espécie de "armaário" especial e inserindo-o na drive de dvd's... Tipo nao tem de ser um robot muitro grande, ate pensei k devia estar preso ao PC (à torre propriamente dita) ... deixei este projecto por uns tempos por dificuldades técnicas visto k a electronica nao e o meu forte, mas com o post sobre o robot do bruno k anda pela casa e a cena dos PIC's (k nem sabia k se podiam comprar assim) as esperancas renascem.. O robot no meu caso nao é o fim mas sim o meio... a minha ideia e criar uma aplikacao k permita catalogar todos os ficheiros que existem em todos os vossos cd's/dvd's e com a aplicacao um gajo poderia por exemplo clikar em cima de um ficheiro virtual , a aplikacao saberia em k sitio do "armario" ( o armario teria tipo slots) é k tava o cd/dvd com akele fuicheiro e automaticamente carregava akilo na drive de cds e abria o ficheiro , tudo de forma transparente como se os ficheiros tivessem efectivamente no disco. Curtia mesmo fazer isto por gozo mas penso k preciso mm da vossa ajuda. Quanto a programacao axo k tou na boa, mesmo o k nao saiba fazer aprendo facilmente agora kuanto a parte da electronica... e akela teoria manhosa k aprendi em SD e AC e k entretanto ja eskeci metade por isso prevejo muito stress na parte practica ( muitos circuitos keimados?! 😄 ) Isto inda ta numa fase mm alpha... por isso as minhas duvidas sao: 1) Imaginando k tenh um PIC, akilo e um processadorzito com ram e tal, primeira kestao é: ligo akilo akilo comeca a executar exactamente o kê? o codigo k pus previamente na EEPROM? Postem aki as vossas opinioes/conselhos/"ensinos" .... agradeco toda a cooperação... e podem tar deskansados k se isto tiver pernas pa andar e se de facto funcionar eu meto na net todos os planos/eskemas para outros poderem tb aprender... cya 😛
David Pintassilgo Posted January 3, 2006 at 03:34 PM Report #10647 Posted January 3, 2006 at 03:34 PM Bom,..em primerio lugar devo-te dizer que isso é mesmo ideias á pintassilgo LOL (quem me conhece relamente sabe pq digo isto 😛) mas passando á frente: Axo uma idiea bem porreira pra testar conhecimentos e aplicar novas cenas. Em relação ao PIC até pode ser que nem precises dele. Tu com a LPT podes facilmente ter 8 bit's para saida de dados + 4 bit's para entrada. Basta 'montares' o esquema 'da coisa' e ver como construir. Podes por exemplo montar o robot numa calhar para a deslucação dele logo ai facilita-te bastante. Tens de engendrar um sistema de reconhecimento do cd/dvd x que o mandas procurar tb ,...etc... cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
theproject Posted January 3, 2006 at 03:44 PM Author Report #10648 Posted January 3, 2006 at 03:44 PM hey 😛 epah este robot e mesmo muito estupido, posso tar enganado mas nao vou precisar de sensores nem nada... Se eu conseguir controlar a rotacao dos motores a partir do PC ou do PIC ... a parte dificil fika feita... eu nao preciso de reconhecimento do cd/dvd pk o programa k korreria no teu pc sabe isso... Do estilo pedes o ficheiro X, o gj sabe k esse ficheiro ta no CD Y k por sua vez há de estar alojado na slot Z do armário... depois disso a unika coisa k tenho de fazer é mexer o robot pa pegar no CD da slotZ , mandar abrir a drive de CDS e largar o CD la... Claro... tendo o cuidado de ver se a drive de CDS não tem outro cd k foi posto pelo robot ou à mao ( ie, se e preciso primeiro sakalo e metelo no sitio dele para so depois espetar la com o CD Y... mas isso é software... e na boa.. cya []
QuickFire Posted January 3, 2006 at 06:55 PM Report #10676 Posted January 3, 2006 at 06:55 PM Excelente ideia 😛 agora se a queres meter em practica tens de gastar mutio tempo e dinheiro provavelmente 😄 Se o robot tivesse fixo à torre, bem não precisavas de sensor, precisavas era de meter uma vez à unha quanto é que os motores se mexiam 😄 Só uma coisa é que não me entra na cabeça... é a do "armário" como é que irias fazer isso ? 😄 Para veres se tens cd dentro da drive podes usar software... e de abrir a drive também era só mesmo meteres o robot a tirar e meter cds no armário e acredita que já deves ter muito trabalho mesmo 😄
Bruno Posted January 3, 2006 at 07:09 PM Report #10678 Posted January 3, 2006 at 07:09 PM Precisas mesmo de um PIC ou de um controlador de servos... Os servos são os teus eixos no braço (e na mão)... Já existe mta coisa do genero (uma vez q segundo percebi queres algo pequeno e que não se desloque, estou certo?) mas tu preferes fazer de raiz e só te digo força 😄 (vai ser preciso mta coragem)! O PIC sim é programado através de uma placa programadora e ele qd é ligado executa o programa que lá tiver... Ele recebe assembly mas proponho-te usares jal (jal.sf.net) ou mesmo C (desde q arranjes o conversor para o PIC em questão)... Para fazeres o controlo dos servos irás ver que tudo se resume à qtd de tempo q dás high ao servo e a LPT nem em sonhos consegue ter a precisão q precisas (na casa dos milisegundos) daí teres q usar ou uma placa controladora ou fazer tu uma com um PIC! 😛 Boa sorte e qq duvida diz aí! 😄
theproject Posted January 4, 2006 at 04:35 AM Author Report #10724 Posted January 4, 2006 at 04:35 AM heys 😛 tnx plas respostas... Bom de facto o armario e um pouco fdd de fazer mecanicamente... eu keria fazelo o mais simples possivel tipo nao kero k tenha motores pa ejectar cds nem o camandro senao estoiro guita e tempo como tudo... eu ja fiz ha uns tempos uns esbocos iniciais mas deiteios fora pk tavam uma treta, a cena e k o motor vai zer altamente dependente da posicao do armario em relacao à gaveta dos cds... se for paralelo ou perpendicular ou whatever... Tambem a kuantidade de cds k o armario leva vai influenciar o kuanto o robot se tem de mexer etc... isso inda tem de ser pensado e kuando tiver tempo comeco a fazer uns esbocos mais a serio ( agora tou em exames :down: ), de kualker maneira e para ser tudo o mais simples possivel... vou mas e ver se arroxo... hastem []
David Pintassilgo Posted January 4, 2006 at 07:50 PM Report #10760 Posted January 4, 2006 at 07:50 PM é pá,...eu tive a pensar e tive uma ideia maluca! LOL Fiz aqui um boneco só pra teres +- uma ideia do que eu pensei: http://img337.imageshack.us/img337/4638/untitled8tb.jpg ve lá se consegues preceber o esquema LOL, não deve de ser facil...:S edit: LOL ainda me lembrei agora de outra coisa, o armario mais largo e tal,... 😄 pra ficar o leitor cd's tb lá dentro para poderes tapar tudo com acrilico para se ver tudo do lado de fora e ficar protegido do pó! 😛 edit: ÁA é verdade e outra coisa, eheh, podes meter um neon lá dentro e/ou umas luzinhas a piscar para quando o robot está a trabalhar, tipo a luzinha do HD do pc! ;D (ideias malucas nao faltam LOL) novo edit: é pá,..e já agora, podes ligar isso TUDO ao pc só por um cabo usb. no armario metes um minihub usb para ligar uma cena destas: http://www.abcd.com.au/accessories/usb-lpt-cable.htm para ficares lá com uma lpt e podes tb meter isto: http://www.cwol.com/usb/usb-2-ide-adapter-ud200.htm para ligar o cdrom (se não é bem isto é parecido) e ainda retirares a corrente da alimentação do USB tb (isso ai é que nao sei se terias corrente suficiente) é a loucura! LOL cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
QuickFire Posted January 4, 2006 at 08:06 PM Report #10761 Posted January 4, 2006 at 08:06 PM Indeed ideias é aqui com o d_pintassilgo 😛 Mas a tua ideia tá porreira ... mas isso leva a outro problema... como é que ele vai meter/tirar os cds na drive? com esse acho dificil ele conseguir :|
David Pintassilgo Posted January 4, 2006 at 08:11 PM Report #10763 Posted January 4, 2006 at 08:11 PM Metes uma drive ao alto (daquelas tipo os leitores dos carros) para ficar no enfiamento de como estao os cd's arquivados, ou seja é só puchar para cá ir para o lado e enfiar para a frente! 😛 já agora tá aqui uma imagem de uma das cenas que tava a falar: http://img258.imageshack.us/img258/503/img7jx.jpg edit: já agora faz-se isso com cd's regravaveis! 😄 ,..aliás,..com dvd's! 😄 umas 5 parteleiras com 100 dvd's cada uma 500 dvd's mais de 2TBites regravavais1 eheheh (já me estou a esticar um bocadinho na imaginação,não? :S LOL) cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
QuickFire Posted January 4, 2006 at 08:33 PM Report #10769 Posted January 4, 2006 at 08:33 PM Bem pensado 😄 bem a tua ideia é simples de facto e tá bem construida:) agora é claro que isso vai dar com que muitos € sejam gastos 😛 Mas 1º o robot tinha de ser preciso... agarrar num cd não é facil e mete-lo no local dele então... 2º tinha de tar o cd estável e com uma abertura para agarrar o cd suficientemente grande para caber as pinças e agarrar no Cd... enfim muitos pormenores 😄
David Pintassilgo Posted January 4, 2006 at 09:06 PM Report #10776 Posted January 4, 2006 at 09:06 PM o problema seria mesmo o rigor nos passos a dar :S isto é a ideia de uma forma muito geral, agora os promenores deixo para os tecnicos! ;D cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
theproject Posted January 5, 2006 at 01:56 AM Author Report #10830 Posted January 5, 2006 at 01:56 AM Boas, a tua ideia ta interessante e e bastante parecido com o k existe industrialmente (so k normalmente e com tapes de muitos gigas cada uma, apesar de ja ter visto um sistema com cds/dvds, no entanto, eu kero aproveitar a drive do pc e nao ter mais uma so pa isso...Alem disso, tem alguns problemas k sao fdds mecanicamente, por exemplo, pegar no cd como tas a pegar, dps e fdd para o meter na drive, experimenta com os dedos fazer isso e vais ver k tens de o inclinar para dps tirares o dedo debaixo ;p . e mais simples de o pegares pelo buraco e assim consegues garantir k o consegues descer ate a gaveta da drive de forma perfeitamente paralela a ela... http://img386.imageshack.us/img386/8301/sketch2yk.jpg Epah isto e um rascunho mt manhoso k sei k nunca poderia funcionar pk os cds nao tao ao mm nivel de profundidade k as gavetas etc etc... mas e pa terem uma ideia... mesmo a localizacao do armario nao sei se sera a melhor em cima da caixa, pode fikar ao lado, ou perpendicular ou whatever... Isto inda tem de ser muita bem pensado ... mas agora n tenh mt tempo... cya 😄
hma Posted March 23, 2006 at 11:43 PM Report #19266 Posted March 23, 2006 at 11:43 PM Curiosamente há muito tempo que tenho exactamente essa ideia, apesar de já ter visto algumas soluções comerciais, mas nunca a tentei sequer meter em pratica devido ás questões de precisão que o mecanismo teria de ter e à forma de manusear os cds (apesar de ter algumas ideias viaveis para esta situação). Tenho algumas ideias bem definidas no que diz respeito à parte mecanica (braço e garra) mas a precisão é de facto a dificuldade mais dificil de ultrapassar. ? Na minha "versão" o leitor/gravador de CD/DVD estaria incorporado na propria caixa (o "armario" como aqui lhe chamaram) funcionando como uma drive externa normal (via ligação USB2, por exemplo). 😉 Não tenho esquemas das varias alternativas em termos de mecanismos mas se estiverem interessados posso "rabiscar" alguma coisa.
saramgsilva Posted March 24, 2006 at 11:26 AM Report #19285 Posted March 24, 2006 at 11:26 AM so agora vi isto.... k giro... 😁 😁 qualquer dia tb kerem 1 robot para vos cosar.... 😁 estou a brincar....mas é fixe a ideia 😉 www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
hma Posted March 24, 2006 at 10:29 PM Report #19381 Posted March 24, 2006 at 10:29 PM Um dos modelos comerciais (tem capacidade para 100 CDs/DVDs e ligação USB):
David Pintassilgo Posted March 24, 2006 at 11:31 PM Report #19392 Posted March 24, 2006 at 11:31 PM Ena BEM! Quanto custa uma coisinha dessas? cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
QuickFire Posted March 25, 2006 at 10:38 AM Report #19404 Posted March 25, 2006 at 10:38 AM Realmente... tavamos nós aqui a complicar e bastava apenas usar um motor para fazer girar uma cena redonda com os cds todos 😉
hma Posted March 25, 2006 at 02:55 PM Report #19434 Posted March 25, 2006 at 02:55 PM Ena BEM! Quanto custa uma coisinha dessas? Cento e tal libras.
xxlb3t0 Posted April 1, 2006 at 09:54 PM Report #20523 Posted April 1, 2006 at 09:54 PM Só uma ideia, em vez de braços e cenas assim, porque simplesmente não fazes o CD se destacar dos outros, do género se andas a ver do programa x que esta no CD y, o dito armário simplesmente o faria sair um pouco, isso seria fácil de fazer recorrendo a pequenos electroímanes que empurrariam o CD para a frente, ou algo do género.
theproject Posted April 14, 2006 at 05:21 AM Author Report #22116 Posted April 14, 2006 at 05:21 AM Sorry, tenh andando com pouca atencao a esta thread. ( eskecime de ligar a notificacao ). Bom primeiro que tudo este projecto tá em aguas de bacalhau, visto que agora tou em aulas e tenh pai uns 4 projectos em aberto pa fazer + os testes ptt nao fico com muito tempo para projectos pessoais e esse tempo que tenho está a ser usado para aprender Direct3D à medida que programo um 3D engine para um FPS ( até pq quero mesmo fazer um projecto pessoal que fique suficientemente maduro para o poder apresentar como portofolio e despaxar mais uma cadeira po ano que vem, e prefiro investir no meu "jogo" do que no robot, nao pq seja mais interessante ( é discutivel ) mas pq axo que me é mais acessível fazer isso (visto que sou de informatica) do que andar a soldar cenas e dps arriscome a nao conseguir fazer nada dakilo a tempo e já nao posso apresentar tal projecto 😁 ). Agora quanto ao que foi dito sobre o robot: Esse robot comercial é interessante, eu suspeitava que houvesse cenas assim já à venda mas nc tinha visto uma, de kk maneira essa unidade tem um inconveniente, que é o facto de ter uma drive interna e portanto estás a pagar por algo que já tens. Na "minha" versao um gajo orientava-se do robot, arranjava maneira de prender akilo ao pc , configurava e tava-se bem. Quanto à ideia do xxlb3t0, tipo mesmo que arranjasses maneira de o "armario" cuspir os cd´s comek tu passavas o CD para dentro da drive? Nao estou a ver como fazias isso... Bem, fikem bem... []
Recommended Posts