Jump to content

Mais uma duvida no netbeans... paths


pedrotuga
 Share

Recommended Posts

Variável? Como assim?

A cada build o Netbeans cria uma pasta chamada "dist" com tudo o que precisas para distruibuir o projecto. Inclui o jar executável do teu projecto, caso seja uma aplicação, e uma pasta "lib" com todas as bibliotecas que são necessárias para correr o projecto. O MANIFEST é criado de forma a que exista essa relação entre a aplicação e uma pasta lib relativa com as bibliotecas. Se distribuires a pasta "dist" o projecto funciona correctamente.

Não sei se era isto que pretendias.... não percebi bem a pergunta.

Mas vês os ficheiros dentro da pasta do projecto. Se precisares de editar algum é melhor que o faças dentro do IDE, mas aquilo são apenas xmls, se não te enganares nas tags não há problema de lá mexeres.

Link to comment
Share on other sites

Ok... recorrendo a uns exemplos...

Se incluir um jar ( que tenho numa pasta qualquer do meu computador ) no meu projecto e depois compilar o meu projecto... o utilizador nao vao precisar de ter esse jar tambem?

Outro exemplo:

Ao ligar uma base de dados tenho que especificar a path para ela. Não há uma forma de referir a localização da base de dados em relação à localização da aplicaçao? É que assim quando eu distribuir a minha aplicação o utilizador nao tem a base de dados onde ela deve existir...

Qual é a solução? criar um dump de sql e corre-lo caso a bd nao exista?

Link to comment
Share on other sites

Se incluires um jar e compilares o projecto o Netbeans copia o jar para a pasta onde está o jar da tua aplicação. Vais ter de distribuir os dois.

Sempre que usares caminhos relativos, tipo: pasta/ficheiro, sem uma "/" no inicio o Java assume que é um caminho relativo à aplicação. Podes até fazer isso com jars, como se de pastas se tratasse, imagina que tens um jar com o package org.sergiolopes.aplicacao.recursos, onde tens imagens ou outros ficheiros, podes aceder-lhes com o caminho relativo org/sergiolopes/aplicacao/recursos/<ficheiro>.

Mas existe, em Java, classe e métodos para obter todas as pastas importantes do PC, tipo a home do utilizador, a pasta de execução da aplicação, a pasta de documentos do utilizador, etc. Por exemplo o método System.getProperty("user.home") devolve a home do utilizador. Existem mais strings, só tens de ler a documentação 😛 , esta é a única que me lembro de cor. 

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.