deathseeker25 Posted December 30, 2005 at 05:55 PM Report #10366 Posted December 30, 2005 at 05:55 PM Esta notícia é especialmente para o vbmaster... 😁 A Universidade do Missouri anunciou que um grupo de 700 computadores calculou o maior número primo que se conhece. O algarismo encontrado tem 9.152.052 dígitos. É a segunda vez no ano que está prestes a terminar que um número primo de proporções astronómicas é calculado. A iniciativa faz parte do projecto Gimps (Grande Busca de Número Primo Mersenne na Internet), que oferece um prémio de 100 mil dólares a quem chegar a um número primo com dez milhões de dígitos. Assim como aconteceu com o número calculado em Fevereiro, o anunciado agora chegou perto de levar o prémio que será pago pela Electronic Frontier Foundation, mas ainda não foi suficiente. O Gimps conta com a participação de 200 mil computadores que oferecem voluntariamente o seu poder de processamento para chegar a números primos Marsenne gigantescos. Um número primo é um número que só pode ser dividido por um ou por ele mesmo sem que tenha um resto de divisão. Um Mersenne é um tipo especial de primo que é definido por dois elevado a uma potência específica, menos um. Por exemplo, sete é um Mersenne, pois é dois elevado ao cubo menos um. O número recém-anunciado é dois elevado à 30.402.457ª potência menos 1. Números primos - e os Mersenne em particular - têm um papel fundamental na definição de algoritmos computacionais de criptografia Quanto maiores estes números, mais difíceis é quebrar o esquema de segurança. Apesar disto, número gigantescos, como o recém-anunciado, têm um interesse puramente académico, devido à dificuldade de serem usados num sistema comercial. Para se ter uma ideia do que isso representa, seriam necessários 67 mil anos de processamento de um computador com um Pentium a 90MHz para se calcular o número que foi anunciado agora. Fonte: Infortech United Então pa, quando é que descobres um numero primo com 10 milhões de digitos para ganhares o prémio e dares uns trocos ao P@P....? 😄 Sabes certamente do que estou a falar... 🙂 Cumps
vbmaster Posted December 30, 2005 at 05:59 PM Report #10367 Posted December 30, 2005 at 05:59 PM Sei sim.... epah..eu falo como o Mare não sei quê, o superpc recentemente desenvolvido peço-lhe 1% do seu processamento e meto lá o meu programazinho em c++ a correr.... o problema é que acho que nem a long int chega a tanto algarismo... 😛 Pode ser que esse pc tenha um long int maior que o normal de um pc 32bits.... (deve ter, claro...) 😉 Fiquem bem 😄 ;)🙂
deathseeker25 Posted December 30, 2005 at 06:00 PM Author Report #10368 Posted December 30, 2005 at 06:00 PM O Mare Nostrum....com 1% do seu poder de processamento já tinhas o prémio em casa... 😁
saramgsilva Posted December 31, 2005 at 06:48 PM Report #10469 Posted December 31, 2005 at 06:48 PM bem isto que voces estam a falar, só é possivel graças ao uso de programação paralela, algo giro...mas muito complexo, eu recentemente num trabalho meu para computacao paralela, tive que calcular os numeros primos, usando a paralelizacao, claro que o meu programa esta mto longe do programa usado pra atingir o k ja foi atingido...o maior primo k encontrei foi inferior ao valor natural 209 000!!(mto pequeno...eu sei o k era importante era mm paralelizar o programa...) bem, e pelo meio deste trabalho encontrei um pdf muito fixe, que tentei ler, mas desisti pois é um pouco complexo, que fala neste tema, os numero primos de mersen... aqui fica o ficheiro para voces ver, um pouco de um programa para atingir o numero que foi atingido... numeros primos de mersen lembrei agora que tv nao tenha o programa completo...mas explica +- como funciona 🤔 ah e de lembrar....um numero primo de mersen é um numero escrito da forma ( 2^k) -1 para k>=1 (acho que nao disse asneiras) 😁 www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
vbmaster Posted December 31, 2005 at 07:14 PM Report #10478 Posted December 31, 2005 at 07:14 PM o maior primo k encontrei foi inferior ao valor natural 209 000!!(mto pequeno...eu sei o k era importante era mm paralelizar o programa...) Admite tofas, quanto é que queres pelo meu programa? 😄
saramgsilva Posted January 5, 2006 at 06:14 PM Report #10876 Posted January 5, 2006 at 06:14 PM fizeste um programa paralelizado....para calcular os numeros primos??? hummm e usa o que ? C + MPI?? eu uso isso... 🤔 www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
vbmaster Posted January 5, 2006 at 06:18 PM Report #10880 Posted January 5, 2006 at 06:18 PM Oh tofas o meu programa de números primos já tu conheces... 😳 Pus o código na secção c++ num thread teu, acho eu....
saramgsilva Posted January 5, 2006 at 06:23 PM Report #10884 Posted January 5, 2006 at 06:23 PM aaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh pois...isso tb tenho, o pior é fazer uma paralelizacao, onde prai qtos pc's estam a resolver 1 determinado programa, e cada pc faz o k lhe diz respeito...uiui deu me mto trab a fazer...e sei mto bem que nao é perfeito... :down: www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
vbmaster Posted January 5, 2006 at 06:32 PM Report #10889 Posted January 5, 2006 at 06:32 PM Mas se o objectivo é arranjar um número primo cada vez maior, como é que vários computadores podem ajudar?.... só se for tipo: para o número 3 000 000, um pc1 testa divisões do ]1 ao 750 000] o pc 2 teste divisões do ]750 000 ao 2 500 000[ e o pc3 testa divisões do ]2 500 000 ao 3 000 000[ so se for assim... mesmo assim não me caber na cabeça conseguir fazer tal coisa... 😞
saramgsilva Posted January 5, 2006 at 06:37 PM Report #10891 Posted January 5, 2006 at 06:37 PM agora nao tou com paciencia para estar a explicar....mas tou a pensar no fim da avaliacao dessa CP, colocar aki no forum o k e a computacao paralela...e os meu programas: o serial (k normalmente fazemos) e o paralelo... mas como o proj desconfia k fui a net, eu ainda nao os posso por... (mas fui eu que fiz ele é k nao acredita... F****D**P**) 😡 so te digo é o codigo esta a ser corrido nos varios pc's ao mm tempo... o ficheiro que aki colokei no inicio, explica ja isso... www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
Strong Posted January 6, 2006 at 09:40 PM Report #11048 Posted January 6, 2006 at 09:40 PM Este ano também tive um projecto que calculava números primos numa linguagem que foi emulada em Scheme, o APL. Este APL que parece coisa do passado numa linha de instruções ( 10 caracteres ) é capaz de calcular desde 0 até N números primos entre outas coisas bonitas. Tipo os digitos de Pi e simular o John Conway's Game of Life matricialmente coisa que nunca vou conseguir implementar devido ao estudo e outras coisas.. Também no futuro vou ter de lidar com essa paralelização que parece ser uma coisa nada trivial =P É um projecto pessoal por isso eu tenho bastante tempo. Em que linguagens fizeste isso ? A solução mais simples era distribuir números tipo com 4 pcs um ficava com {1,5,9}. O incremento era o número de Pcs. Assim comparava sempre o mesmo range de 4 seguidos ? Nem vou ler esse pdf por falta de tempo mas parece uma coisa moderada de se implementar em perl =D perl is a prismthrough which chaos breeds order.perfection attained.
saramgsilva Posted January 7, 2006 at 05:48 PM Report #11140 Posted January 7, 2006 at 05:48 PM eu usei C e as rotinas do MPI....fiz aqui o enunciado para verem o que tinha que fazer...claro que nao diz como se faz os programas...mais tarde falo no assunto... Primos www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
Recommended Posts