Jump to content

Pesquisa dentro de site

JoBlack
 Share

Recommended Posts

Ora então, basicamente só vais conseguir pesquisar "dentro" dos conteúdos que tenhas em base de dados. Depois é só teres uma query do género

SELECT * FROM tabela WHERE nome_do_campo LIKE "%termo da pesquisa%";

Isto é um exemplo genérico, se tiveres muitos dados em cada tabela quer queiras pesquisar, poderá ser melhor usar pesquisas com indexes FULLTEXT (isto no mysql, não sei como é com outros DBMS, mas suponho que haja algo similar), que regra geral retorna resultados mais utéis, e mais rapidamente. Não me lembro bem da sintaxe, acho que é algo assim:

SELECT * FROM tabela WHERE MATCH(campo1, campo2, etc.) AGAINST("termo da pesquisa");

A pesquisa FULLTEXT não se comporta exactamente da mesma forma que uma pesquisa "normal", só compensa mesmo com tabelas muito grandes, até porque tem algumas restrições (chamemos-lhe assim):

-palavras com 3 ou menos palavras nunca retorna resultados;

-termos que aparecem em mais de 50% dos resultado não retornam resultados;

É uma questão de pesquisares e experimentares...

"Pensa positivo: tudo pode piorar"

Por parvo que possa parecer a minha opiniao podias usar um motor já existentente. Tenta este do TUMBA:

<form action="http://www.tumba.pt/pesquisa" method="get" name="ftumba" target="_self">
<input name="lang" type="hidden" value="pt"/>
<input name="site" type="hidden" value="www.omeusite.pt"/>
<input class="form-input" maxLength="100" name="terms" size="20"/>
<input name="Submit" type="image" value="Tumba!" width="74" height="22"
    src="http://www.tumba.pt/images/botao.gif" alt="tumba!" align="top"/>
</form>