Gurzi Posted December 26, 2005 at 11:58 PM Report #9853 Posted December 26, 2005 at 11:58 PM Esta FAQ foi elaborada com a missão de responder às perguntas mais efectuadas e de carácter 'esclarecedor' aos iniciantes do mundo da Programação. 1. Quero começar a Programar mas não sei o que fazer! Antes de se começar com uma linguagem de Programação, convém existir a possibilidade de conseguirmos estruturar o nosso raciocínio para que quando nos colocam um problema, temos que ter um bom controlo sobre a lógica que atribuimos ao problema de forma a conseguir concluir a solução sem erros. A esse método de ajuda a estruturar as ideias e raciocínios dá-se o nome de Algoritmia. 2. Afinal o que é um algoritmo? Os algoritmos são utilizados diariamente sem nos apercebermos que necessitamos deles ou que se chamam "algoritmos". Por exemplo, para ser possível chegar a uma conclusão sólida como é o caso de montar uma cadeira, provavelmente irás seguir um manual de instruções que te indica passo a passo o que se deve realizar. Perante isto estamos dentro de um algoritmo. O mesmo se utiliza para a programação. Exemplo de programação: O que se pretende: Saber o nome da pessoa, e mostrar no ecrã depois. Algoritmo: Perguntar o nome à pessoa. Guardar esse nome na memória se não, não me iria recordar.. Escrever o nome da pessoa no ecrã. Isto são os passos a realizar e está organizado seguindo a nossa lógica, a isto se dá o nome de Algoritmos. 3. Quais as linguagens consideradas "iniciais"? Linguagem Pascal ou linguagem em C. 4. Quais as diferenças entre linguagem Pascal e linguagem em C? Pascal difere de C na complexidade e nas chamadas "funções" que estão disponíveis. Pascal sem retirar toda a sua utilidade pois ainda existe muita gente a trabalhar aprofundadamente na linguagem foi um pouco substituido por Delphi que se baseia em Pascal mas mais aprofundado. A linguagem C tem muito mais bibliotecas,ou seja torna-se muito mais útil e alargado. Hoje em dia muitas pessoas diferem nas opiniões mas mesmo assim Pascal continua a ser a linguagem preferida pelas Universidades (algumas, visto que outras entendem que C para começar é o melhor) de iniciação. 5. Preciso de algum programa para programar? Os programas necessários para programar têm o nome de compiladores. A função dos compiladores é passar da linguagem que estão a programar para código máquina de forma a que o computador perceba o que lhe estão a comunicar. Consoante a linguagem que escolherem os compiladores mudam. 6. Onde posso encontrar recursos sobre de C e Pascal? Linguagem Pascal: http://www.portugal-a-programar.pt/topic/35891-introducao-ao-pascal-6-partes/ http://www.portugal-a-programar.pt/topic/48647-links-uteis-documentacao-livros-tutoriais-snippets/ http://www.portugal-a-programar.pt/topic/4775-como-comecar-a-programar-em-pascal-ler-primeiro/ Linguagem C: http://www.portugal-a-programar.pt/topic/1132-tutoriais-c-indice/ http://www.portugal-a-programar.pt/topic/23389-documentacao-tutoriais-e-livros-sobre-c-externos-ao-pp/ http://www.portugal-a-programar.pt/topic/4777-programar-em-c-compiladores-tutoriais/
resistencia Posted August 25, 2008 at 10:20 PM Report #206871 Posted August 25, 2008 at 10:20 PM Agradeço me tirem uma dúvida:sou iniciante em programação Tenho Windows XP-SP2 Tenho instalado o Cygwin Quais os passos que tenho que dar,para compilar e executar códigos .c que tenho em wordpad com o Cygwin Obrigado!
vbmaster Posted August 26, 2008 at 01:19 AM Report #206904 Posted August 26, 2008 at 01:19 AM Bem, o cygwin é basicamente uma consola bash em windows, com a sua própria raiz de directórios semelhante à do Linux. Portanto, o que tens de fazer, é pegar nesses ficheiros .c, e metê-los na pasta do Cygwin de modo a que a consola possa a eles aceder. A pasta correcta terá directórios como o "bin", "etc", "home", "var". Depois disso abres o Cygwin, e entras na pasta onde meteste os files, se meteste na raíz basta fazeres cd / que ficas na raiz, cd é o comando para entrar em qualquer pasta, com o comando ls podes ver que ficheiros tens numa determinada pasta. Assim que deres com os ficheiros basta usares normalmente o gcc, com gcc nomedoficheiro.c É pouco provável que esta mensagem te ajude totalmente, por isso vai dizendo as tuas dúvidas.
Triton Posted August 26, 2008 at 03:01 AM Report #206906 Posted August 26, 2008 at 03:01 AM Agradeço me tirem uma dúvida:sou iniciante em programação Tenho Windows XP-SP2 Tenho instalado o Cygwin Quais os passos que tenho que dar,para compilar e executar códigos .c que tenho em wordpad com o Cygwin Obrigado! A única coisa que tenho a acrescentar ao post do vbmaster é que uses um editor com syntax highlighting, como o Notepad++. <3 life
astroid Posted July 12, 2009 at 09:45 PM Report #279005 Posted July 12, 2009 at 09:45 PM Post bastente util, deixo aqui os meus agradecimentos 😉
aoeaegis Posted June 26, 2010 at 07:35 PM Report #336235 Posted June 26, 2010 at 07:35 PM Eu sei que o post é antigo, mas tenho uma dúvida: Será que posso começar a aprender programação por C++? É que, pelo que eu sei, C++ é totalmente compatível com C, não é verdade?
Localhost Posted June 26, 2010 at 08:03 PM Report #336236 Posted June 26, 2010 at 08:03 PM Pessoalmente aconselho-te a aprender primeiro C e só depois a dares o salto para C++, no entanto, cada um tem a sua opinião. here since 2009
Triton Posted June 26, 2010 at 09:36 PM Report #336251 Posted June 26, 2010 at 09:36 PM Pessoalmente aconselho-te a aprender primeiro C e só depois a dares o salto para C++, no entanto, cada um tem a sua opinião. Convém dizeres porquê... <3 life
aoeaegis Posted June 26, 2010 at 10:01 PM Report #336260 Posted June 26, 2010 at 10:01 PM Sim, devias dizer porquê, será que C é mais fácil que C++? É mais lógico do que C++, e por isso é que deve ser aprendido primeiro?
Localhost Posted June 26, 2010 at 10:12 PM Report #336263 Posted June 26, 2010 at 10:12 PM My bad, desculpem lá mas não estava com muito tempo para escrever o post. Acho que deve iniciar com C porque penso que o conceito de OOP é difícil de entender para quem nunca programou na vida, supondo que esse é o teu caso. Acho que primeiro deve ser aprendida a sintaxe de C, que é muito parecida com a de C++, e só depois dar o salto para C++ que contém mais algumas coisas que podem ser confusas para um iniciante. Mas não vou entrar numa discussão de fanboys, diga-se já. here since 2009
aoeaegis Posted June 27, 2010 at 08:15 PM Report #336397 Posted June 27, 2010 at 08:15 PM Sim, obrigado pela tua resposta.
pwseo Posted June 27, 2010 at 08:16 PM Report #336398 Posted June 27, 2010 at 08:16 PM Isso nem sempre é assim. Aliás, muitos dos programadores experientes dizem que aprender C é aprender coisas que vão ter que ser "desaprendidas" quando se "der o salto" para C++. Não sei o suficiente de nenhuma das duas linguagens para apoiar esta opinião com dados objectivos, mas tenho lido isto em vários sítios, e também daquilo que vi de ambas as linguagens, posso dizer que me parece que aprender C e aprender C++ são coisas completamente diferentes, não é uma questão de aprender uma e incrementar o conhecimento com a outra. Aprender C++ é, de facto, aprender OOP e programação genérica e tudo o que C não tem. Aprender C pode ser considerado um passo dessa aprendizagem, mas não precisa de ser feita com C mesmo, pode começar-se logo com C++, penso eu. Não estou a ver onde é que aprender C previamente ajuda as pessoas a compreender melhor OOP... não é uma transição. Quanto ao post original, não seria boa ideia encorajar a utilização de linguagens dinâmicas no início? Eu sei que não encorajam a perceber como funciona o processador e a memória e "encorajam a preguiça", mas por outro lado, para quem está a começar, penso ser muito bom poder utilizar strings e listas sem ter que inventar todo o código que as faz funcionar em C. Por exemplo, Python parece-me bem. Outra coisa, a compilação de programas em C devia ser feita com determinadas flags activadas, nomeadamente aquelas que avisam sobre conversões de tipos e essas coisas que podem levar a bugs difíceis de detectar. De momento não me lembro das flags em questão, no entanto xD
Localhost Posted June 27, 2010 at 08:36 PM Report #336401 Posted June 27, 2010 at 08:36 PM É como disse, não vou entrar nessas discussões porque só o deixariam mais confuso. 😉 here since 2009
djthyrax Posted July 11, 2010 at 03:35 AM Report #338524 Posted July 11, 2010 at 03:35 AM Rule of thumb, compilar C deve-se usar a flag -Wall para mostrar os warnings. Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
neusebio Posted September 6, 2010 at 03:10 PM Report #345784 Posted September 6, 2010 at 03:10 PM Boa tarde, Permitam-me que deixe a minha modesta opinião. Penso que começar com uma linguagem como BASIC é o ideal para iniciantes. Aprende-se mais algoritmia e menos "técnica". A complexidade técnica acaba por aparecer mais tarde, depois de se dominar a algoritmia. Abraços.
pwseo Posted September 6, 2010 at 03:34 PM Report #345787 Posted September 6, 2010 at 03:34 PM Penso que começar com uma linguagem como BASIC é o ideal para iniciantes. Aprende-se mais algoritmia e menos "técnica". Penso que o Pascal cumpre melhor essa função 😉
thoga31 Posted September 6, 2010 at 07:29 PM Report #345819 Posted September 6, 2010 at 07:29 PM Penso que o Pascal cumpre melhor essa função 😄 Comecei a programar em TI-Basic. Mas a minha primeira linguagem de programação para computadores foi, de facto Pascal. Recomendo o Pascal para inciação, também. Pascal for life! 😉 Knowledge is free!
pwseo Posted September 6, 2010 at 09:41 PM Report #345833 Posted September 6, 2010 at 09:41 PM Eu nunca programei em BASIC, mas tanto quanto vejo falar, o Pascal é uma linguagem que é mais utilizada no âmbito do ensino da programação, e além disso, a ideia geral é que a própria linguagem encoraja hábitos de programação mais saudáveis que o BASIC. Não posso confirmar isto. Apenas posso dizer que comecei com Pascal e achei-a perfeita para aprender todos os conceitos necessários.
bioshock Posted September 6, 2010 at 09:57 PM Report #345834 Posted September 6, 2010 at 09:57 PM Eu nunca programei em BASIC, mas tanto quanto vejo falar, o Pascal é uma linguagem que é mais utilizada no âmbito do ensino da programação, e além disso, a ideia geral é que a própria linguagem encoraja hábitos de programação mais saudáveis que o BASIC. Não posso confirmar isto. Apenas posso dizer que comecei com Pascal e achei-a perfeita para aprender todos os conceitos necessários. Quem me dera ter aprendido como 1ª linguagem.
thoga31 Posted September 6, 2010 at 10:16 PM Report #345836 Posted September 6, 2010 at 10:16 PM Quem me dera ter aprendido como 1ª linguagem. Por curiosidade, qual foi a 1ª linguagem que aprendeste? Knowledge is free!
Recommended Posts