Jump to content
deathseeker25

CrossOver Office 5

Recommended Posts

deathseeker25

CrossOver Office 5 é um programa desenvolvido pela CodeWeavers que permite correr software destinado a Windows em máquinas com Linux.

Apesar de anteriormente já ser possível instalar software em Windows através do Wine, essa instalação requeria muitos conhecimentos técnicos e muito estudo na resolução de problemas. Não era simples como colocar um CD na drive e ir clicando 'Ok'. Para isso existe agora o CrossOver Office 5.

Apesar de ser baseado no projecto Wine, o Crossover Office 5 faz com que a instalação do software Windows em Linux pareça uma coisa natural.O Crossover Office foi lançado em finais de Outubro e oferece suporte a várias versões do Microsoft Office, Adobre Photoshop, Macromedia DreamWeaver, Quicken e outros programas Windows.

Uma das mudanças mais significativas nesta versão do Crossover Office é o conceito de 'bottles'. Uma 'bottle' é uma drive virtual que separa os diferentes programas instalados. Assim sendo, não se devem instalar dois programas diferentes na mesma Bottle, a não ser que sejam da mesma empresa ou com algumas compatibilidades, caso do Macromedia FlashPlayer e Macromedia Dreamweaver.

CrossOver Office está disponível na versão Standard ($40) e na versão Professional ($70). As duas são aparentemente idênticas, mas a versão Professional em funções extra que os utilizadores não irão querer perder, tais como suporte multi-utilizador e a capacidade de criar RPMs de software Windows para se instalarem em CrossOver Office.

A instalação não é difícil, mas recomendo a leitura desta página: http://www.codeweavers.com/products/cxoffice/requirements/.

Conclusão:

O CrossOver Office tem funções bastante interessantes. O Microsoft Office corre bem, assim como DreamWeaver, Flash e Photoshop tambem funcionarão, desde que não se instale as versões mais recentes.

Vale a pena pagar pelo Crossover Office 5? Depende do que necessitar. Se realmente estiver apto a trabalhar com as alternativas Linux como o OpenOffice.org, GIMP ou Nvu, eu diria para gastar o dinheiro noutra coisa. Por outro lado, se realmente tiver que trabalhar com o Microsoft Office, DreamWeaver ou outras aplicações suportadas, Crossover Office é um pacote necessário para sistemas operativos Linux, alem de ser economicamente mais viável que as alternativas Win4Lin e VMWare.

Não é perfeito, tem algumas deficiências ainda, mas a CodeWeavers concentrou-se em fazer o essencial e de facto fez um bom trabalho.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Bruno

Eu tenho o MS Office 2003 em Linux  😳 Tudo isto porque tenho relatorios em .doc que não funcionam bem com o OpenOffice :(

Share this post


Link to post
Share on other sites
thranduil

isso quer dizer que posso correr finalmente o iTunes no linux?? :P i'm sooo happy!! isso não tem uma versão cvs ou uma versao qualquer free??

Share this post


Link to post
Share on other sites
vbmaster

Acabei de instalar isso e pôr no btuga.... :thumbsup:

quando tiver aqui o cd do photoshop experimento....não sei se meto o word...

Share this post


Link to post
Share on other sites
vbmaster

Nop.... eu ainda só usei o crossover parea emular a keygen do call of duty, que era para depois isntalar em cedega.

Não sei porquê, mas não consigo emular o meu office 2000, não é que o queira usar, mas é que dá sempre geito o ter.... :\

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.