Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas,

É o clássico tópico...

Qual o IDE que usam para programar em PHP?

Ainda não encontrei o IDE ideal e já tenho testado vários, nomeadamente procuro algo que aumente a produtividade (code completion, e marikices afins) e que tenha bom suporte para FTP (que na minha óptica é: carregar em ctr+S e aquilo uploadar para onde eu defini, como o nuSphere PHPed faz).

Dos que testei, o Zend Studio parece-me o mais interessante em termos de produtividade, mas peca na área do FTP, não fazendo o que pretendo. O Nushpere PHPed faz o que quero em FTP, mas não é tão poderoso. As alternativas open-source nenhuma me convenceu, se bem que n testei nenhum plugin de jeito pro eclipse.

E por favor, IDE != ultraedit, editplus, etc... Preciso de mais tools que um notepad colorido 😄

Sugestões (free/opensource d pref.)?

• 2 weeks later...
  • 1 month later...
Posted

Se houver pasta ou *cof cof* então o Zend is the way to go, se não: http://www.mpsoftware.dk/phpdesigner.php

O Zend não faz apenas 1 coisa que preciso: estás a trabalhar descansado, carregas num atalho qlq: ctr+alt+s e aquilo faz-te o save do file e upload para um ftp remoto. O máximo que ele faz é editares files num ftp remoto, mas não é isso que quero. O objectivo é teres 1 cópia local e dps uploadares tmb essa cópia para um ftp remoto.

Outra coisa que me irrita é que o Zend não suporta Cleartype o que significa que em monitores LCD aquilo fica uma bela porcaria (n faço ideia k raio d versão do java é que eles usam), e tmb n é propriamente O editor mais leve e rápido de usar...

Vou testar o phpdesigner que me parece interessante e já agora o quanta plus, thx 😕

Posted

para programar em php uso o notepad++.

Só não programo tudo em dreamweaver pk se tentares fazer um '}' simplesmente não dá, e se quiseres um @ tens de o copiar de outro lado...

Daniel Correia

Posted

não deve ter a ver com isso, pk eu instalo o dw com o SO sem mods nenhumas e sempre ocorreu isto, e quanto aos caracteres da página também não é pk já experimentei mudar...

Daniel Correia

Posted

Eu uso o notepad++ e o notepad2.

São leves acho que isso é importante, gosto de um editor que possa usar em qq lado, em qq computador, e que com um duplo clique esteja pronto a usar em menos de 2 segundos.

Quanto ao ftp... uma duvida existencial... já pensei nisso pois facilita bastante a vida. O dreamweaver suporta ftp. Mas digam-me uma coisa: isso tb suporta sftp (ssh)?

Posted

o putty não dá para fazer sftp. Apenas abre uma sessão no computador remoro usando ssh.

Para sftp, no windows uso o winSCP mas tb há o SSH-secure-shell.

Então essa porra dos editores com ftp é uma grade treta... quem é que usa ftp hoje em dia? hoje usa-se sftp :S

• 3 weeks later...
Posted

Decidi trazer este topico de novo à luz devido a uma descoberta basica.

Se tiverem ficheiros num servidor remotocom acesso por SSH podem sacar o programa WINSCP... podem clicar com o botao direito do rato e escolher editar.... qdo fizerem save vai pra o servidor remoto. Pratico... mas o editor de texto to winscp é um notepad básico....

mas... vao as opcoes e definam um editor externo....

eu escolho o notepad++ porque é rapido, abre varios ficheiros em tabs, tem higlight, etc etc... assim posso terr varios ficheiros abertos... qdo me apetecer clicar em ctrl+s e testar em tempo real no servidor remoto!

descobri a minha forma de desenvolver php.... recomendo. Acho k vou desinstalar o apache do meu pc 🙂

abraço