ville Posted March 10, 2007 at 09:31 PM Report Share #87680 Posted March 10, 2007 at 09:31 PM Preciso de verificar se um numero é inteiro. Qual a forma mais eficaz de fazer isto? ps:desculpem a n00bice mas ja andei a pesquisar o forum e n encontrei nd. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted March 10, 2007 at 09:56 PM Report Share #87684 Posted March 10, 2007 at 09:56 PM não percebi muito bem a dúvida... como é que tens o número armazenado? numa string? Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
ville Posted March 10, 2007 at 10:01 PM Author Report Share #87687 Posted March 10, 2007 at 10:01 PM o numero é uma variavel, declarada como float (portanto tanto pode ser inteiro como racional). Essa variavel muda durante um ciclo, e eu preciso de verificar em cada instancia se a variável é um numero inteiro (ex:2.000) ou racional (2.012) No google encontrei esta funçao - lsInt(variavel). Mas não reconhece, secalhar é preciso alguma lib. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted March 11, 2007 at 12:56 AM Report Share #87717 Posted March 11, 2007 at 12:56 AM nunca exprimentei, portanto n sei se da, ms exprimenta a isdigit() se calhar retorna verdadeiro para ambos, mas exprimenta pk eu n sei... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Saco Posted March 11, 2007 at 04:28 AM Report Share #87729 Posted March 11, 2007 at 04:28 AM Experimenta fazer o resto da divisão inteira por 1, não sei grande coisa de C++, em C seria qualquer coisa como: int isInteiro(float variavel) { return variavel%1 == 0; } C++ deve ser parecido 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted March 11, 2007 at 09:07 AM Report Share #87736 Posted March 11, 2007 at 09:07 AM Experimenta fazer o resto da divisão inteira por 1, não sei grande coisa de C++, em C seria qualquer coisa como: int isInteiro(float variavel) { return variavel%1 == 0; } C++ deve ser parecido 😉 tens a certeza que isso funciona? acho que a divisão inteira só funciona com inteiros... usando o 'round' deve funcionar... #include <math.h> int isInteiro(float var) { return round(var)==var; } Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
ville Posted March 11, 2007 at 11:13 AM Author Report Share #87757 Posted March 11, 2007 at 11:13 AM A funçao com o round funciona 😉 Podias-me explicar melhor o que faz o round? Já agora, a sugestão do resto não funciona, porque o resto de uma divisão de um numero inteiro ou racional por um é sempre 0. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted March 11, 2007 at 11:20 AM Report Share #87759 Posted March 11, 2007 at 11:20 AM Podias-me explicar melhor o que faz o round? arredonda o número. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Louise Posted March 25, 2007 at 09:45 PM Report Share #90060 Posted March 25, 2007 at 09:45 PM oi. Eu tive k fazer uma calculadora para a faculdade e andei a procura dessa mesma função acabei por não encontrar nenhuma função. A lsInt penso que é de java e que não existe em C++. Eu como lia os valores como string fiz um if, onde verificava se o atoi(string) era igual ao atof(string). Rui Carlos podias me explicar como pretendias usar o round. bjs. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted March 25, 2007 at 09:48 PM Report Share #90061 Posted March 25, 2007 at 09:48 PM Rui Carlos podias me explicar como pretendias usar o round. da forma que coloquei no meu 2º post. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Louise Posted March 25, 2007 at 10:23 PM Report Share #90063 Posted March 25, 2007 at 10:23 PM Desculpa não tinha visto. O meu compilador não corre com o round, esclarece-me o round arredonda para cima ou para baixo ou depende?? A tua ideia pode resultar com o comando ceil que arredonda sempre para cima. bjs. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted March 26, 2007 at 04:09 AM Report Share #90109 Posted March 26, 2007 at 04:09 AM Desculpa não tinha visto. O meu compilador não corre com o round, esclarece-me o round arredonda para cima ou para baixo ou depende?? A tua ideia pode resultar com o comando ceil que arredonda sempre para cima. bjs. Em que biblioteca é que se encontra o round? Já agora, será que isto serve: #include <stdio.h> int isInt(float n) { return ((int)n)==n; } int main(void) { float test = 2932.48; printf("%d", isInt(test)); return 0; } Atenção que não podes usar um número maior que o máximo que o int suporta. <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted March 26, 2007 at 04:50 AM Report Share #90110 Posted March 26, 2007 at 04:50 AM Só uma questão que me intriga um pouco. O float cobre o int por completo? se bem me lembro a resolução do float perto dos limites diminuia... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted March 26, 2007 at 08:58 PM Report Share #90202 Posted March 26, 2007 at 08:58 PM Desculpa não tinha visto. O meu compilador não corre com o round, esclarece-me o round arredonda para cima ou para baixo ou depende?? A tua ideia pode resultar com o comando ceil que arredonda sempre para cima. o 'round', 'ceil', 'floor', etc. estão na biblioteca 'math.h'. podemos usar qualquer uma destas funções que irá funcionar. se o número for fraccionário qualquer umas dessas funções devolve um valor inteiro, logo será diferente do valor original (fraccionário). Só uma questão que me intriga um pouco. O float cobre o int por completo? se bem me lembro a resolução do float perto dos limites diminuia... há ints que não podem ser representados como floats e floats que não podem ser representados como ints. os floats têm 23 bits para a mantissa, logo, para valores superiores a 2^23, os ints têm mais precisão (é claro que o limite dos floats é muito maior). Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted March 26, 2007 at 10:40 PM Report Share #90221 Posted March 26, 2007 at 10:40 PM ora bem. Cuidadinho com os erros de precisão, não há nenhuma função mágina que passa um float para um int. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted March 27, 2007 at 09:53 AM Report Share #90245 Posted March 27, 2007 at 09:53 AM mas repara que ao passares de um float para int só perdes precisão se o float tiver casas décimais (facto que te permite saber se o número é inteiro ou não). as funções 'round', etc. não dão problemas porque elas devolvem um float. nos castings para int, pela razão que indiquei atrás, penso que não dará problemas de precisão (apenas poderá ter problemas de overflow, como o Triton já referiu). Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheDark Posted March 27, 2007 at 01:41 PM Report Share #90271 Posted March 27, 2007 at 01:41 PM Encontrei isto: /******************************************************************************* Rounding from a float to the nearest integer can be done several ways. Calling the ANSI C floor() routine then casting to an int is very slow. Manually adding 0.5 then casting to an int is also somewhat slow because truncation of the float is slow on Intel FPUs. The fastest choice is to use the FPU 'fistp' instruction which does the round and conversion in one instruction (not sure how many clocks). This function is almost 10x faster than adding and casting. Caller is expected to range check 'v' before attempting to round. Valid range is INT_MIN to INT_MAX inclusive. *******************************************************************************/ __forceinline int Round( double v ) { ASSERT( v >= INT_MIN && v <= INT_MAX ); int result; __asm { fld v ; Push 'v' into st(0) of FPU stack fistp result ; Convert and store st(0) to integer and pop } return result; } /******************************************************************************* Same behavior as Round, except that PRound returns and unsigned value (and checks 'v' for being positive in debug mode). This method can be used for better type safety if 'v' is known to be positive. Caller is expected to range check 'v' before attempting to round. Valid range is 0 to UINT_MAX inclusive. *******************************************************************************/ __forceinline unsigned PRound( double v ) { ASSERT( v >= 0 && v <= UINT_MAX ); unsigned result; __asm { fld v ; Push 'v' into st(0) of FPU stack fistp result ; Convert and store st(0) to integer and pop } return result; } aqui. Não sei se é mais ou menos preciso do que as soluções já apresentadas, mas, pelo que está nos comentários, é muito mais rápido. Utiliza a instrução fistp do x86 para converter de float para int. Desaparecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts