Jump to content

Introdução Ao Linux

Recommended Posts

Posted

Para kem ker komeçar a entrar no linux recomendo que experimentem ler 1s ebooks.

um dos meus preferidos é este:

http://www.guiadohardware.net/e-books/download/Entendendo_e_Dominando_o_Linux-7ed.pdf

Para quem quer ter facilmente a sua 1º experiencia em linux aconselho o Live-cd do Kurumin, 1 distribuição do brasil bastante intuitiva e certamente n terão grandes probs em ligarem-se á net por ela...

• Replies 47
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted
Para kem ker komeçar a entrar no linux recomendo que experimentem ler 1s ebooks.

um dos meus preferidos é est:

http://www.guiadohardware.net/e-books/download/Entendendo_e_Dominando_o_Linux-7ed.pdf

Para quem quer ter facilmente a sua 1ª experiencia em linux aconselho o Live-cd do Kurumin, 1 distribuição do brasil bastante intuitiva e certamente n terão grands probs em ligarem-se á net por ela...

Hmm....

Em primeiro lugar bem-vindo ao forum acc....

Bom trabalho em teres aberto esta secção e em teres colocado aqui um tutorial para iniciação ao Linux....

Cumps( foi mesmo para dar as boas vindas...)

• 2 months later...
Posted

eu tenho ali o RedHat fedora core  e acontece que estou a pensar muito serialmente em instalo.

tenho dois problemas.

1º A primeira vez que o instalei foi uma confusao porque ele na parte de perguntar qual era o meu monitor eu fiquei á toa porque tenho um apple com uns 25 anos e não via la nada parecido, primeiro escolhi la um o ecran ficou a tremer nao deu para ver nada.

Nao sei como resolver esse aspecto.

2º se instalar isto terei dificuldades em aceder á net tendo clix 2 megas?

Posted
eu tenho ali o RedHat fedora core  e acontece que estou a pensar muito serialmente em instalo.

tenho dois problemas.

1º A primeira vez que o instalei foi uma confusao porque ele na parte de perguntar qual era o meu monitor eu fiquei á toa porque tenho um apple com uns 25 anos e não via la nada parecido, primeiro escolhi la um o ecran ficou a tremer nao deu para ver nada.

Nao sei como resolver esse aspecto.

2º se instalar isto terei dificuldades em aceder á net tendo clix 2 megas?

Eu sinceramente ía para outra distribuição. Mas normalmente estas nas instalação não costumam perguntar qual o tipo de monitor, talvez essa já seja um pouco antiga porque RedHat Fedora Core não existe. A distro Red hat foi descontinuada, o que existe agora é Fedora Cora (actualmente na versão 4).

Quanto à net não tema  ver com a velocidade mas sim quando ao modem.

Fica bem;))🙂😉

Posted

obrigado, estou um pouco com "medo" de deixar o windows e passar ao LINUX e depois nao me adaptar pelos componentes que o meu pc tem, falando na configuraçao do monitor por exemplo.

Existe algum local onde possa arranjar uma versão boa para mim e para o meu pc ?

Posted

Lol eu ia para uma debian based (yeah debian fanboy here 🙂 ) não gosto de rpm's 😄 anyway Ubuntu actualmente é a distro com melhor suporte e mais facil tanto para n00bs como para utilizadores normais e habituados a linux 🙂

Posted
Lol eu ia para uma debian based (yeah debian fanboy here 🙂 ) não gosto de rpm's 😄 anyway Ubuntu actualmente é a distro com melhor suporte e mais facil tanto para n00bs como para utilizadores normais e habituados a linux 🙂

Subscrevo. Ubuntu é óptimo para quem está a começar no mundo do Linux (como eu comecei há pouco tempo) e tambem é bom para os mais experientes. É uma distro que tem muito a dar e muito por onde explorar.

Cumps

Posted

dica importante: nunca ter problemas em perguntar nada! por vezes são pequenas coisas que nos fazem desistir de coisinhas simples 😄 vais ver que se te empenhares a serio nisso torna-se tudo uma rotina e até vais sentir falta dos momentos em que não estás na console 🙂

Posted

Quickfire obrigado pela gentileza e apoio 🙂

só tenho umas questões básicas.

1º Visto que da outra vez que instalei LInux Redhate Fedora a dectectar o meu monitor foi uma coisa séria, neste Ubuntu vou ter problemas?

2º COmandos básicos a saber? Imaginem que quero instalar o Messenger no Linux , era possivel ? no site de download nao vai aparecer um exe certamente, quais sao os tipos de ficheiros que aparecem quando tento fazer um download ? o que tenho que fazer apos o download ?

por exemplo em http://darkstar.ist.utl.pt/games/  vejo alguns .run outros tar.gz outros sh . Fico á toa quando olho para isto

Posted

Primeiro objectivo depois de instalação, configurar o acesso á Internet e vir aqui ao forum ter com o pessoal... 🙂

Quanto a MSN, o ubuntu vem com o Gaim se não me engano, se quiseres depois instalar qualquer coisa após ter a net a funcionar podes ir ao Synaptic e procurar pelo nome do programa. Se não existir no repositório do ubuntu, sacas o pacote debian de outro lado ou compilas a source.

Posted
Primeiro objectivo depois de instalação, configurar o acesso á Internet e vir aqui ao forum ter com o pessoal... 🙂

O Ubuntu configura automaticamente (isto se ligado por cabo de rede) e acedes logo á net.

1º Visto que da outra vez que instalei LInux Redhate Fedora a dectectar o meu monitor foi uma coisa séria, neste Ubuntu vou ter problemas?

Problemas? Nada de muito grave. Pode a imagem saír fora do monitor quando não tens as drivers instaladas, mas é uma questão de um centimetro para ai...

2º COmandos básicos a saber? Imaginem que quero instalar o Messenger no Linux, era possivel ? no site de download nao vai aparecer um exe certamente, quais sao os tipos de ficheiros que aparecem quando tento fazer um download ? o que tenho que fazer apos o download ?

Calma...isso tu aprendes lendo uns tópicos de uns FAQs, fazendo umas perguntas, mas desde já te digo que não é nada de complicado.

Depois de fazeres a primeira vez é sempre a andar.

Cumps

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.