Jump to content

problema com as "3as" teclas em geral

Recommended Posts

Posted

hey ya fellows!

eu já tentei pedir ajuda no forum do ubuntu mas pelos vistos ninguém sabe resolver esta porcaria *hopes that anyone in pap can help him*

bom, vou directo ao assunto:

eu todo contente instalei o ubuntu. já com a antiga experiência do suse e de mais outras distros que agora não me lembro bem quais, sabia que ia ter problemas com o teclado mas que se podiam resolver com alguns comandos.

pois bem, tudo bem configurado. acento grave/agudo/circonflexo, til, "dois pontinhos em cima", etc etc etc BUT!!! e esta é a pior parte, o arroba não funca, o parentesis recto não funca, o euro não funca. bom, nenhuma das 3as teclas funca, se é que me compreendem nem o c com cedilha.

bom, tentando resolver o prob lá fui eu às opcões do teclado e havia lá um sítio para configurar a tecla que dá aceso Às 3as teclas. carreguei lá mas sempre que mudo uma dessas opcões aparece-me o seguinte erro

nota: ta traduzido para inglês por mim porque postei isto no forum do ubunto. quem quiser ver em pt abram a imagem

Error activating XKB configuration.

It may happen in various circumstances:

- an error in the libxklavier library

- an error in the X server (xkbcomp, xmodmap utils.)

- X server with an incompatible implementation of the libxkbfile library

Data of the X server version:

The X.Org Fountation

60802000

If you mention this situation as an error (in english), include:

- the result of xprop -root | grep XKB

- the result of gconftool-2 -R /desktop/gnome/peripherals/keyboard/kbd

T1_-1_1011677.png

o erro aparece sempre aos pares e aparece sempre que faco login no X server...

someone please help me!!! é muito frustrante ter que tar sempre à procura do arroba num site e fazer copy e paste para o que quer que seja que precisamos..

obrigado pela vossa atencão 😛

Posted

hasde ver na net se nao encontras algum file de config do teclado eu uma ves no slackware tive k meter o ficheiro do teclado a mão pk ele nao me fazia as teclas, nao me lembro e kual e o nome disso mas no site dos gajos deve haver

Posted

mas o mais estranho e que as teclas estupidas de atalhos que tao em cima tipo browser, email client, paly music, o meu computador, calculadora e isso funcam. o arroba é que não XD

a proposito, ainda nao tentei com outro teclado porque não tive tempo de ir ao linux..