Jump to content

Recommended Posts

Posted
Em 08/01/2026 às 19:32, Diogo.ogo disse:

Muito obrigado, quero começar a trabalhar o quanto antes nessa área, por isso vou me dedicar ao máximo,

Penso que vá ser muito difícil arranjar emprego nesta área sem uma licenciatura ou mestrado

Posted (edited)
Em 10/01/2026 às 11:47, JakeBass disse:

Tens alguma informação mais concreta acerca dos requisitos para arranjar emprego na programação?

Depende de vaga para vaga. A maioria menciona a licenciatura como requisito, algumas requerem mestrado, mas ainda há quem contrate mesmo sem que a pessoa tenha um canudo de um curso superior (honestamente não sei o quão comum ou incomum é).

Não há uma "medida que caiba a todos". Lembro que "programação" é extremamente amplo e vago (p.e. programar uma aplicação móvel não tem nada a ver com software para infra-estruturas críticas). Portanto também depende dos ramos ou áreas nos quais pretendes trabalhar.

Edited by thoga31
typo
  • Vote 1

Knowledge is free!

Posted

É incomum no sentido em que os menos dedicados desistem. É comum o suficiente para haver vários testemunhos de pessoas nessa situação.

Não existe nenhum impedimento legal para tal excetuando certos cargos, não é como conduzir sem carta ou como se tivéssemos que ir para uma instituição programar numa mainframe como antigamente.

O quanto antes não vai ser de certeza mas é possível. Também não sabemos se é por conta própria ou de outrém.

Recomendo o seguinte livro relacionado com este assunto: "The Access Doctrine: Technology, Inequality, and the Political Economy of Hope" por Daniel Greene.

Lista de programadores famosos sem curso superior:

- Bill Gates
- Mark Zuckerberg
- Jack Dorsey
- Evan WIlliams
- David Karp
- John Carmack
- George Hotz
- Anders Hejlsberg
- Miguel de Icaza

• Vote 1
Posted (edited)
Em 14/01/2026 às 19:52, JakeBass disse:

É incomum no sentido em que os menos dedicados desistem. É comum o suficiente para haver vários testemunhos de pessoas nessa situação.

Não existe nenhum impedimento legal para tal excetuando certos cargos, não é como conduzir sem carta ou como se tivéssemos que ir para uma instituição programar numa mainframe como antigamente.

O quanto antes não vai ser de certeza mas é possível. Também não sabemos se é por conta própria ou de outrém.

Recomendo o seguinte livro relacionado com este assunto: "The Access Doctrine: Technology, Inequality, and the Political Economy of Hope" por Daniel Greene.

Lista de programadores famosos sem curso superior:

- Bill Gates
- Mark Zuckerberg
- Jack Dorsey
- Evan WIlliams
- David Karp
- John Carmack
- George Hotz
- Anders Hejlsberg
- Miguel de Icaza

No meu caso, também não tenho curso superior, tenho apenas o 12º ano.

Num entanto, não me querendo gabar, sou muito competente em várias áreas da informática, tanto backend e frontend com 11 anos de experiencia. E digo te que mesmo assim, se quiser mudar de emprego, vou ter dificuldade em encontrar uma oportunidade que me pague um valor justo pelas competências que tenho, ou até mesmo encontrar emprego. 

Todos os anos são formados +600 engenheiros informáticos em portugal, não há empregabilidade para todos, ainda mais considerando que a IA já faz o mesmo (ou melhor) trabalho que um programador júnior.  E mesmo com a licenciatura, maior parte começa a carreira a receber miseravelmente, Fica muito difícil um empregador considerar alguém que não tenha curso. Isto, na minha opinião.

Edited by user
Posted

Isso demonstra uma certa insegurança da tua parte. Se és competente e tens experiência, não deverias ter esse problema. Tendo essa escolha, um empregador vai preferir alguém com experiência a um novato.

As pessoas que são contratadas nem sempre é por terem mais qualificações, depende também da postura do candidato e de outros fatores.

Para mim, a IA até é uma vantagem, consigo ser mais produtivo e continua a haver pessoas que precisam de alguém que saiba usar as ferramentas de IA.

• Vote 1
  • 2 months later...
Posted (edited)

Python foi a minha "primeira" linguagem! "Primeira" porque, antes, aprendi Batch com uns livros do meu pai e através do passa-palavra entre amigos, mas, ainda assim, considero que a primeira linguagem a sério foi Python.

Depois de te sentires confortável com Python, aconselho-te a aprenderes um pouco de C (foi a minha 3.ª linguagem). Apesar de já não ser uma linguagem muito presente no mercado de trabalho (salvo raras exceções), é a base de todas as outras. Garanto-te que, durante o teu processo de aprendizagem, vais entender como muita coisa que dás como garantida em Python, e em muitas outras linguagens, funciona por trás.

Este é o percurso das linguagens que aprendi até agora (entre parênteses estão as linguagens que estou a aprender de momento e, sublinhadas, as que recomendo aprender):
Python3 > Visual Basic 6.0 > C > Java > PHP > OCaml > C++ > Javascript/Typescript > C# > (Rust) > (Kotlin)
Apenas recomendações, dependendo do que tenhas interesse em aprender/trabalhar podes explorar outras linguagens.

Quanto às IAs, recomendo evitar usar o quanto conseguires durante o processo de aprendizagem. Dessa forma consegues desenvolver independência e quando fores realmente para usar por necessidade vais ter muito mais noção do que precisas.

Em relação ao trabalho, confesso que o mercado de momento está bastante complicado, mas não é nada que, com alguma insistência, não se consiga. Quanto a formações, há muito conteúdo disponível online gratuitamente; no YouTube tens alguns cursos bastante completos sobre linguagens. Por exemplo, eu aprendi Python com um canal brasileiro, o "Curso em Vídeo", há uns 7 ou 8 anos e se conseguires entender inglês o céu é o limite (posso recomendar-te alguns canais de YouTube, se quiseres). Tens também alguns sites, ou até mesmo a documentação das próprias linguagens, onde por vezes encontras um passo a passo prático. Dois exemplos que me ocorrem são a documentação de Rust (que tenho andado a estudar por conta própria) e o The Odin Project (através do qual tenho acompanhado uma pessoa, numa situação parecida à tua, a aprender também).

Atenção: se estiveres a pensar em pagar por um curso de programação numa instituição que não seja uma universidade ou um politécnico, não o faças. Uma amiga minha acabou por entrar num curso desses (no caso, na MasterD), e deparou-se apenas com um conjunto de PDFs muito mal explicados a "ensinar" matéria completamente desatualizada, de forma desorganizada e apressada. Ela chegou ao fim do curso a ter de aprender as coisas por conta própria, sem entender os conceitos mais simples das linguagens. Isto tudo a pagar o equivalente a um ano de propinas numa universidade.

Qualquer dúvida, o Portugal-a-Programar está mais que disponível a ajudar-te!

Edited by AshKetshup

Mas façam o que fizerem nunca façam:

sudo apt remove python

• 4 months later...
Posted
Citação

Se estiveres a pensar em pagar por um curso de programação numa instituição que não seja uma universidade ou um politécnico, não o faças.

Errado. Se tiver algo mais a dizer sobre alguma instituição de formação sem apresentar factos, acuso-o de difamação. Para além dos PDFs, estas escolas também pagam por salas de formação e equipamento informático. A Master D tem parceria com a CompTIA que é uma certificação muito cobiçada.

Temos por exemplo a Tokyo School, a 42 School, ATEC, a CESAE Digital e os cursos CtEsp. Que poderão ser superiores a um curso no youtube.

Em nota relacionada, tenho um desenvolvimento sobre este assunto:

https://tomasantunes.substack.com/p/autoridade-verificacao-e-o-fim-do

TLDR:

Se essa credencial é um requisito, tem que estar explícito da parte do contratante.

Se o contratante requer uma credencial mais elevada do que a credencial apresentada, está na liberdade do contratante ter esse requisito.

Se uma pessoa anónima afirma ter a credencial e autoridade falsa de dizer que representa o mercado todo e que o mercado todo está a pedir a mesma credencial para todos os postos e ainda por cima insultar o candidato em vez de rejeitar educadamente, é crime.

Cada um é livre de gerir o seu negócio de software ou de consultoria de software como bem lhe entender e fazer as propostas que quiser a quem quiser e quem se opuser a isso sujeita-se a ir contra o príncipio do mercado livre.

Uma pessoa dizer que tem uma credencial porque andou a ver videos de youtube não é verificável por uma entidade terceira portanto não é válido. É "teatro e performance de credencial".

Tal como numa aplicação web, cada utilizador tem uma autenticação (que identifica quem essa pessoa é) e uma autorização que define quais as permissões desse utilizador no sistema e cada administrador de sistema pode definir essa política como bem lhe entender.

Posted
Em 29/08/2026 às 17:36, JakeBass disse:

Se tiver algo mais a dizer sobre alguma instituição de formação sem apresentar factos, acuso-o de difamação.

Uma coisa é não concordar. Outra é "acusar de difamação".
O que foi partilhado é apenas a experiência de terceiros, que vale o que vale. Não é caso para tanto.

Em 29/08/2026 às 17:36, JakeBass disse:

Em nota relacionada, tenho um desenvolvimento sobre este assunto:

https://tomasantunes.substack.com/p/autoridade-verificacao-e-o-fim-do

O artigo citado foi publicado 1 hora antes da resposta aqui, o qual, diga-se de passagem, achei indigesto.

Se consegui perceber o intuito do que foi escrito, em contexto com o que aqui respondeste, e após descascar as camadas de padrões clássicos de ferramentas modernas de auxílio de escrita e tarefas afins, confirma-me se o teu ponto se resume essencialmente a isto:

• Ver vídeos no YouTube não confere uma credencial auditável por terceiros;
  • Os empregadores têm autonomia para exigir certificações e/ou diplomas específicos.

• Vote 1

Knowledge is free!

Posted

Falta a parte de que os candidatos têm a liberdade de não ter as certificações que os empregadores estão a "requisitar" e terem o direito de participar no mercado.

Se têm resultado positivos com isso ou não é problema deles.

Posted (edited)

No meio disto tudo fiquei com uma questão, @JakeBass, o que é que o cu tem a haver com as calças? Eis o que eu entendi do teu post:

• Demonstraste que discordas com a minha sugestão de não pagar por um curso fora de uma instituição de Ensino Superior;
  • Que vocês na MasterD, têm acesso a certificações cobiçadas, e afirmas que algumas delas podem até ser melhor que o YouTube;
  • Acusas-me de difamação quando estou apenas a expressar experiências que aconteceram ao meu redor;
  • Depois contrarias-te a ti próprio, com um "artigo", gerado 1 hora antes (por Inteligência Artificial) de responderes aqui, que usas como "citação" na tua resposta como se desse alguma autoridade;
  • E no fim o "artigo", nem sentido faz tanto para o aparente ponto que estás a tentar justificar como para o conteúdo deste tópico.

O tópico é sobre sugestões para quem está a começar em programação e sobre procura de emprego.
Achei ridículo. 

Edited by AshKetshup

sudo apt remove python

Posted (edited)

Claro. O tópico é "Ajuda para começar na programação." e descamba sempre para insultar as qualificações das pessoas.

Eu compreendo que possa haver pessoas que estão insatisfeitas com cursos da MasterD mas também há pessoas que estão insatisfeitas com as universidades e um profissional que tirou o curso na MasterD não vai calar e consentir que estejam a dizer mal da qualificação dele.

Aconselho-te a retirar o que disseste se não queres que eu continue a gastar tokens com este processo.

Edited by JakeBass
Posted
Em 30/08/2026 às 17:52, JakeBass disse:

Falta a parte de que os candidatos têm a liberdade de não ter as certificações que os empregadores estão a "requisitar" e terem o direito de participar no mercado.

Estamos esclarecidos quanto ao cerne disto tudo: o mercado é livre para exigir requisitos e os candidatos são livres para escolher as suas opções formativas e arcar com as consequências disso. Não entendo a necessidade da volta que foi dada para se chegar a isto.

Em 30/08/2026 às 22:05, JakeBass disse:

um profissional que tirou o curso na MasterD não vai calar e consentir que estejam a dizer mal da qualificação dele

Ninguém disse que tens de "calar e consentir". Tens uma experiência diferente? Tudo bem. Relatarias a tua experiência, lamentarias que outra pessoa tenha alegadamente tido uma experiência negativa, e o tópico estaria encerrado.
Em vez disso, estamos perante o que quer que isto seja. O tópico ficou desnecessariamente inquinado sem trazer nada de positivo a ninguém.

P.S.: Não deixa de ser irónico que o "artigo" que "escreveste" e citaste para fundamentar a tua posição critique precisamente a obsessão por manter um "tribunal permanente", o recurso a contrainterrogatórios, o uso de vocabulário jurídico-penal e a incapacidade de abandonar disputas verbais inconsequentes, para logo a seguir vires para o tópico fazer exatamente isso: exigir retratações ("aconselho-te a retirar o que disseste"), falar em "difamação" e prometer continuar a "gastar tokens" numa troca estéril de recriminações sobre opiniões alheias.

Ficou demonstrado o ponto inicial. Por mim, encerro por aqui esta vertente e devolvo o espaço a quem abriu o tópico para aprender a programar.

• Vote 1

Knowledge is free!

Posted

Aconselho-te a retirar o que disseste se não queres que eu continue a gastar tokens com este processo.

Por favor, continua a gastar tokens, é da forma em que as minhas ações em IA continuam a subir.

Em vez de "escreveres" textos longos sem nexo nenhum talvez usares a cabeça para pensar em vez de para meter prompts em qual quer que seja o modelo de IA que usas.

• Thanks 1
Posted

Como se a escrita manual fosse com a cabeça e não a referenciar textos de outros sítios.

Mas se quiseres ser convocado com algum tempo de preparo para ambos os lados apresentarem o papertrail e os depoimentos das testemunhas a uma terceira entidade a aplicar a pena também se faz.

Fica sempre em águas de bacalhau e esses estabelecimentos continuam abertos a não ser que alguém faça alguma coisa.

Não tenho nenhum relacionamento com a Master D em particular, queria só dizer que por ter uma credencial menor não sou bitch de ninguém.

Posted (edited)

Cavalheiro, tem razão escrita manual está fora deste século. Portanto tomei a liberdade de levar as "tuas" ultimas mensagens e "artigo" a uma IA visto que levas o que é gerado com uma igual importância:

NCWXeIiEeViXWJho93F0H0c=&edited=true

Aprecia.

Edited by AshKetshup

sudo apt remove python