Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa Tarde a todos

Agradeço ajuda a fim de perceber a razão do que apresento.

Tenho uma aplicação para uso pessoal feita por mim em VB.

Quando executo a rotina para apresentar resultados entre datas (Ex. DataInicial  2025-01-01 e DataFinal 2025-09-03) só me apresenta  1 Registo, 

se eu mudar o ano da DataInicial para 2024-01-01

a consulta apresenta os registos todos correspondentes. ao Ano 2025

Segue o código da rotina

NOTA: 1 Tenho o mesmo programa no portatil e funciona bem com a mesma rotina

2 Base Dados Access 

Dim DataInicio = Format(DateTimePicker1.Value, "yyyy-MM-dd")     

Dim DataFim = Format(DateTimePicker2.Value, "yyyy-MM-dd")                     

Dim ConnectionString As New OleDbConnection("Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0; Data Source=C:\Users\Justino\Documents\DespesasCaseiras\DespesasPessoaisFamiliares.mdb;")    

Dim Query As String = "SELECT Id,Data,Designacao,Despesa,Categoria,SubCategoria,Familiar FROM DadosActuais Where Data BETWEEN '" & DataInicio & "' AND '" & DataFim & "' AND Categoria Like '" & Trim(TextBox1.Text.ToString) & "%' AND SubCategoria Like '" & Trim(TextBox2.Text.ToString) & "%' AND Familiar Like '" & Trim(TextBox3.Text.ToString) & "%' Order By Id"      

Dim DataAdapter As New OleDbDataAdapter(Query, ConnectionString)      

Dim MyData As New DataSet      

DataAdapter.Fill(MyData, "DadosActuais")      

' Neste caso utilizei uma datagridview para visualizar os dados      

Me.DataGridView1.DataSource = MyData.Tables("DadosActuais")        

'Conta as linhas da Grid e coloca na Label      

Label1.Text = Nothing       

Label1.Text = "Este Filtro encontrou - " & Me.DataGridView1.RowCount - 1 & " Registos"     

Button2.Enabled = True       

ConnectionString.Close()       

Call ControlaGrid()      

Call SomarColunas()
Posted

Não sei se ajuda, terá de experimentar... usei o chatgpt (que também se engana...) e obtive, de uma forma resumida, esta resposta:

Access não entende o formato yyyy-MM-dd (esse é formato ISO, usado no SQL Server ou MySQL).

No Access, as datas devem ser no formato americano MM/dd/yyyy.

Além disso, devem estar delimitadas por # em vez de '.

Exemplo correto:

SELECT * FROM Tabela WHERE Data BETWEEN #01/01/2025# AND #09/03/2025#

O facto de no portátil funcionar pode ser porque lá o regional settings do Windows aceitam o formato de data que você está a gerar, mas no outro PC não.

Como você está a concatenar a string SQL, está a passar as datas entre aspas ' em vez de #, e ainda por cima no formato yyyy-MM-dd, que pode ser interpretado errado no Access, daí só aparecer 1 registo.

Dim DataInicio As String = "#" & Format(DateTimePicker1.Value, "MM/dd/yyyy") & "#"
Dim DataFim As String = "#" & Format(DateTimePicker2.Value, "MM/dd/yyyy") & "#"

Dim Query As String = "SELECT Id, Data, Designacao, Despesa, Categoria, SubCategoria, Familiar " &
                      "FROM DadosActuais " &
                      "WHERE Data BETWEEN ? AND ? " &
                      "AND Categoria Like ? " &
                      "AND SubCategoria Like ? " &
                      "AND Familiar Like ? " &
                      "ORDER BY Id"

Dim cmd As New OleDbCommand(Query, ConnectionString)
cmd.Parameters.AddWithValue("?", DateTimePicker1.Value.Date)
cmd.Parameters.AddWithValue("?", DateTimePicker2.Value.Date)
cmd.Parameters.AddWithValue("?", Trim(TextBox1.Text) & "%")
cmd.Parameters.AddWithValue("?", Trim(TextBox2.Text) & "%")
cmd.Parameters.AddWithValue("?", Trim(TextBox3.Text) & "%")

Dim DataAdapter As New OleDbDataAdapter(cmd)

Assim não depende de formato nenhum.

Posted

Obrigado desde já pela atenção Fausto Luís

Tentei com os dados por si apresentados e não funcionou

Retornei aos dados que tinha, e constato que com ao recuar  com a DataInicial para o ano 2023 ou 2022 funciona, não funciona com 2024 e 2025

Estou a dar em maluco

Posted

O que parece estranho é funcionar no portátil.

De qualquer forma, a sugestão de usar parâmetros no seu query, parece-me a mais indicada, O '#' antes e depois de uma data, também é usada, por norma, no Access.
O que posso sugerir mais:

1. Coloque um break-point  em'Dim DataAdapter As New OleDbDataAdapter(Query, ConnectionString)'; verifique qual o conteúdo de 'Query' e copie o seu conteúdo
2. No Access, crie um novo query e cole. Execute e vá alterando os valores para as datas, para ver se descobre onde possa estar o problema; assim, escusa de estar sempre a alterar o código, compilar, executar, ...
3. Uma vez que o programa corre sem problemas no portátil, parece que  problema possa estar no formato (cultura) das datas que tem definidas nesse pc

Outra coisa que não entendo bem, é o porquê de tantos 'AND' no seu query, mas não conheço a aplicação; se só quer o intervalo entre datas...; ou seja o problema poderá estar nos dados em si, que não são datas, mas que estão no query;

Usei o Access muito tempo, mas apenas para criar protótipos rápidos; se só o usa para armazenar dados, sugiro que experimente outros motores de dados; como o seu programa é para uso pessoal, se não processar muitos registos, o SQLite (por exemplo) ajusta-se perfeitamente.

Foram os meus 5 cêntimos

Posted (edited)

Bom dia Fausto

Uma pergunta faço eu. Será por ter muitos registos na BD Access (12697).

Faço uma busca a partir de 2009 até 2025, e só aparecem registos até 2023 (estou a usar a sua rotina)

Edited by Chamuanza
Acrescentar dados
Posted

Questiono se não haverá alguma parametrização que esteja a limitar a extração de registos, à semelhança do TOP no SQL Server ou do LIMIT no MySQL.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

O mais problemático, a meu ver, é que o programa funciona no portátil... no query apresentado, não existe 'TOP' ou qualquer outra coisa pareceida... por isso apontei alternativas, como debug e execução do query em Access;, sem esquecer o uso de '#' nas datas... 

De 2009 a 20023 tudo parece ok, certo? quando faz o query em Access de 01/01/2024 até 31/12/2025, não tem qualquer registo? Experimente com a data.fim 12/31/2026; tem erro? Com o mesmo MDB no portátil mostra tudo o que esperava? Estranho...  lembre-se, as datas no Access usam o prefixo e sufixo '#; veja na documentação.

12697registos? em todas as tabelas, ou o programa só usa uma? tem relacionamentos, chaves estrangeiras para relacionar outras tabelas, etc? Tudo isso ocupa espaço no MDB... Se o MDB ficar grande (> 100 MB), por exemplo, pense em alternaticas; a migração será pacífica.

No limite, envie o mdb em formato zip, com algus registos (reais com datas anteriores a 2024 e alguns com datas posteriores;; talvez assim consiga uma melhor análise

Posted (edited)

Após criar a tabela em Access, inseri alguns registos com dados fictícios:

ID    Data    Designacao    Despesa    Categoria    SubCategoria    Familiar
1    21/01/2023    Designacao 2023    1000    Categoria 1    Sub categoria 1 da categoria 1    Familiar 1
2    21/04/2025    Designacao 2025    250    Categoria 1    Sub categoria 2 da categoria 1    Familiar 1
3    05/01/2009    Designacao 2025    350    Categoria 2009    Sub categoria 1 da categoria 2009    Familiar 2
4    01/06/2024    Designacao 2024    125    Categoria 2024    Sub categoria 1 da categoria 2024    Familiar 3

Query: todos os registos:

Citação

SELECT DadosGerais.Id, DadosGerais.Data, DadosGerais.Designacao, DadosGerais.Despesa, DadosGerais.Categoria, DadosGerais.SubCategoria, DadosGerais.Familiar
FROM DadosGerais
WHERE Data Between #01-01-2009# and #31-12-2025#

Resutado:

Id    Data    Designacao    Despesa    Categoria    SubCategoria    Familiar
1    21/01/2023    Designacao 2023    1000    Categoria 1    Sub categoria 1 da categoria 1    Familiar 1
2    21/04/2025    Designacao 2025    250    Categoria 1    Sub categoria 2 da categoria 1    Familiar 1
3    05/01/2009    Designacao 2025    350    Categoria 2009    Sub categoria 1 da categoria 2009    Familiar 2
4    01/06/2024    Designacao 2024    125    Categoria 2024    Sub categoria 1 da categoria 2024    Familiar 3

Query para datas de 2024 a 2025:

Citação

SELECT DadosGerais.Id, DadosGerais.Data, DadosGerais.Designacao, DadosGerais.Despesa, DadosGerais.Categoria, DadosGerais.SubCategoria, DadosGerais.Familiar
FROM DadosGerais
WHERE Data Between #01-01-2024# and #31-12-2025#

Resultado:

Id    Data    Designacao    Despesa    Categoria    SubCategoria    Familiar

Tudo feito dentro do Access... parece funcionar

Ou o problema poderá na configuração standard que tem para datas no seu sistema, ou o seu programa tem algum bug na formatação das datas; confirma que o mesmo programa funciona bem num outro dispositivo? Já comparou  configuração de cada um deles (nomeadamente o formato das datas?

Edited by Fausto Luís
typos
Posted

As limitações não necessitam de ser explicitas na query, podem ser implicitas. Por exemplo, o MySQL Workbench, não dizendo nada, só retorna X linhas.
A configuração do sistema, ou da connection string, pode levar a um corte. Um exemplo simples de compreender é o valor de timeout, que pode ser controlado em vários locais e de várias formas.

Há uma forma simples para ajudar a despistar o problema.
Em vez de se executar um select * executa-se um select count para compreender quantos registos são efetivamente selecionados.
Recordo que as datas, devido aos seus inumeros formatos, pode causar alguns dissabores. Podemos ter 01/12/2025 e enquanto um português lê 1 de dezembro de 2025, o sistema informático pode ler 12 de janeiro de 2025. Os formatos é outro parametro que pode ser manipulado em vários locais.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

Um bem aja Fausto

Já dei conta do problema

1º Tive que alterar na tabela do Access a coluna da Data para Data estava como Texto

2º Fiz o Select conforme o código

Dim Query As String = "SELECT Id,Data,Designacao,Despesa,Categoria,SubCategoria,Familiar FROM DadosActuais Where Data BETWEEN #" & DataInicio.ToString("yyyy-MM-dd") & "# AND #" & DataFim.ToString("yyyy-MM-dd") & "# And Categoria Like '" & Trim(TextBox1.Text.ToString) & "%' AND SubCategoria Like '" & Trim(TextBox2.Text.ToString) & "%' AND Familiar Like '" & Trim(TextBox3.Text.ToString) & "%' Order By Id"

Obrigado pela atenção, não tendo a certeza acho que possa ter havido alteração em alguma actualização do Windows

Posted (edited)

Ainda bem. que resolveu. Uma última sugestão: nos seus queries com "WHERE" use sempre parâmetros como boa prática (tem exemplos nas respostas anteriores):

. Impede que entradas maliciosas alterem a lógica da query
. Ao usar parâmetros, o plano de execução da query pode ser reutilizado pelo banco de dados, porque a estrutura da consulta não muda.
          Raw queries com strings diferentes em cada execução podem gerar múltiplos planos desnecessários.
          Consultas parametrizadas mantêm a mesma estrutura, apenas mudando os valores.

Usar parâmetros poupa o trabalho de 'escapar' aspas, barras, e outros caracteres especiais, que podem causar erros ou vulnerabilidades

Além disso, o seu query parece-me de difícil leitura;, demasiado longo, o que não facilita a sua manutenção..  Experimente usar o StringBuilder.

Abraço

Edited by Fausto Luís