Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas a todos.

No meu HTML estou a recolher uma data da seguinte forma:

Data: <input type="date" name="boxdata">

Aqui não tenho qualquer problema, até porque a data que pede está em formato português: dd/mm/aaaa

Mas quando quero lá colocar um certa data se estiver em formato dd/mm/aaaa dá erro porque só aceita data em aaaa/mm/dd

Data: <input type="date" name="boxdata" value="<%=session("data")%>">

Isto obriga-me a mudar constantemente o formato da data.

Alguém sabe como ultrapassar este problema? Será alguma configuração no IIS?

Obrigado

Posted

O formato do input date nativo depende da língua do browser.

No valor vai estar em formato YYYY-MM-DD mas no input vai ser apresentado de acordo com a língua do browser.

O melhor é utilizar uma biblioteca de datepicker que te permita definir um formato igual para todos os browsers.

• Vote 1
Posted

Por norma, o formato YYYY-MM-DD costuma ser conveniente para as linguagens de programação no servidor (pelo menos nas que usei).  Por isso, esperaria que não tivesses problemas a usar o input.  O maior inconveniente que vejo é depois garantir que todas as datas são apresentadas de forma consistente (com tags time e algum JavaScript também se deve resolver o problema, mas é pena que o HTML não suporte isto nativamente).

• Vote 1
Posted

Obrigado pelas respostas / sugestões.

Vou ter de fazer uns testes e ver se é viável caso contrário continuo a usar o input type="text" como tenho usado até aqui e apenas necessito de converter para YYYY-MM-DD quando quero colocar na base de dados. desenvolvi uma função (data_para_post) que está na minha livraria principal.

Com o type="date" , quando passo o valor para dentro do input terei que transformar a data para YYYY-MM-DD e quando vou buscar o valor da data ao input terei de voltar a colocar em DD-MM-YYYY. É muita conversão.

Será que há algum método de trabalhar menos tendencioso a arranjar problemas?

Posted

A minha recomendação é para armazenares datas em tipos de dados destinados a esse propósito (e.g. date em Postgres, LocalDate em Java, datetime.date em Python).  Estes tipos de dados por norma também preferem o formato YYYY-MM-DD, o que é consistente com Javascript.

Nesta abordagem, a conversão para outro formato seria feita apenas na apresentação/UI.

Ainda assim, o input nativo pode não ser apropriado, pois à partida queres que a apresentação de datas faça match do locale da página (e.g. se tens um site em inglês, as datas devem ser apresentadas em inglês), enquanto que o formulário nativo irá ser ajustado ao locale do browser.  Por isso, continua a haver algum racional para usar um datepicker personalizável, como o @JakeBass sugeriu.  Mas mesmo neste caso, recomendo-te que armazenes as data em tipos próprios e no formato YYYY-MM-DD.

• Vote 1