Nelson16 Posted May 17, 2025 at 06:12 PM Report #634849 Posted May 17, 2025 at 06:12 PM (edited) [ANGOLA] Gostaria de saber se existe alguma tag específica no XML do SAFT para representar multa. No meu caso, algumas instituições aplicam multa aos alunos que atrasam o pagamento da propina. No entanto, não consegui encontrar no modelo do SAFT uma tag própria para representar essa multa. O SAFT possui tags claras para preço unitário, quantidade, tipo e valor do imposto, desconto e total da fatura — mas nada específico para multa. Poderiam, por favor, confirmar se realmente não existe uma tag para isso? E, caso não exista, qual seria a forma mais correta de representar a multa no XML? tenho posts aqui a + de uma semana mas ninguém está a me dar um feed-back, preciso solucionar este dilema. Edited May 17, 2025 at 06:15 PM by Nelson16
antseq Posted May 17, 2025 at 08:05 PM Report #634851 Posted May 17, 2025 at 08:05 PM Em 17/05/2025 às 19:12, Nelson16 disse: [ANGOLA] Gostaria de saber se existe alguma tag específica no XML do SAFT para representar multa. No meu caso, algumas instituições aplicam multa aos alunos que atrasam o pagamento da propina. No entanto, não consegui encontrar no modelo do SAFT uma tag própria para representar essa multa. O SAFT possui tags claras para preço unitário, quantidade, tipo e valor do imposto, desconto e total da fatura — mas nada específico para multa. Poderiam, por favor, confirmar se realmente não existe uma tag para isso? E, caso não exista, qual seria a forma mais correta de representar a multa no XML? tenho posts aqui a + de uma semana mas ninguém está a me dar um feed-back, preciso solucionar este dilema. Viva, Já lhe respondi no outro dia que não existem TAGs para vender carne, TAGs para vender ovos, TAGs para vender coca-colas, nem TAGs para "vender" (aplicar) multas, se assim fosse o SAFT teria centenas de TAGs para representar cada caso específico. No outro dia referiu que já tinha a "multa" na fatura e o problema seria apenas a exportação da mesma em SAFT, tal como referi e ainda para mais em Angola onde a AGT é bastante rígida no layout de impressão + ainda mais rígida no mapeamento layout de impressão => dados do SAFT (querem ver a mesma coisa 1:1), ou seja SE tem a sua fatura correcta com a multa (em conformidade com a lei vigente em Angola) a imprimir num layout exigido pela AGT, está lá de forma bastante clara (layout) o que deve exportar em SAFT. Provavelmente o seu problema é como representar a multa na fatura? no ecran? base de dados? e layout! estando estes identificados e em conformidade com a lei, a exportação do SAFT é directa tal como de qualqer outro documento. Diria que a multa, será representada, como uma linha normal acrescentada ao documento.... provavelmente com IVA taxa normal!? ou isenta de IVA com o respectivo motivo justificativo de isenção... ou seja é a faturação de um artigo normal, com a sua descrição, com o seu imposto associado... em 1 ou mais unidades (várias multas)... com ou sem desconto (por exemplo a primeira multa pode ter uma redução)... a exportação desta linha em SAFT segue o mesmos critérios que as restantes linhas. espero ter ajudado, cps,
Nelson16 Posted May 19, 2025 at 08:27 PM Author Report #634861 Posted May 19, 2025 at 08:27 PM (edited) Em 17/05/2025 às 21:05, antseq disse: Viva, Já lhe respondi no outro dia que não existem TAGs para vender carne, TAGs para vender ovos, TAGs para vender coca-colas, nem TAGs para "vender" (aplicar) multas, se assim fosse o SAFT teria centenas de TAGs para representar cada caso específico. No outro dia referiu que já tinha a "multa" na fatura e o problema seria apenas a exportação da mesma em SAFT, tal como referi e ainda para mais em Angola onde a AGT é bastante rígida no layout de impressão + ainda mais rígida no mapeamento layout de impressão => dados do SAFT (querem ver a mesma coisa 1:1), ou seja SE tem a sua fatura correcta com a multa (em conformidade com a lei vigente em Angola) a imprimir num layout exigido pela AGT, está lá de forma bastante clara (layout) o que deve exportar em SAFT. Provavelmente o seu problema é como representar a multa na fatura? no ecran? base de dados? e layout! estando estes identificados e em conformidade com a lei, a exportação do SAFT é directa tal como de qualqer outro documento. Diria que a multa, será representada, como uma linha normal acrescentada ao documento.... provavelmente com IVA taxa normal!? ou isenta de IVA com o respectivo motivo justificativo de isenção... ou seja é a faturação de um artigo normal, com a sua descrição, com o seu imposto associado... em 1 ou mais unidades (várias multas)... com ou sem desconto (por exemplo a primeira multa pode ter uma redução)... a exportação desta linha em SAFT segue o mesmos critérios que as restantes linhas. espero ter ajudado, cps, Irmão, gostaria só que me entendesses. Estou a precisar de uma ajuda. Estou a criar o meu software de faturação, porém estou com alguns problemas. 1º — Vamos supor que um estudante veio pagar a propina, porém ele tem 2 meses de atraso e a instituição decide aplicar uma multa pelo atraso. A propina é de 20.000 Kz, porém com a multa, que é de 4.000 Kz, o aluno irá pagar 24.000 Kz. Sobre as informações que estão na fatura/recibo, eu sei como representá-las no ficheiro. O único dado que está a dar-me um nó na cabeça é essa multa. Como faria para representá-la, se o preço unitário é 20 mil, e foi acrescentada uma multa de 4 mil? Como representar essa multa no SAFT? Edited May 19, 2025 at 08:30 PM by Nelson16
antseq Posted May 20, 2025 at 07:41 AM Report #634862 Posted May 20, 2025 at 07:41 AM Em 19/05/2025 às 21:27, Nelson16 disse: Irmão, gostaria só que me entendesses. Estou a precisar de uma ajuda. Estou a criar o meu software de faturação, porém estou com alguns problemas. 1º — Vamos supor que um estudante veio pagar a propina, porém ele tem 2 meses de atraso e a instituição decide aplicar uma multa pelo atraso. A propina é de 20.000 Kz, porém com a multa, que é de 4.000 Kz, o aluno irá pagar 24.000 Kz. Sobre as informações que estão na fatura/recibo, eu sei como representá-las no ficheiro. O único dado que está a dar-me um nó na cabeça é essa multa. Como faria para representá-la, se o preço unitário é 20 mil, e foi acrescentada uma multa de 4 mil? Como representar essa multa no SAFT? Se ainda estas a criar e ainda não foi a certificação da AGT, vai ter muitos nós na cabeça.... Da multa, 1) se a propina e a multa tem a mesma taxa de imposto linha 1: 1x, propina mensal, 20.000 Kz, imposto A linha 2: 1x, atraso no pagamento, 4.000 Kz, imposto A total : 24.000 kz ou linha 1: 1x, propina mensal com atraso no pagamento, 24.000Kz, imposto A total : 24.000 kz 2) se a propina e a multa tem diferentes taxa de imposto linha 1: 1x, propina mensal, 20.000 Kz, imposto A linha 2: 1x, atraso no pagamento, 4.000 Kz, imposto B total : 24.000 kz cps, * consulta a legislação fiscal para saber se a multa é considerada mesmo serviço com se fosse uma propina mais cara (mesmo imposto) ou se serviços distintos com taxas de imposto distintas.
Nelson16 Posted June 3, 2025 at 11:01 AM Author Report #634904 Posted June 3, 2025 at 11:01 AM Em 20/05/2025 às 08:41, antseq disse: Se ainda estas a criar e ainda não foi a certificação da AGT, vai ter muitos nós na cabeça.... Da multa, 1) se a propina e a multa tem a mesma taxa de imposto linha 1: 1x, propina mensal, 20.000 Kz, imposto A linha 2: 1x, atraso no pagamento, 4.000 Kz, imposto A total : 24.000 kz ou linha 1: 1x, propina mensal com atraso no pagamento, 24.000Kz, imposto A total : 24.000 kz 2) se a propina e a multa tem diferentes taxa de imposto linha 1: 1x, propina mensal, 20.000 Kz, imposto A linha 2: 1x, atraso no pagamento, 4.000 Kz, imposto B total : 24.000 kz cps, * consulta a legislação fiscal para saber se a multa é considerada mesmo serviço com se fosse uma propina mais cara (mesmo imposto) ou se serviços distintos com taxas de imposto distintas. a multa funciona como o desconto: EX: imposto é aplicado em (((preco_unit x quantidade) - desconto) + multa) agora no testador do saft ele está dar um erro. porque ele está tentar deduzir o valor total de (preço_unit x quantidade) - desconto acho que ele não está a considerar a multa, até porque é o único campo que não encontrei uma representação explícita mas os outros campos têm representação.
Recommended Posts