frost Posted May 17, 2025 at 12:42 PM Report #634848 Posted May 17, 2025 at 12:42 PM Tenho um problema com o terminal do arch linux. Eu ja o tenho instalado com a iso na oracle virtualbox. O meu problema é que eu quero ter uma interface gráfica nele e nao apenas a linha de comandos onde apenas posso digitar comandos. Eu nao sou nenhum expert em linux e esta é a primeira vez que mexo com linux por isso nao estou a entender bem. Supostamente pelo que eu pesquisei preciso sempre de wifi para fazer download de certas coisas. Vi tutoriais no youtube,chatgpt,wikilinux,google e tudo dizia para conectar a internet. O problema de conectar a internet e que quando eu faco ping google.com (ou qualquer dominio em geral)ele responde e pinga corretamente, mas quando coloco ip addr show ele nao me mostra nenhum ip pois nao esta conectado a nada. Nas defenicoes da virtualbox eu colocei o modo de conexao como Bridged. Quando coloco o comando iwctl device list ele tambem nao deteta nenhum dispositivo disponivel. E a mesma coisa quando coloco iwctl station list. por favor alguem ajude pls
Rui Carlos Posted May 18, 2025 at 08:44 AM Report #634852 Posted May 18, 2025 at 08:44 AM Qual é o output do ip addr show? Se estás a correr Arch numa máquina virtual, não deves precisar do iwctl. Rui Carlos Gonçalves
frost Posted May 18, 2025 at 05:57 PM Author Report #634854 Posted May 18, 2025 at 05:57 PM https://imgur.com/a/K2OI9QC eu nao sei se da para ver a imagem. Nao consigo enviar uma imagem direto Sim esta a correr numa maquina virtual.
M6 Posted May 19, 2025 at 03:14 PM Report #634858 Posted May 19, 2025 at 03:14 PM A menos que necessites mesmo do Arch Linux, para utiizadores inexperientes aconselho o Ubuntu, que já vem com interface gráfica incluida e funcional. Quanto à questão de rede, e pelo que vi pelo resultado do comando ph, podes estar a sofrer de problemas de configuração de rede do Virtual Box, que nada têm a ver com o Linux que tens instalado. No Virtual Box tens de dizer que tens uma placa de rede (virtual) que o teu Linux irá usar (no teu caso tens o enp0s3 (que pelo que vi não me aprece que esteja na tua rede). Podes ler aqui sobre as configurações de rede do Virtual Box: https://www.techbyheartacademy.com/how-to-configure-network-adapters-in-virtualbox/#How-To-Configure-Network-Adapters-In-VirtualBox-? 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Rui Carlos Posted May 19, 2025 at 06:08 PM Report #634859 Posted May 19, 2025 at 06:08 PM Aparentemente a rede está configurada, e com um IP comum para Virtual Box (10.0.2.15). Relendo a tua mensagem inicial ("[...] quando eu faco ping google.com (ou qualquer dominio em geral)ele responde e pinga corretamente [...]"), tens a certeza que a rede não está a funcionar? É que o ping é um indício de que a rede funciona (e até o DNS), e o resultado do ip addr show também aponta nesse sentido. O iwctl, como já disse, é irrelevante aqui, pois o Virtual Box vai expor um adaptador de rede não-wireless. Em todo o case, mudar para Ubuntu era capaz de não ser má ideia. Rui Carlos Gonçalves
Recommended Posts