hferreira Posted March 6, 2025 at 09:24 AM Report #634530 Posted March 6, 2025 at 09:24 AM Olá, Na vossa opinião (colocando o preço de lado para já), quais as melhores empresas com serviço de VPS do mercado nacional ?
Cr4zyKingLi0n Posted March 6, 2025 at 12:10 PM Report #634533 Posted March 6, 2025 at 12:10 PM Viva, Nenhuma diria eu. Dominiospt e ptisp já utilizei e esquece. Em termos de preço são razoáveis, mas em termos de suporte é para esquecer. Agora depende do tipo de serviço que esperas e se queres uma Vps managed ou selfmanaged. Caso seja selfmanaged diria que PtIsp seria a menos má. Como já mencionei aqui uso a Liquidweb eles tem servidores na europa, não é barato mas 95% dos problemas são resolvidos via chat em 10 minutos. Claro que tambem já apanhei 2 ou 3 problemas mais complexos ao longo dos anos que trabalho com eles que foram escalados para niveis superiores e demoraram mais tempo. A inmottion tambem me parece uma boa empresa e tambem tem servidores na europa.
hferreira Posted March 6, 2025 at 02:51 PM Author Report #634534 Posted March 6, 2025 at 02:51 PM Uso Azure há anos e se no inicio serviu bem agora está-se a tornar num peso morto. Eles cobram por trafego e já gasto consideravelmente mais em tráfego do que em servidor. Mesmo que outros sejam ligeiramente mais caros, quero ter um preço fixo, pois sei que dentro de 1 a 2 anos, o preço vai-se tornar ridiculo. Sim, já li sobre isso do Liquidweb e se achas caro, eu acho super barato em relação ao que eu pago. Esse já está na minha lista mas quero ver mais. Eu fui à procura de uma empresa (não é muito conhecida mas é antiga e usada por grandes ERPs) mas começou mal. Logo de arranque têm um upload 20x mais lento que o meu atual servidor já velho, o que naturalmente não posso aceitar e foi preciso fazer provas que o problema é deles e já vai em mais de 4 dias e ainda não resolveram. Logo estou já a ponderar abandonar o serviço ainda mal o trial começou, dai ter vindo à procura de sugestões. Obrigado.
Rui Carlos Posted March 6, 2025 at 06:36 PM Report #634536 Posted March 6, 2025 at 06:36 PM Se por "mercado nacional" te referes a empresas com os servidores em Portugal, não tenho experiência de VPS com nenhuma empresa. A nível de alojamento partilhado, a minha opinião sobre as empresas com servidores em Portugal têm ficado cada vez mais negativa ao longo dos anos. A minha experiência mais recente é com a PTISP, e para além do suporte não estar ao nível que gostaria, têm tido aumentos de preços absurdos. Pelo que li, a PTISP foi comprada por uma empresa internacional, por isso não espero grande coisa deles no futuro. No fórum temos usado a Hetzner e a Linode (links com referral da comunidade), e a experiência tem sido boa. O serviço tem sido fiável (a única excepção foi um DDoS na Linode há bastantes anos atrás). Raramente necessitamos de suporte, mas quando foi necessário, do que me lembro, o mesmo foi sempre rápido. Contudo, não têm servidores em Portugal. Em 06/03/2025 às 15:51, hferreira disse: Uso Azure há anos e se no inicio serviu bem agora está-se a tornar num peso morto. Eles cobram por trafego e já gasto consideravelmente mais em tráfego do que em servidor. Mesmo que outros sejam ligeiramente mais caros, quero ter um preço fixo, pois sei que dentro de 1 a 2 anos, o preço vai-se tornar ridiculo. Sim, já li sobre isso do Liquidweb e se achas caro, eu acho super barato em relação ao que eu pago. Esse já está na minha lista mas quero ver mais. Eu fui à procura de uma empresa (não é muito conhecida mas é antiga e usada por grandes ERPs) mas começou mal. Logo de arranque têm um upload 20x mais lento que o meu atual servidor já velho, o que naturalmente não posso aceitar e foi preciso fazer provas que o problema é deles e já vai em mais de 4 dias e ainda não resolveram. Logo estou já a ponderar abandonar o serviço ainda mal o trial começou, dai ter vindo à procura de sugestões. Obrigado. Pois, o tráfego nesse tipo de providers (AWS e GCP é igual) é pago a peso de ouro... Mas da última vez que analisei os preços, mesmo os servidores são bastante mais caros do que simples VPS. Pessoalmente, acho que se só precisas de "servidores" (e eventualmente outras coisas básicas, tipo object ou block storage), o premium que pagas nos grandes cloud providers não se justifica. Serviços como Hetzner, Linode, Digital Ocean, Liquid Web, etc. ficam muito mais em conta. Se quiseres a garantia de um grande cloud provider, a AWS também oferece VPS com tráfego e storage incluído (AWS Lightsail), com preços comparáveis a outros providers, mas quando testei, a performance era inferior aos outros providers referidos. Rui Carlos Gonçalves
Cr4zyKingLi0n Posted March 7, 2025 at 09:54 AM Report #634537 Posted March 7, 2025 at 09:54 AM Já cheguei á conclusão que não vale a pena perderes muito tempo a proucurares reviews sobre estes ou outros serviços. Algumas são fabricadas outras não. E normalmente quem está satisfeito não diz que gosta e quem está insatisfeito é o primeiro a reclamar. Acho que deves ter em consideração quem trabalha com os serviços já há um tempo considerável como eu o Rui Carlos ou qualquer outro, pois já temos bastante experiência acerca do serviço prestado. Por exemplo tenho um outro serviço de alojamento para ter preço em que pago 1/5 do preço. Outra questão é que eles dizem que respondem em 30 minutos e é verdade (respondem ao ticket), mas só resolvem o problema passado 6 a 12 horas. Conclusão o cliente que não quer pagar acaba por ser mais exigente e mais chato que aquele que quer pagar por um bom serviço e eu pergunto se vale a pena.
hferreira Posted March 7, 2025 at 03:19 PM Author Report #634538 Posted March 7, 2025 at 03:19 PM O AWS Lightsail parece-me uma boa opção: https://aws.amazon.com/lightsail/pricing/ $124 USD/mo / 16 GB Memory / 4 vCPUs / 320 GB SSD Disk / 6 TB Transfer* Tenho um consumo de aproximadamente entre 500 GB e 1 TB / mês e pago caro por isso. 6 TB não é um cheque em branco mas significa que absorve por completo o meu consumo e precisarei de crescer mais de 6x ao que tenho hoje em dia para me voltar a preocupar com o assunto. O PTISP tenho serviços de alojamento e e-mail mas nada de VPS e desde que foi vendido a qualidade de suporte passou na minha opinião de 5 estrelas para 2 estrelas e meia, pelo que esse vou deixar de lá por experiência com o suporte. Para um site e gerar certificados SSL, tudo bem. Creio que da conversa, vou investigar mais em detalhes Liquidweb e AWS Lightsail, em que este último me chamou à atenção e não havia quando iniciei no Azure há uns anos atrás, senão por certo teria escolhido, pois tive muito na dúvida entre AWS e Azure mas na altura o consumo dos 100 GB incluído chegava e sobrava. Conhecem esta empresa: https://www.tetraedro.pt/ Diz-vos alguma coisa ?
RubenAlves Posted March 8, 2025 at 11:22 PM Report #634541 Posted March 8, 2025 at 11:22 PM Em 06/03/2025 às 11:10, Cr4zyKingLi0n disse: Viva, Nenhuma diria eu. Dominiospt e ptisp já utilizei e esquece. Em termos de preço são razoáveis, mas em termos de suporte é para esquecer. Agora depende do tipo de serviço que esperas e se queres uma Vps managed ou selfmanaged. Caso seja selfmanaged diria que PtIsp seria a menos má. Como já mencionei aqui uso a Liquidweb eles tem servidores na europa, não é barato mas 95% dos problemas são resolvidos via chat em 10 minutos. Claro que tambem já apanhei 2 ou 3 problemas mais complexos ao longo dos anos que trabalho com eles que foram escalados para niveis superiores e demoraram mais tempo. A inmottion tambem me parece uma boa empresa e tambem tem servidores na europa. Eu agora mudei para o https://www.webhs.pt/ WebHS e estou bastante satisfeito com o meu CloudServer Windows.
hferreira Posted March 10, 2025 at 02:33 PM Author Report #634543 Posted March 10, 2025 at 02:33 PM (edited) Em 08/03/2025 às 23:22, RubenAlves disse: Eu agora mudei para o https://www.webhs.pt/ WebHS e estou bastante satisfeito com o meu CloudServer Windows. Não conhecia. Os preços estão dentro do que estou disposto a pagar sem ser aqueles preços super baratos que desconfio. Vi que têm contacto em Portugal (algum escritório para suporte). Se não for indiscrição, há mais ou menos quanto tempo usa o serviço deles ? São rápidos com o suporte (se é que necessitou) ? Edited March 10, 2025 at 02:34 PM by hferreira
RubenAlves Posted March 10, 2025 at 05:36 PM Report #634544 Posted March 10, 2025 at 05:36 PM Estou a utilizar serviço desde outubro de 2024, Nunca tive problemas já que eu é que faço a gestão do servidor. O servidor apenas está a correr o SQL Server e um servidor FTP com o meu Software de Faturação e nunca me deu problemas
Recommended Posts