Jump to content

Recommended Posts

Posted

Tenho um amigo que é contabilista e disse que o primavera\cegid tem uma plataforma dos contabilista que digitaliza os documentos a partir do QR-CODE e envia para a contabilidade o documento, mas ele perguntou-me se envia as linhas dos documentos ou apenas os cabeçalhos e totais.

Obrigado

Tudo nosso nada deles.

Posted
Em 27/02/2025 às 16:19, sebastiao cunha disse:

Tenho um amigo que é contabilista e disse que o primavera\cegid tem uma plataforma dos contabilista que digitaliza os documentos a partir do QR-CODE e envia para a contabilidade o documento, mas ele perguntou-me se envia as linhas dos documentos ou apenas os cabeçalhos e totais.

Obrigado

Acho isso estranho, nao estou a ver nenhum lado que dê o documento a partir do QRCODE.
Existe isso pessoal? Se existir também quero acesso!!

Posted
Em 03/03/2025 às 18:03, jasb disse:

Acho isso estranho, nao estou a ver nenhum lado que dê o documento a partir do QRCODE.
Existe isso pessoal? Se existir também quero acesso!!

Basicamente, o QrCode tem os mesmos valores que são comunicados e constam do e-fatura, nomeadamente, separação de incidências e IVAs por taxa.

Os programas de Contabilidade podem perfeitamente contabilizar os documentos a partir dessa informação.
Basta ter um leitor de QrCode's, não precisa digitalizar o documento todo.
Todos os Contabilistas (CCs) sabem que só podem contabilizar documentos diponíveis, em papel ou formato digital, para conseguirem saber que a tipo de aquisição se refere.

A grande vantagem de usar o QrCode é que se pode lançar o documento ainda antes dele entrar no e-fatura, o que é muito importante em grandes empresas que querem fechar o mês logo que ele acabe (dia 5 a 10 do mês seguinte) sem estar à espera que os seus fornecedores comuniquem os seus SAFTs e estes sejam processados.

Claro que o ideal seria ter o CIUS-PT de cada documento, mas nem todos os softwares estão preparados para os gerar e enviar junto com a fatura.

Posted

Sim, mas isso é uma mão cheia de nada.
O que o outro companheiro estava a dizer, é que "obtia o documento" a partir do QRCODE, não ha nada que dê essa informação publicamente,

Da forma que ele disse ficou a transparecer isso,