Jump to content

Bloquear acesso direto a página

Adampt

Recommended Posts

Olá amigos.

Preciso bloquear o acesso à página de edição de dados de um determinado jogador que faz parte de uma determinada equipa. Apenas um utilizador (diretor da equipa) registado e com login efetuado pode aceder a esta página (até aqui tudo bem) para alterar os dados desse jogador. 

Pretendo bloquear esta página para que o acesso seja feito apenas a partir de um boão (editar) colocado à frente do nome do jogador e não com copy/paste do link ou com alteração dos dados que aparecem no link como seja, o id do jogador e o id da equipa.

Já tentei várias soluções mas sem sucesso.

O botão editar tem o seguinte código

<a href='fedit_elementogrupo.php?idelemento=<?php echo $linhas['idgel']; ?>&idgrupo2=<?php echo $grupo; ?>'> <button type='button' class='btn btn-xs btn-warning' name='edit' id='edit'><?php echo $lang['ede2']  ?></button></a>

O que pretendes não é possível de fazer.
Se tens um link num botão, é sempre possível copiar o link e colá-lo numa nova tab no browser.
O que tens de fazer é garantir que quem está a aceder à página tem autorização para o fazer e só verá/acederá o que deve ver/aceder.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Em 18/09/2024 às 12:18, M6 disse:

O que tens de fazer é garantir que quem está a aceder à página tem autorização para o fazer e só verá/acederá o que deve ver/aceder

Isso está garantido.

Agora o problema é que se no llink eu colocar o id de outro jogador que não seja da minha equipa consigo visualizar e alterar os dados desse jogador. E isso não pode acontecer.

Consegui resolver.

Não sei se é da maneira mais correta mas está a funcionar.

Mudei o código do botão para 

<form action="endercodapaginaweb.php?idelemento=<?php echo $linhas['idgel']; ?>&idgrupo2=<?php echo $grupo; ?>" method="POST" enctype="multipart/form-data">
              <a> <button type='submit' class='btn btn-xs btn-alert' name='edit' id='edit'>teste</button></a>
            </form>

E na página de edição de dados coloquei o seguinte código

<?php if (!isset($_POST['edit'])) {     
    header("Location: javascript:history.back(-1)");
    }
?>

Assim, se houver post ficamos na página; se não houver, ele retorna para a página anterior (seja ela qual for).

On 9/18/2024 at 1:32 PM, Adampt said:

Isso está garantido.

Agora o problema é que se no llink eu colocar o id de outro jogador que não seja da minha equipa consigo visualizar e alterar os dados desse jogador. E isso não pode acontecer.

Vamos por partes.

Se estivesse garantido que quem está na página é quem devia estar então não terias o problema que tens.
Nunca vais conseguir garantir isso com a questão do link no botão.

A tua implementação de mudar o GET para POST é tão fácil de quebrar que nem vale a pena o esforço de o descrever.

Não podes ter a identificação do utilizar a "passear" entre o browser e o servidor, se o GET te expõe isso no URL, o POST mostra tudo na consola de debug do browser.
O que tens de fazer é, repito, garantir que quem está a aceder à página é quem lá pode estar a aceder.
Isso tens de fazer sempre do lado do servidor.

Presumo que tenhas algum método de autenticação de utilizadores. Nesse método deves guardar em sessão (que fica do lado do servidor e não é exposto no browser) a informação do utilizador que está autenticado.
Quando o utilizador invoca um URL, seja porque carregou no botão, fez copy-paste do link ou simulou um POST, tens de ir à sessão, obter a informação do utilizador que está autenticado e verificar se esse utilizador pode aceder a essa página ou não.

• Vote 1
10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Em 18/09/2024 às 18:31, M6 disse:

Presumo que tenhas algum método de autenticação de utilizadores. Nesse método deves guardar em sessão (que fica do lado do servidor e não é exposto no browser) a informação do utilizador que está autenticado.
Quando o utilizador invoca um URL, seja porque carregou no botão, fez copy-paste do link ou simulou um POST, tens de ir à sessão, obter a informação do utilizador que está autenticado e verificar se esse utilizador pode aceder a essa página ou não.

Sim, tenho um sistema de autenticação de utilizadores.

Já tentei fazer isso, mas não estou a conseguir. Também já pensei em enviar a informação via GET, mas encriptada e depois desencriptar na outra página.

Não sei qual a melhor opção ou como posso fazer para que o utilizador não acesse aos dados de um jogador se não pertencer à sua equipa.

Só tens uma opção realista: fazer autenticação e guardar a informação do lado do servidor.
Se guardares informação do lado do servidor, o sistema fica exposto e compromentido.

Podes usar uma framework como Yii2 ou Lavarel que têm de raíz funcionalidades como autenticação, permissões, acessos, perfis, etc. e que permitem fazer o que necessitas de forma simples e rápida.
Por exemplo, em Yii2, numa linha de código garantes que o utilizador que está a tentar aceder à página pode mesmo aceder à página.

• Vote 1
10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

A questão da autenticação é muito simples, crias uma query que recebe o id do jogador e o utilizador autenticado, se o utilizador tiver permissões para esse id continuas, caso contrário retornas um erro a dizer permissões negadas ou algo assim.

A validação tem de ser SEMPRE do lado do servidor, tudo o resto como já foi referido é demasiado fácil de anular. Mesmo a informação recebida quer seja por POST ou GET tem de ser sempre validada para impedir ataques como SQL Injection e afins.

Podias criar um parâmetro encriptado que contivesse o ID do jogador para validar que o ID enviado por POST não tinha sido alterado, mas o melhor é implementares do lado do servidor.

• Vote 1