Jump to content

Matemática para Programação


zDarkzk
Go to solution Solved by bruno1234,

Recommended Posts

Num curso profissional, vais provavelmente ter de fazer Matemática B, que é significante mais simples de matemática A que é lecionado nos cursos científico-humanísticos. Com alguma dedicação, não é difícil conseguir atingir o mínimos necessários pra terminares o curso. Porém se quiseres depois seguir os estudos na universidade, terás de realmente estudar matemáticas difíceis, e são realmente necessárias para alguns algoritmos que terás de fazer e também para treinar o teu raciocínio logico para a programação. Mais adianto que será muito difícil encontrares um emprego em programação sem um TeSP ou uma Licenciatura em informática.

Com isto dito não te quero desmotivar, eu próprio na escola não sabia nada ou quase nada de matemática, não tive boa nota no exame nacional de Matemática B, mas graças a preferencia regional e a alta média que tive nos restantes módulos do curso profissional, consegui ingressar na licenciatura em engenharia informática. E foi lá que aprendi a matemática, com professores bons e com boas habilidades pedagógicas, fazem toda a diferença. Quem quer que sejas, não tenho duvida nenhuma que serias capaz. Não desmotives ou desistas do teu percurso com medo de obstáculos difíceis 😉

Link to comment
Share on other sites

A resposta simples é: sim, necessitas de saber matemática.
É necessário ter o raciocínio lógico, abstrato, etc que a matemática implica.

Um exemplo simples para se perceber como a matemática é imprescindível é a área da computação gráfica. Cálculo de matrizes, vetores e afins são a base da coisa. Nem todos nós fazemos computação gráfica, outros farão, por exemplo, exploração de dados, estatísticas, etc. e ainda outros algoritmos mais ou menos complexos para resolver problemas.

Dito isto, e como o @user referiu, a matemática não é um bicho de sete cabeças. Também eu senti dificuldades e tive de "pedalar" mais para recuperar do chumbo que tive a matemática no 10º ano.
A questão aqui é saber se estás disposto a fazer o esforço para atingir esse objetivo.
Como em tantas outras coisas, fruto de estudo, fazer muitos, e muitos, e muitos exercícios e tirar dúvidas quando não se compreende algo.
É natural que todos nós tenhamos mais dificuldades em algumas matérias e por vezes só à 3ª, 4ª ou 5ª vez que nos explicam é que a coisa faz o clique na nossa cabeça.

  • Vote 1
10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.