Jump to content

Aceder ao Portal das Finanças

Nelson Arruda

Recommended Posts

Estou a tentar que o meu programa entre no portal das finanças usando o NIF como usuário e a senha. Consigo abrir a pagina no browser do Chrome mas os dados de acesso fornecidos através do programa não passam para  os campo da pagina. Ou seja tenho que introduzir novamente o usuário e a senha no portal.

Alguém tem uma ideia para ajudar. 

Já viste o tipo de request que tens que fazer? Os headers que tens que passar?

É também importante dares um pouco mais de informação, do que estas a usar para fazer o pedido (bibliotecas), se é uma webview, se estás a fazer um crawler/parser ao site...

A pergunta é válida, mas sem mais detalhes não dá para ajudar muito, principalmente porque o site das finanças não dispõem de API pública, tudo terá que ser à base de analisar os pedidos do browser e imitar.

Feito é melhor que perfeito

Em 06/12/2023 às 16:27, Nelson Arruda disse:

Estou a tentar que o meu programa entre no portal das finanças usando o NIF como usuário e a senha. Consigo abrir a pagina no browser do Chrome mas os dados de acesso fornecidos através do programa não passam para  os campo da pagina. Ou seja tenho que introduzir novamente o usuário e a senha no portal.

Alguém tem uma ideia para ajudar.

Já experimentou usar a biblioteca Selenium.

Em 08/12/2023 às 10:44, Nelson Arruda disse:

Já usei a Selenium a request, mas ao executar o código abre o browser na pagina, mas à mesma tenho que escolher o método de entrada, neste caso pelo NIF e depois colocar as credenciais.

Ao utilizar o Selenium tem de usar as ferramentas do seu browser para analisar a pagina da AT, para encontrar os elementos que pretende.

Segue um exemplo que lhe permite abrir a página que precisa

from selenium import webdriver
from selenium.webdriver.common.keys import Keys
from selenium.webdriver.common.by import By
navegador=webdriver.Firefox()
import time

time.sleep(1)
navegador.get("https://www.acesso.gov.pt/v2/loginForm?partID=PFAP&path=/geral/dashboard")
time.sleep(3)
navegador.find_element(By.XPATH, '/html/body/div[1]/section/div[1]/div/div/label[2]/span').click()

Depois deste exemplo é só completar através do comando send_keys os campos do nif e da senha.

Tenha em atenção que neste exemplo uso o Xpath do caminho da tab do nif, se existirem alterações na página, este xpath também pode ser alterado, e nessa situação terá de alterar o código com o novo xpath, ou pode selecionar o elemento por nome, pelo id ou pela classe.