Jump to content

PHP | Esconder variável passada na URL

Wionon

Recommended Posts

Boa noite.

Eu estou a criar uma base de dados com contactos.

O que eu gostava de fazer era o seguinte. Eu estou a listar todos os contactos numa tabela e depois posso clicar no botão à frente do contacto e ele redireciona-me para outra pagina com os dados desse respetivo contacto.

Eu estou a passar o id desse contacto através da URL. Mas eu gostaria de esconder o ID e ficar apenas com a url p.e www.contactos.viewcontact.php.

O meu codigo é este:

while($dados_viewuser = mysqli_fetch_array($result_viewuser, MYSQLI_ASSOC))
                                                                    {
                                                                              echo'<tr class="odd">';
                                                                                        echo '<td  class="dtr-control sorting_1" tabindex="0" id="" name="">'.$dados_viewuser['id_user'] ;'</td>';
                                                                                        echo '<td id="" name="">' .$dados_viewuser['nome_user']; '</td>';

if($dados_viewuser['estado_user']=='1'){
                                                                                             echo '<td id="estado_user" name="estado_user">Ativo</td>';
                                                                                            }
                                                                                            else {
                                                                                                echo '<td id="estado_user" name="estado_user">Inativo</td>';

}

echo '<td id="" name="">' .$dados_viewuser['dataregisto_user']; '</td>';
                                                                                        printf ('<td><a class="btn-xs btn-success" href="/edit_user.php?idedit=%d"><i class="fa fa-edit"></i>&nbsp; View </a></td>',$dados_viewuser['id_user']);
                                                                              echo '</tr>';
                                                                                        $number++;
                                                                    }

Estou a passar o valor através da tag <a>. Como posso passar essa variavel mas escondida no URL para não mostrar o ID.

Vicente

Viva, 

Podes usar o url, é um dos métodos mais utilizados e possivelmente mais correto.

No entanto para te assegurares que não tens problemas com pessoas a mudarem manualmente o endereço, podes usar em vez de Id um UUId.

Se mesmo assim quiseres ocultar, só criando um formulário para cada linha, em vez do <a> usas um botão que faz submit ao form, em que o método é POST, no entanto, alguem que veja o request do POST consegue apanhar na mesma o Id.

Novamente, aposta antes em usar UUId no link e fica mais seguro e funcional

• Vote 1

Feito é melhor que perfeito

On 11/5/2023 at 9:57 AM, HappyHippyHippo said:

podes descrever uma situação que leve a não querer que o ID esteja no URL

Muito provavelmente o colega usa id do tipo autoincrement
O que dá margem para acessar outros registros simplesmente trocando o número na url.
A sugestão do @Ivo Vicente deve ser a mais adequada.
Usar algum tipo de unique ID, como uuidv4

On 11/5/2023 at 6:00 PM, MentorDuncan said:

Muito provavelmente o colega usa id do tipo autoincrement
O que dá margem para acessar outros registros simplesmente trocando o número na url.
A sugestão do @Ivo Vicente deve ser a mais adequada.
Usar algum tipo de unique ID, como uuidv4

é por isso que existem sistema de permissão de acesso, "esconder" ids é basicamente over-engineering

• Vote 1
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p