Wionon Posted November 2, 2023 at 10:01 PM Report Share #632042 Posted November 2, 2023 at 10:01 PM Boa noite. Eu estou a criar uma base de dados com contactos. O que eu gostava de fazer era o seguinte. Eu estou a listar todos os contactos numa tabela e depois posso clicar no botão à frente do contacto e ele redireciona-me para outra pagina com os dados desse respetivo contacto. Eu estou a passar o id desse contacto através da URL. Mas eu gostaria de esconder o ID e ficar apenas com a url p.e www.contactos.viewcontact.php. O meu codigo é este: while($dados_viewuser = mysqli_fetch_array($result_viewuser, MYSQLI_ASSOC)) { echo'<tr class="odd">'; echo '<td class="dtr-control sorting_1" tabindex="0" id="" name="">'.$dados_viewuser['id_user'] ;'</td>'; echo '<td id="" name="">' .$dados_viewuser['nome_user']; '</td>'; if($dados_viewuser['estado_user']=='1'){ echo '<td id="estado_user" name="estado_user">Ativo</td>'; } else { echo '<td id="estado_user" name="estado_user">Inativo</td>'; } echo '<td id="" name="">' .$dados_viewuser['dataregisto_user']; '</td>'; printf ('<td><a class="btn-xs btn-success" href="/edit_user.php?idedit=%d"><i class="fa fa-edit"></i> View </a></td>',$dados_viewuser['id_user']); echo '</tr>'; $number++; } Estou a passar o valor através da tag <a>. Como posso passar essa variavel mas escondida no URL para não mostrar o ID. Vicente Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ivo Vicente Posted November 3, 2023 at 01:35 AM Report Share #632043 Posted November 3, 2023 at 01:35 AM Viva, Podes usar o url, é um dos métodos mais utilizados e possivelmente mais correto. No entanto para te assegurares que não tens problemas com pessoas a mudarem manualmente o endereço, podes usar em vez de Id um UUId. Se mesmo assim quiseres ocultar, só criando um formulário para cada linha, em vez do <a> usas um botão que faz submit ao form, em que o método é POST, no entanto, alguem que veja o request do POST consegue apanhar na mesma o Id. Novamente, aposta antes em usar UUId no link e fica mais seguro e funcional 1 Report Feito é melhor que perfeito Link to comment Share on other sites More sharing options...
Wionon Posted November 3, 2023 at 08:45 AM Author Report Share #632045 Posted November 3, 2023 at 08:45 AM Obrigado vou testar. Vicente Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted November 5, 2023 at 12:57 PM Report Share #632063 Posted November 5, 2023 at 12:57 PM estás a complicar aquilo que não deve ser complicado. não existe problema nenhum em "amostrar" o ID podes descrever uma situação que leve a não querer que o ID esteja no URL ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
MentorDuncan Posted November 5, 2023 at 06:00 PM Report Share #632064 Posted November 5, 2023 at 06:00 PM On 11/5/2023 at 9:57 AM, HappyHippyHippo said: podes descrever uma situação que leve a não querer que o ID esteja no URL Muito provavelmente o colega usa id do tipo autoincrement O que dá margem para acessar outros registros simplesmente trocando o número na url. A sugestão do @Ivo Vicente deve ser a mais adequada. Usar algum tipo de unique ID, como uuidv4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted November 6, 2023 at 12:40 PM Report Share #632076 Posted November 6, 2023 at 12:40 PM On 11/5/2023 at 6:00 PM, MentorDuncan said: Muito provavelmente o colega usa id do tipo autoincrement O que dá margem para acessar outros registros simplesmente trocando o número na url. A sugestão do @Ivo Vicente deve ser a mais adequada. Usar algum tipo de unique ID, como uuidv4 é por isso que existem sistema de permissão de acesso, "esconder" ids é basicamente over-engineering 1 Report IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts