tjrmendes Posted October 17, 2023 at 10:06 PM Report Share #631946 Posted October 17, 2023 at 10:06 PM Olá, Necessito de uma ajuda relativamente à estrutura de um XML de uma fatura no que respeita à informação das tags que devem constar no mesmo. Basicamente tenho me guiado pelo ficheiro Representacao_Sintaxica_CIUS-PT_UBL2.1.xlsx disponibilizado pela ESPAP para a construção da estrutura do XML, contudo, tenho reparado que vários fornecedores estão a enviar faturas em XML com outras tags que não estão no ficheiro da ESPAP, ou seja: O fornecedor envia a seguinte estrutura na <cac:InvoiceLine> <cac:InvoiceLine> <cbc:ID>1</cbc:ID> <cbc:InvoicedQuantity unitCode="C62">1.000</cbc:InvoicedQuantity> <cbc:LineExtensionAmount currencyID="EUR">1.00</cbc:LineExtensionAmount> <cbc:AccountingCost>********</cbc:AccountingCost> <cac:InvoicePeriod> <cbc:StartDate>2023-09-27</cbc:StartDate> <cbc:EndDate>2024-01-26</cbc:EndDate> </cac:InvoicePeriod> <cac:OrderLineReference> <cbc:LineID>10</cbc:LineID> <cac:OrderReference> <cbc:ID>123456789</cbc:ID> </cac:OrderReference> </cac:OrderLineReference> <cac:DocumentReference> <cbc:ID>123456789</cbc:ID> <cbc:DocumentType>CC</cbc:DocumentType> </cac:DocumentReference> Na tag <cac:DocumentReference> par além da tag <cbc:ID> existe ainda a tag <cbc:DocumentType> contudo, no fiheiro da ESPAP (e também nos casos de uso CIUS-PT) o que temos é : <cac:OrderLineReference> <cbc:LineID>12345678</cbc:LineID> </cac:OrderLineReference> Ainda assim, de forma a validar o conteúdo do XML utilizei o validador https://svc.feap.gov.pt/Doc.Client/public/CIUSvalidation/PT onde coloquei o XML e o resultado é dado como válido. Fiz alguns testes no validador e parece-me que a tag é válida o que me leva a questionar se o site da ESPAP tem a versão mais atualizada da representação sintáxica ou se já existe alguma mais recente onde possa validar estas questões. Obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts