Jump to content

Recommended Posts

Posted

Se queres alojamento fiável e que tenhas os problemas resolvidos quase na hora tens que optar por uma empresa como a Liquidweb, mas isso paga-se. Ou não dependendo do volume de vendas da loja. Se for uma loja com muitas vendas cada hora que está off custa muito dinheiro.

Já tenho servidores há muitos anos e tive que optar por servidores fora de Portugal. Se para ti esperares 4 ou 5 horas ou mais para tentarem resolver um problema é pacifico tudo bem. No entanto optaria pela Ptisp que me parece a menos má de todas (das que conheço).

Alojamento fora de Portuugal convem que tenham servidores na europa e estejam em conformidade com RGPD.

Posted (edited)
On 8/23/2023 at 1:50 PM, Cr4zyKingLi0n said:

Se queres alojamento fiável e que tenhas os problemas resolvidos quase na hora tens que optar por uma empresa como a Liquidweb, mas isso paga-se. Ou não dependendo do volume de vendas da loja. Se for uma loja com muitas vendas cada hora que está off custa muito dinheiro.

Já tenho servidores há muitos anos e tive que optar por servidores fora de Portugal. Se para ti esperares 4 ou 5 horas ou mais para tentarem resolver um problema é pacifico tudo bem. No entanto optaria pela Ptisp que me parece a menos má de todas (das que conheço).

Tive praticamente serviços em todos os hostings nacionais e a PTISP é realmente a menos má, mas continuo a ter de esperar muitas vezes dias e dias por uma resposta. Quanto aos servidores (tanto alojamento básico como VPS) tenho bom feedback. Tenho lojas a correr em alojamentos básicos há muitos anos e nunca deram problemas.

De qualquer forma, eles tem vindo a aumentar drasticamente os preços das VPS (que é com o que trabalho essencialmente) e andava à procura de algo fora de Portugal. Olhando para os preços da LiquidWeb estão taco-a-taco com a PTISP, inclusive a nivel de especificações de hardware. Tens mais alguma sugestão de outra empresa?

Edited by bioshock
Posted

@bioshock, dá uma olhadela à OVH,.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted
On 8/23/2023 at 4:49 PM, M6 said:

@bioshock, dá uma olhadela à OVH,.

Já tive 1 cliente na OVH, por volta de 2018...e minha nossa senhora. Não sei se ainda é assim, mas pagava-se por cada conta de email que se adicionasse 😐😅 (era alojamento normal).

Já tiveste boa experiência com eles no que toca a VPS? Realmente os preços são muito mais em conta.

Posted
Em 23/08/2023 às 15:12, bioshock disse:

Tive praticamente serviços em todos os hostings nacionais e a PTISP é realmente a menos má, mas continuo a ter de esperar muitas vezes dias e dias por uma resposta. Quanto aos servidores (tanto alojamento básico como VPS) tenho bom feedback. Tenho lojas a correr em alojamentos básicos há muitos anos e nunca deram problemas.

De qualquer forma, eles tem vindo a aumentar drasticamente os preços das VPS (que é com o que trabalho essencialmente) e andava à procura de algo fora de Portugal. Olhando para os preços da LiquidWeb estão taco-a-taco com a PTISP, inclusive a nivel de especificações de hardware. Tens mais alguma sugestão de outra empresa?

Neste momento trabalho co a a Liquidweb e Euro-Vps, tambem com vps windows e linux. A Euro-Vps, tambem não é má e o tempo de resolução uma a duas horas no máximo. Mas serviço ***** é Liquidweb, entras no chat e passados uns minutos tens o problema resolvido. Claro que há situações que tem que ser escaladas e não é possivel resolver na hora, mas isso são 5% das incidências e mesmo assim demoram no máximo 3 ou 4 horas. E vê-se que a maior parte do suporte sabe o que está a fazer e são muito prestáveis.

O problema dos preços agravou-se nos ultimos 2 ou 3 anos porque deixaram de haver almoços grátis. O cpanel/plesk neste momento é uma fatia considerável no custo de qualquer vpn e continua a subir, algumas distros Linux já são pagas e de uma forma geral muita coisa que era gratis ou freemium deixou de o ser.

Posted

Há alguns pontos que devem ser tidos em consideração: a localização dos servidores e a nacionalidade das empresas envolvidas.
Há que ter em conta que ter os dados em espaço UE implica "maior simplicidade" ao nível do RGPD.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted
On 8/24/2023 at 10:10 AM, Cr4zyKingLi0n said:

Neste momento trabalho co a a Liquidweb e Euro-Vps, tambem com vps windows e linux. A Euro-Vps, tambem não é má e o tempo de resolução uma a duas horas no máximo. Mas serviço ***** é Liquidweb, entras no chat e passados uns minutos tens o problema resolvido.

Ontem dei uma olhadela na EuroVPS também por acaso. Acho que vou falar com a LiquidWeb, tenho um problema em termos de redundância & backups e vou ver se eles podem ajudar.

O problema dos preços agravou-se nos ultimos 2 ou 3 anos porque deixaram de haver almoços grátis. O cpanel/plesk neste momento é uma fatia considerável no custo de qualquer vpn e continua a subir, algumas distros Linux já são pagas e de uma forma geral muita coisa que era gratis ou freemium deixou de o ser.

Sei bem, ainda ontem recebi uma factura para pagar relativa a uma licença cPanel, quando já havia pago um balúrdio pela VPS... 😒

Posted
Em 24/08/2023 às 13:24, bioshock disse:

Ontem dei uma olhadela na EuroVPS também por acaso. Acho que vou falar com a LiquidWeb, tenho um problema em termos de redundância & backups e vou ver se eles podem ajudar.

Sei bem, ainda ontem recebi uma factura para pagar relativa a uma licença cPanel, quando já havia pago um balúrdio pela VPS... 😒

Em relação á Liquidweb eles tambem têm um addon para backup da Acronis que tem uma configuracao muito flexivel e podes definir retencao de copias.

• 2 weeks later...
Posted
Em 23/08/2023 às 16:12, bioshock disse:

O fórum está alojado essencialmente na Linode (link com referral da comunidade) há muito anos, e até hoje só me lembro de termos tido problemas com um DDoS durante uns dias (e entretanto já adicionaram protecção contra DDoS gratuita).  De resto, tudo tem funcionado bem, e acho que nunca tivemos que recorrer ao suporte.  O desempenho das VPS é bastante bom, sobretudo ao nível de disk IO.  Os preços já foram mais competitivos, e diria que ainda são razoáveis.

A DigitalOcean também me parece comparável à Linode, em termos de qualidade e preços.

Pessoalmente também já tive serviços na OVH.  Os preços são mais competitivos, quer na gama de VPS, quer na gama Cloud, mas o desempenho das máquinas deixa um pouco a desejar, sobretudo ao nível de disk IO.  Ainda assim, numa máquina com RAM suficiente para fazer cache em memória da maior parte dos dados, provavelmente o IO não será um problema.  Na gama Cloud deles gostei bastante do facto de usarem OpenStack, o que permite facilmente gerir a infraestrutura com ferramentas/API mais standard, em vez de ser necessário aprender as APIs da empresa.

Ando actualmente a investigar a Hetzner (link com referral da comunidade).  Uso alguns sites/serviços lá alojados, e parecem ter bom desempenho e fiabilidade.  Nos testes que já fiz, a relação desempenho/preço é das melhores que já vi (parece melhor que a OVH no desempenho, e melhor que a Linode/DigitalOcean no preço).  Adicionalmente, lançaram recentemente a gama ARM, que em workloads web (PHP, Apache, Nginx) parece ser ainda melhor negócio (em workloads de bases de dados, os x86 tinha melhor relação desempenho/preço).

Por último, referia AWS LightSail, que tem preços ao nível da Linode/DigitalOcean.  Também só fiz testes com eles, e do que me lembro o desempenho da rede e disk IO eram maus, pelo que não me pareceram grande opção.  Penso que têm algumas vantagens se precisares de comunicar com outros serviços na AWS, e a fiabilidade também deve ser boa.

Posted
On 9/2/2023 at 12:28 PM, Rui Carlos said:

O fórum está alojado essencialmente na Linode (link com referral da comunidade) há muito anos, e até hoje só me lembro de termos tido problemas com um DDoS durante uns dias (e entretanto já adicionaram protecção contra DDoS gratuita).  De resto, tudo tem funcionado bem, e acho que nunca tivemos que recorrer ao suporte.  O desempenho das VPS é bastante bom, sobretudo ao nível de disk IO.  Os preços já foram mais competitivos, e diria que ainda são razoáveis.

Obrigado, vou ter em consideração a Linode se decidir colocar algum projecto num hosting internacional.

• 7 months later...
Posted

Mas serviço ***** é Liquidweb, entras no chat e passados uns minutos tens o problema resolvido. Claro que há situações que tem que ser escaladas e não é possivel resolver na hora, mas isso são 5% das incidências e mesmo assim demoram no máximo 3 ou 4 horas. E vê-se que a maior parte do suporte sabe o que está a fazer e são muito prestáveis.

Boas,

O que me podes dizer mais da LiquidWeb? Que serviços / hardware é que tens contratado? Que tipo de plataformas tens lá? Presumo que estejas no datacenter holandês, que latência tens estando em portugal?

Cada vez estou mais descontente com a PTISP. Estou a pagar 2700€ (!) anuais por uma VPS, que em termos de performance é 5*, mas o suporte deles tem vindo a cair a pique. Tenho um problema para resolver e passo dias sem resposta. Telefonar para lá é em vão, pois remetem sempre para o ticket. Antigamente respondiam-me de madrugada, fosse fim de semana ou não, hoje em dia é impossível ter resposta no próprio dia.

Posted

Viva,

Até á data sinceramente só posso dizer bem. Tenho uma Vps para alojar sites wordpress. A asistencia através do chat é quase imediata e 90% dos problemas são resolvidos na hora. Já estou com eles á 7 ou 8 anos. Só tive um problema mais critico uma vez que tiveram que escalar para um nivel superior e demorou 2 ou 3 dias para identificar o problema. Mas era um problema que não comprometia o funcionamento dos sites. Em Portugal tenho más experiencias.