Elio_Mota Posted March 22, 2023 at 01:15 PM Report Share #630489 Posted March 22, 2023 at 01:15 PM Bom dia, Tenho uma dúvida / problema sobre o certificados que gostava de saber a vossa opinião. - Eu tenho uma aplicação que funciona como um site web (que se instala em qualquer máquina atraves de um servidor de paginas, normalmente utilizamos o IIS ). - Esta pagina web, segundo leis já com alguns anos, (corrijam-m se tiver errado, quem derá que esteja!) as comunicação consideradas web tem de ser encryptadas utilizando https com SSL. - Até há umas semanas atrás, e utilizando o IE, eu conseguia criar um certificado auto-assinado no IIS e que instalado nas varias maquina que tinham de aceder a aplicação ficavam com o problema resolvido! - Agora com a obrigação de utilizar o EDGE, CHROME, FIREFOX.. tudo o que são certificados auto-assinados, o acesso a aplicação fica sempre a mostrar o erro: Your connection isn't private Attackers might be trying to steal your information from server01 (for example, passwords, messages, or credit cards). NET::ERR_CERT_AUTHORITY_INVALID Necessitando de mais um passo para clicar em: Continue to server01 (unsafe) (Com o Firefox, consegui mais ou menos contornar a situação mas não é nada profissional!!) - Posso não estar a ver bem a situação QUESTÕES: 1 - Existe algum certificado que possa comprar, a uma empresa certificada, que depois possa utilizar? (Sendo uma empresa certificada em principio será sempre validado / autorizado nao?) 2 - Será que um certificado pedido para um site normal funcionaria? (já coloquei essa questão a amen e hostingportugal e dizem que não funciona e que não tem conhecimento de um certificado para uma situação destas! 😞 ) Daí o meu pedido de ajuda, visto que poderei ser eu a estar a pensar mal a coisa! 2 - Falaram-me para tentar utilizar o Let's Encrypt, mas até ao momento não consegui nada a funcionar, ainda estou a tentar na comunidade ver, mas não esta facil. 3 - Por ultimo sendo necessario utilizar dispositivos Android, e normalmente são bem chatos com os certificados!! Alguem tem ideia se há alguma condicionante? Alguma ideia será sempre bem vinda! Desculpem e obrigado! Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted March 22, 2023 at 02:58 PM Report Share #630491 Posted March 22, 2023 at 02:58 PM Bem, há aí alguma confusão quanto ao que é, para que serve, como é usado, etc. em relação às várias componentes SSL, certificados, encriptação, etc.. Mesmo assim creio que compreendi o problema, embora, fica já o aviso estou longe de ser um administrador de sistemas, pelo que a minha tentativa de ajuda vale o que vale. Podes dar uma olhadela aqui: https://www.vultr.com/docs/how-to-bypass-the-https-warning-for-self-signed-ssl-tls-certificates/ que me parece bastante útil. Basicamente tens de importar o "root certificate" para a parte dos certificados "trusted" do browser. E creio que podes ultrapassar essa questão do browser se meteres diretamente algures para a CA do Windows ou algo assim (como disse, estou longe de ser um administrador de sistemas). Se a aplicação é intranet, então a coisa é "simples" de resolver, o administrador de sistemas pode dar o certificado como "trusted" em todos aos computadores que acedem à aplicação. Se a aplicação é internet, então o melhor é comprares um certificado digital a uma empresa que emite certificados e que já é "trusted" por todos os browsers. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted March 22, 2023 at 07:50 PM Report Share #630493 Posted March 22, 2023 at 07:50 PM O Let's Encrypt é simples de configurar se tiveres um domínio, pelo menos no Linux. É configurar uma vez o certbot, e esquecer. Se gerires o domínio num serviço com API (e.g. Cloudflare que é gratuito), até consegues facilmente obter certificados wildcard (válidos para qualquer sub-domínio do teu domínio). Tanto quanto consegui perceber, o certbot também suporta Windows.. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts