trsc10 Posted March 7, 2023 at 11:04 AM Report #630345 Posted March 7, 2023 at 11:04 AM Estou a desenvolver uma aplicação em QT c++ em que consiste em dar load a um ficheiro 3d (.obj), e apresentá-lo numa QOpenGLWidget. Já tenho isso tudo feito, só que neste momento quero desenhar um "reference point", e tenho tido muitos problemas como a distancia do ponto relativamente ao objeto, ou seja, o z que obtenho não é o z da superfície do objeto, se fizer alguma rotação o x,y já dão errados. Estou a fazer esse reference point recorrendo ao mousePressEvent. Gostaria de saber como posso desenvolver isto, que bibliotecas preciso, porque já não sei o que fazer mais. Depois do "reference point" vou precisar de desenhar linhas sobre o mesmo e o método do Z tem que ser igual.
trsc10 Posted March 8, 2023 at 03:13 PM Author Report #630356 Posted March 8, 2023 at 03:13 PM Tentei implementar o método do ray casting, mas não funcionou, dava sempre interseção dos triângulos mesmo que clicasse fora do objeto.
JakeBass Posted January 15, 2025 at 09:35 AM Report #634362 Posted January 15, 2025 at 09:35 AM Para isso tens que converter as coordenadas do cursor em coordenadas normalizadas, criar um raio e encontrar a interseção entre o raio e o objeto.
Recommended Posts