Jump to content

Compilador de ruby


Recommended Posts

Boa noite,

Desde já parabéns pelo fórum.

A minha questão é mais relaciona com os programas de ruby do que com a própria linguagem e é a seguinte: conhecem algum bom compilador/editor de ruby? ja utilizei o que eles dispoe no site, mas nao faz debug e não é grande coisa, não sei porque mas ao fazer um pequeno programa aquilo ao correr por vezes nao faz as linhas de códigos todas.

Ja tentei tb o eclipse mas nao o consegui por a reconhecer ruby, fiz todas as actualizações que haviam a fazer e nada...

Ultimamente instalei o Ralraids, mas neste nao consigo correr os programas que faço, ao fazer run aparece-me um quadro com diferentes opções e já tou farto de andar la as voltas e nada, estava mais habituado ao netbeans e borland, que acho que são bem mais simples...

Se me poderem ajudar a meter isto a funcionar no ralraids ou noutro qualquer agradecia

Em anexo deixo uma das coisas com a qual andei a brincar e apenas consegui meter a correr no ruby 185-21 embora tivesse tido o problema que referi acima

Obrigado,

Tiago

Link to post
Share on other sites
neon_prannock

Primeiro, o que procuras não é um compilador de ruby, mas sim um IDE para a linguagem.

Tens várias opções, para Ruby já usei Vim em GNU/Linux e agora uso o InType / Notepad++ para edições simples, e o eclipse com o RDT e RadRails para projectos maiores. Se instalaste o RadRails, então instalaste também o RDT (Ruby Development Toolkit), logo o eclipse passa a funcionar bem com Ruby. Sobre o debug, o interpretador fornece-te quase todas as informações necessárias para corrigir os erros, ainda n precisei de usar mais... Sobre não "fazer" as linhas de código todo, isso so pode ser claramente erro no código.

No portal do RadRails deves encontrar informações de como configurar o Run do eclipse para o interpretador de Ruby, se não gostares de correr o interpretador numa janela da consola à parte.

Link to post
Share on other sites

Obrigado,

Quanto ao eclipse não o instalei, tirei do site um ficheiro rar que continha o programa, foi só descompactar, não foi preciso instalar. Já o consegui por com ruby copiando a directoria plungins do RadRails para a plugins do eclipse, mas basicamente deu o mesmo porque a forma de os correr é igual :) .

Quanto ao outro programa que esta no site do ruby, ele efectivamente não corre mesmo bem alguns ficheiros rb, por exemplo o que esta acima em anexo é praticamente só puts, e correndo a partir do programa o resultado nunca é o mesmo, e nunca faz os puts todos.

Correndo mesmo á "pata" ou seja na consola do dos então funciona sempre bem  😄

A minha duvida era só mais para ter a certeza que estava a usar um programa fiável porque vou começar a fazer agora a dissertação para acabar o curso, e não queria estar a "bater código" sem saber se poderia estar a ter problemas só devido ao programa que utilizava.

Mas já percebi que o melhor mesmo é a consola do dos.

Mais uma vez obrigado,

Abraço

Link to post
Share on other sites

Já consegui por aquilo a funcionar no Radrails, faltava-me localizar o interpretador, ou seja o ficheiro ruby.exe  :)

Aqui já funciona tudo bem.

Agora falta só conseguir meter isto a fazer debug, assim que consiga digo aqui como consegui pois pode vir a ser útil para alguém.

Força

Link to post
Share on other sites

Pessoal, tenho uma dúvida, sou novo em Ruby, queria aprender uma nova linguagem e após ver a sintaxe, decidi-me plo Ruby, mas não sei se fiz a escolha acertada...

Este tópico fala sobre "compiladores", pois eu andava à procura de um IDE para programar em Ruby, mas tenho lido que esta é uma linguagem "interpretada", de "scripts", ao ver um editor de Ruby, o mesmo dizia que para correr os programas em Windows, tinha que ter o editor aberto para poder executar, ora o meu problema é que eu preciso de fazer 3 aplicações standalone para Windows e queria que fossem executáveis (.exe), é possivel fazer isto com Ruby ?

Agradeço a ajuda que me poderem dar. Obrigado

Link to post
Share on other sites
MarcPires

Paa fazer debug você pode instralar a gem ruby debug, IDE eu uso o RadRails - que é baseado no Eclipse e o debug funcionar perfeitamente. Vou fazer um screencast e postar detalhando o processo.

Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.