Jump to content

Como criar um ficheiro SAFT do zero

alexis sanchez
Go to solution Solved by alexis sanchez,

Recommended Posts

• Solution

OLA pessoal já à alguns anos tive todas as dúvidas possíveis sobre o ficheiro SAFT desde a sua criação até a implementação ate recentemente ter conseguido solucionar minha dúvida e hoje trago a solução para aqueles que passam pelo mesmo ... 

no caso vou usar o exemplo de Angola, mas pode ser usado par Portugal dependendo da versão da biblioteca a se usar .

Para gerar um arquivo SAFT em Angola, é necessário utilizar a versão angolana do ficheiro, que tem algumas diferenças em relação à versão portuguesa. Além disso, você pode utilizar uma biblioteca que implemente as regras definidas pela Administração Geral Tributária (AGT) de Angola para a criação do arquivo SAFT.

Existem algumas bibliotecas que podem ser utilizadas para gerar o arquivo SAFT em Angola. Uma delas é a "SAFT-AO", que é uma biblioteca PHP que oferece um conjunto de classes e métodos para a criação do arquivo SAFT em conformidade com a versão 1.03 do schema XML definido pela AGT.

Para começar, você deve instalar a biblioteca através do Composer. No terminal, navegue até a raiz do seu projeto Laravel e execute o seguinte comando:

composer require xportugah/saft-ao

Após a instalação, você precisará definir as configurações da sua empresa e as informações necessárias para a geração do arquivo SAFT em Angola. Para isso, você pode criar um arquivo de configuração em 'config/saft.php.

return [
    'company' => [
        'name' => 'Minha Empresa',
        'address' => 'Rua da Empresa, 123',
        'city' => 'Luanda',
        'country' => 'AO',
        'phone' => '+244 999 999 999',
        'email' => 'info@minhaempresa.ao',
        'tax_id' => '123456789',
        'nif_type' => 'NUIT',
        'nif' => '1234567890123',
        'software_certificate_number' => '12345',
        'software_hash' => 'AABBCCDDEEFF00112233445566778899',
        'fiscal_year' => '2022',
        'currency' => 'AOA',
    ],
];

Em seguida, você pode criar um controlador que irá gerar o arquivo SAFT e disponibilizá-lo para download. Por exemplo:

use Xportugah\SAFT\SAFTAO;

class SaftController extends Controller
{
    public function download()
    {
        $saft = new SAFTAO();
        $saft->createFile(storage_path('app/saft.xml'));

return response()->download(storage_path('app/saft.xml'));
    }
}

Neste exemplo, o método createFile() é responsável por gerar o arquivo SAFT e salvá-lo no caminho especificado. Em seguida, o método 'downloaddownload() retorna uma resposta de download que permite ao usuário baixar o arquivo gerado.

Essas são apenas algumas das etapas necessárias para a geração do arquivo SAFT em Angola. Você precisará configurar as informações fiscais e contábeis da sua empresa e utilizar os métodos fornecidos pela biblioteca para preencher as informações do arquivo de acordo com a sua situação fiscal específica em Angola.

• Vote 1

• 1 month later...
  • 1 year later...

Boa tarde ilustre. 

Vi essa publicação e confesso não poder ocultar a minha alegria pois me encontro na mesma situação que a sua. Fico muito feliz em saber que alguém conseguiu finalmente ultrapassar essa questão. 

Tentando seguir os seus passos, me deparo porém com um problema: ao tentar instalar pelo composer, recebo a seguinte notificação de erro "In PackageDiscoveryTrait.php line 376:"

Poderia me dar uma força? Desde já muito obrigado