goncalopereira12 Posted February 7, 2023 at 06:52 PM Report Share #630094 Posted February 7, 2023 at 06:52 PM (edited) var coluna, readkey: integer ; var coluna, readkey: integer ; var Gasoleo, KMINICIAL, KMFINAL, sub: Real; Begin for coluna:= 5 to 50 do Begin clrscr ; gotoxy( 1, 2 ); writeln( 'Bruum... Pressione uma tecla para parar...' ); gotoxy( coluna, 7 ); writeln( ' - ', #177, #177, #177, #177, #177, #177 ); gotoxy( coluna, 8 ); writeln( '- - ', #177, #177, #177, #177, ' ', #177 ); gotoxy( coluna, 9 ); writeln( '- - ', #177, #177, #177, #177, #177, #177, #177, #177 ); gotoxy( coluna, 10 ); writeln( ' o o' ); writeln( '--------------------------------------------------------------'); delay( 400 ); if(keypressed ) then break ; repeat tecla:=readkey; tecla:=upcase (tecla); case tecla of #80 :down; #72 :up; #77:right; #75 :left; End ; End. Estou ainda a começar mas não estou a conseguir resolver este problema, se alguém me poder ajudar. Agradecia, obrigado. Edited February 8, 2023 at 09:23 AM by nunopicado Syntax Highlight Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted February 8, 2023 at 09:41 AM Report Share #630096 Posted February 8, 2023 at 09:41 AM Bom dia Gonçalo. Peço-te que, quando coloques posts no forum, sejas um pouco mais explícito. Colocar praticamente apenas um código sem dizeres exatamente qual a tua dificuldade não convida ninguém a responder, além de ser contra as regras do fórum. Dito isto, o código não é muito grande e saltou à vista uma coisa: As teclas são caracteres especiais, e como tal, precisam de tratamento especial. Sempre que tocas numa seta, o programa recebe não um código, mas dois. O primeiro é um caracter nulo (#0), e só de seguida recebe o código da tecla pressionada. Assim: Não uses UPCASE para trabalhar com as setas. O UPCASE serve para letras, e neste caso, além de não ajudar, pode até prejudicar. Tens de fazer um readkey para te ler o #0, e outro readkey para ler a tecla da seta. Ou seja, a secção de leitura da tecla ficaria mais ou menos isto: Tecla := ReadKey; if Tecla = #0 then begin Tecla := ReadKey; case Tecla of #80 : Down; #72 : Up; #77 : Right; #75 : Left; end; end; Segunda coisa: if(keypressed ) then break ; Ao fazeres isto, ele já nem sequer vai ler a tecla. Estás a sair do ciclo assim que uma tecla é pressionada, pelo que ele já não faz mais nada até o fim do ciclo. Terceira coisa: Tens um repeat Mas não tens um "until". Sem isso, o programa nem sequer compila. 1 Report "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
goncalopereira12 Posted February 8, 2023 at 04:50 PM Author Report Share #630105 Posted February 8, 2023 at 04:50 PM (edited) Boa tarde. Peço desde já desculpa, sou novo nestes fórums e não sabia. Muito obrigado, estou a precisar de ajuda agora para um outro programa que eu decidi começar, visto que o de ontem estava um bocado complicado para mim, será que poderia me ajudar a resolver, é o seguinte eu queria quando solicitado ao utilizador do programa o tempo que queria que o carro anda-se esse indivíduo dissesse por exemplo 10 segundos e o carro iria andar esses somente 10 segundos. O PROBLEMA é o carro não pára nesses mesmo segundos e eu devido à minha inexperiência não estou a conseguir resolver. Será que me poderia ajudar se não for incomodo, muito obrigado. program CarroTemporizadorproject; var tempo: integer; coluna: integer; begin WriteLn('Digite o tempo para o carro andar (em segundos):'); ReadLn(tempo); for coluna:= 5 to 500 do begin clrscr ; gotoxy( 1, 2 ); gotoxy( coluna, 7 ); writeln( ' - ', #177, #177, #177, #177, #177, #177 ); gotoxy( coluna, 8 ); writeln( '- - ', #177, #177, #177, #177, ' ', #177 ); gotoxy( coluna, 9 ); writeln( '- - ', #177, #177, #177, #177, #177, #177, #177, #177 ); gotoxy( coluna, 10 ); writeln( ' o o' ); delay( 100 ); if (keypressed) then break; else Delay(tempo); end; Edited February 8, 2023 at 04:58 PM by nunopicado Syntax Highlight Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted February 8, 2023 at 05:07 PM Report Share #630106 Posted February 8, 2023 at 05:07 PM O delay para a execução do programa durante o tempo que lá metes (em milissegundos). Ou seja, se quisesses parar por 10 segundos, terias de colocar o valor 10000. No entanto, o que tu queres não é que o programa pare por 10 segundos. Queres que ele faça alguma coisa por 10 segundos. Ou seja, não podes usar a função Delay. Tens de usar uma função que te devolva a hora atual. No início do movimento guardas a hora atual e o ciclo que faz o carro mover-se continuar a correr. A cada volta do ciclo, tens de voltar a ler a hora atual e analisar se já passaram 10 segundos desde a hora que gravaste no início do ciclo. A questão que se coloca é: O PascalZim é capaz de ler a hora? Sinceramente, não faço ideia. Escolheste a pior amostra de compilador de que há memória. É tão limitado que algo tão simples como a hora não tenho a certeza que ele seja capaz de realizar. Literalmente, podias ir buscar o compilador Turbo Pascal 5.5 com que eu comecei há mais de 30 anos e mesmo com todas as suas limitações ficarias mais bem servido do que com o PascalZim. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts