Jump to content

Comunicar e-fatura realtime

Andreia Dias

Recommended Posts

Boa tarde,

estou a ler toda a documentação possível sobre enviar o saft por WebService, e fiquei com mais duvidas que esclarecida.

Atualmente o meu sw, gera um xml, geralmente mensal, e a contabilidade submete via portal este ficheiro. Tendo em conta que a empresa tem de fazer perto de 130 ficheiros esta tarefa está a tornar-se sufocante.

Do que tenho lido, parece-me que a o envio por ws passa por ser fatura a fatura em realtime, e não bloco de faturas de um período de tempo. O que não consigo encontrar é o tempo máximo que tenho disponível para comunicar a fatura, delay de atraso. Ex. fatura emitida ao cliente FR TVL20230012/1254 em 25/01/2023 19:10:05 e data limite para comunicar esta mesma via WS, pode ser passadas 48h? Tem de ir pela ordem de serie? (Aqui parece-me que é obvio a resposta, mas ..)

Visto que estava a pensar fazer uma pilha de faturas das 130 lojas que estão a produzir em media 20 a 50 fr/nc por hora. Mas com isto pode haver atrasos mesmo em questões de sincronismos de dados e falta de suporte sobre a rede de lojas no fim de semana e esta estar a trabalhar sem sincronizar os seus dados para a central.

A questão aqui é como agilizar o envio pelo WS, tendo em conta nao permitir blocos de dados como anteriormente o XML. Alguém com situação semelhante? 

Tanto quanto sei é mesmo isso: Real time, por ordem. Lógico que se faltar a net poderá haver um atraso, mas 48h já me parece que eles podem não gostar.

Mas tens, se quiseres, uma alternativa intermédia.

Usando a aplicação de envio de SAFT por linha de comandos, podes automatizar o envio dos 130 ficheiros. Deixa de ser uma tarefa tão morosa como agora enviando manualmente, mas continuas a poder enviar mensalmente, ou no período que achares bem.

Se quiseres, podes 'brincar' um bocadinho com a app da AT para ver se te serve:

https://www.dropbox.com/s/by6rx7l4gwni4jo/FACTEMICLI-2.5.24-40209-cmdClient.jar?dl=0

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Foi descontinuada foi a versão anterior, que não suportava o ATCUD.

Esta é a nova, e tanto quanto sei, está para ficar.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.