Lidia Sousa Posted January 22, 2023 at 12:41 AM Report Share #629878 Posted January 22, 2023 at 12:41 AM Boa noite, é a primeira vez que vou desenvolver um website e tenho algumas dúvidas caso me possam ajudar. O site é para uma pizzaria e a ideia é além de ter o menu ser possível adicionar produtos do menu a um carrinho de compras de forma a proceder a uma encomenda. Ou seja, vou precisar de uma base de dados. A base de dados eu sei como fazer. Relativamente ao website: Onde aconselham alojar dado que secalhar seria vantajoso alojar a base de dados no mesmo sítio? Recomendam webhs? Vou precisar de integrar a API para pagamentos do multibanco e mbway. Alguma recomendação ou dica? Além disso, vou precisar de, presumo que usando GoogleMaps e a morada inserida calcule a distância porque a cada 4km a taxa de entrega aumenta. Novamente, alguma recomendação. Obrigada desde já a toda a gente que se disponibilizar a ajudar. Link to comment Share on other sites More sharing options...
bioshock Posted January 22, 2023 at 02:15 PM Report Share #629879 Posted January 22, 2023 at 02:15 PM Se é a primeira vez que estás a fazer um site, o projecto que tens em mão é mais complicado do que parece. Se o projecto não é de teor escolar, e falando por experiência própria, estarias mais bem servida dando uso a um CMS como Prestashop ou OpenCart, que já tem tudo o que precisas, incluindo os módulos das empresas ifthenpay e EuPago para mbway e multibanco. 2 Report Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lidia Sousa Posted January 22, 2023 at 04:08 PM Author Report Share #629882 Posted January 22, 2023 at 04:08 PM Em 22/01/2023 às 14:15, bioshock disse: Se é a primeira vez que estás a fazer um site, o projecto que tens em mão é mais complicado do que parece. Se o projecto não é de teor escolar, e falando por experiência própria, estarias mais bem servida dando uso a um CMS como Prestashop ou OpenCart, que já tem tudo o que precisas, incluindo os módulos das empresas ifthenpay e EuPago para mbway e multibanco. O projeto não é de teor escolar e o meu objetivo era até aprender (sendo que o prazo para o realizar é ainda grande). No entanto, usando um CMS secalhar já não faria sentido cobrar pelo serviço, mas recomendar o mesmo e tentar aprender de outra forma, certo? E obrigada pela resposta!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
bioshock Posted January 22, 2023 at 07:31 PM Report Share #629884 Posted January 22, 2023 at 07:31 PM On 1/22/2023 at 4:08 PM, Lidia Sousa said: No entanto, usando um CMS secalhar já não faria sentido cobrar pelo serviço, mas recomendar o mesmo e tentar aprender de outra forma, certo? Errado!!! 😅 Há uma curva de aprendizagem, que pode até ser complexa, caso enveredes por fazer lojas em Prestashop ou Opencart. Dependendo da magnitude da coisa, podes ser obrigada a desenvolver módulos ou rectificar coisas existentes para ir de encontro ao que o teu cliente pretende. O cliente só quer colocar produtos e facturar, não se quer preocupar com mais nada. Para além da customização que possas vir a ser obrigada a aplicar na loja, ainda terás de lhe dar uma pequena formação de como trabalhar com o software. . Nenhum utilizador comum sabe: Escolher / comprar domínio; Escolher / comprar servidor; Tão pouco o que é um CMS; Instalar o CMS; Configurar a base de dados para trabalhar com o CMS; Configurar o CMS; Instalar temas / módulos; Configurar métodos de envio (por peso; portes grátis; por zonas (ilhas tem preços diferentes)); Configurar produtos relacionados; em destaque; mais vistos; em promoção Configurar opções de produtos (ex.: cores, tamanhos, etc); Trabalhar com o backoffice; etc. O teu trabalho tem de ser sempre ressarcido. Eu posso falar por experiência própria relativamente ao Opencart. Já fiz mais de 10 lojas e em todas elas tem módulos desenvolvidos por mim, seja para efeitos de importação via excel massiva; importação de imagens massiva; aplicações de taxas extra dependendo de N factores; etc, etc. Resumindo: não só cobro, como cobro bem! 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lidia Sousa Posted January 22, 2023 at 07:41 PM Author Report Share #629885 Posted January 22, 2023 at 07:41 PM Em 22/01/2023 às 19:31, bioshock disse: Errado!!! 😅 Há uma curva de aprendizagem, que pode até ser complexa, caso enveredes por fazer lojas em Prestashop ou Opencart. Dependendo da magnitude da coisa, podes ser obrigada a desenvolver módulos ou rectificar coisas existentes para ir de encontro ao que o teu cliente pretende. O cliente só quer colocar produtos e facturar, não se quer preocupar com mais nada. Para além da customização que possas vir a ser obrigada a aplicar na loja, ainda terás de lhe dar uma pequena formação de como trabalhar com o software. . Nenhum utilizador comum sabe: Escolher / comprar domínio; Escolher / comprar servidor; Tão pouco o que é um CMS; Instalar o CMS; Configurar a base de dados para trabalhar com o CMS; Configurar o CMS; Instalar temas / módulos; Configurar métodos de envio (por peso; portes grátis; por zonas (ilhas tem preços diferentes)); Configurar produtos relacionados; em destaque; mais vistos; em promoção Configurar opções de produtos (ex.: cores, tamanhos, etc); Trabalhar com o backoffice; etc. O teu trabalho tem de ser sempre ressarcido. Eu posso falar por experiência própria relativamente ao Opencart. Já fiz mais de 10 lojas e em todas elas tem módulos desenvolvidos por mim, seja para efeitos de importação via excel massiva; importação de imagens massiva; aplicações de taxas extra dependendo de N factores; etc, etc. Resumindo: não só cobro, como cobro bem! 😄 Parece-me bastante interessante. Deveria ter feito inicialmente uma pesquisa antes de indicar que não deveria recorrer. Dado que tem alguma experiência, existe algum vídeo, curso ou informação on-line que aconselhe? Por outro lado, se não for abusar da ajuda, quão difícil seria implementar as funcionalidades pedidas recorrendo ao OpenCart? Por exemplo, a funcionalidade dos portes relativos à distância, etc (tendo em conta a minha experiência perto de 0). Os métodos de pagamento ficam então facilitados. E obviamente isto é subjetivo, dado que implica saber quanto tempo demoraria e quanto valor dou à minha hora no fundo, mas como se trata de um projeto que pretendo fazer para ganhar conhecimento também parece fazer sentido os valores rondarem os 1.5k-2k? É o orçamento que está na mesa neste momento no fundo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
bioshock Posted January 23, 2023 at 02:08 PM Report Share #629890 Posted January 23, 2023 at 02:08 PM Não posso aconselhar nenhum curso, pois na altura que precisei de aprender, basicamente procurei a informação que precisava. Mas certamente encontrarás no youtube e afins, tutoriais que te ajudem. Uma das vantagens dos CMS é que já existe uma carrada de módulos, uns grátis e outros pagos. Às vezes vale a pena comprar módulos. Eu já comprei dezenas deles. Para o problema que tens em mãos, relativo à distância, uma rápida procura por "Opencart shipping distance" foi possível logo encontrar: https://www.opencart.com/index.php?route=marketplace/extension/info&extension_id=38719 https://www.opencart.com/index.php?route=marketplace/extension/info&extension_id=17333 Tens de ler a documentação para ver se vai de encontro ao que procuras. Também te é possíbilitado acesso a uma demo para experimentares antes de adquirires. Relativamente aos valores, tu é que decides se é justo ou não, face ao tempo despendido, experiência necessária e factor dificuldade. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Raxnon2000 Posted January 27, 2023 at 12:48 PM Report Share #629951 Posted January 27, 2023 at 12:48 PM Boas, Elone Muske aqui. Depois da faculdade decidi criar um projeto ecommerce php 99% de raiz, codigo manual. Recomendo muito usares o Stripe! Tens centenas de tutorias no Youtube, exemplos codigo a funcionar no Github e forums. Também aprendi a usar Ifthenpay (foi mais complicado porque é uma empresa do Porto, e ao contrario do Stripe é uma ferramente pouco usada a nivel mundial). Só consegui aprender a usar de raiz PHP (fiz o codigo a mão nas API e interligações ao MySql) pois um amigo meu trabalha lá e me deu umas lições via Teams. Mas sim recomendo usares Stripe (Tens pagamento cartão, apple play, multibanco) e para um projeto universitário é top! Por exemplo a Galp já utiliza esta ferramenta em aplicações Móbil. Em baixo vou deixar links de Github onde eu aprendi na altura. https://gist.github.com/cjavilla-stripe/872a3509c902ec32a8cef82b39d8e0b8 https://www.youtube.com/watch?v=Ofyhamy76cQ Eloné Muskas de Lisboa Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lidia Sousa Posted January 27, 2023 at 05:10 PM Author Report Share #629957 Posted January 27, 2023 at 05:10 PM Em 27/01/2023 às 12:48, Raxnon2000 disse: Boas, Elone Muske aqui. Depois da faculdade decidi criar um projeto ecommerce php 99% de raiz, codigo manual. Recomendo muito usares o Stripe! Tens centenas de tutorias no Youtube, exemplos codigo a funcionar no Github e forums. Também aprendi a usar Ifthenpay (foi mais complicado porque é uma empresa do Porto, e ao contrario do Stripe é uma ferramente pouco usada a nivel mundial). Só consegui aprender a usar de raiz PHP (fiz o codigo a mão nas API e interligações ao MySql) pois um amigo meu trabalha lá e me deu umas lições via Teams. Mas sim recomendo usares Stripe (Tens pagamento cartão, apple play, multibanco) e para um projeto universitário é top! Por exemplo a Galp já utiliza esta ferramenta em aplicações Móbil. Em baixo vou deixar links de Github onde eu aprendi na altura. https://gist.github.com/cjavilla-stripe/872a3509c902ec32a8cef82b39d8e0b8 https://www.youtube.com/watch?v=Ofyhamy76cQ Vou explorar mas afinal o cliente não quer como requisito isso, quer apenas que estejam expostos os possíveis métodos de pagamento. Entretanto decidi que se calhar tirando esta funcionalidade vou experimentar fazer de raíz com CSS, PhP, Html e JS. Encontrei um código base e uns tutoriais e aulas e estou a ver as coisas passo a passo no fundo. Muito obrigada pela ajuda Elone Muske! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Raxnon2000 Posted February 2, 2023 at 03:29 PM Report Share #629995 Posted February 2, 2023 at 03:29 PM On 1/27/2023 at 5:10 PM, Lidia Sousa said: Vou explorar mas afinal o cliente não quer como requisito isso, quer apenas que estejam expostos os possíveis métodos de pagamento. Entretanto decidi que se calhar tirando esta funcionalidade vou experimentar fazer de raíz com CSS, PhP, Html e JS. Encontrei um código base e uns tutoriais e aulas e estou a ver as coisas passo a passo no fundo. Muito obrigada pela ajuda Elone Muske! No problem hehe Eloné Muskas de Lisboa Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts