Tome Almeida Posted January 3, 2023 at 07:52 PM Report Share #629384 Posted January 3, 2023 at 07:52 PM (edited) Eu estou a tentar fazer um menú para executar uns exercícios mas quando faço case está me a dar erro e não sei porque. Vou citar o código em questão. Dá erro onde inseri o comentário. Se alguém me conseguisse ajudar agradecia! Program MenuFicha4 ; label inicio; var seccao:integer; var labelseccao:char; var seccao1:real; var a:real; var b:real; var c,d,e:real; const pi = 3.1416; Begin textcolor(white); inicio: clrscr; writeln('********************************************'); writeln('* *'); writeln('* Seja bem-vindo ao menú da Ficha 4! *'); writeln('* *'); writeln('********************************************'); writeln(); writeln(); writeln(); writeln('A ficha 4 está dividida em 3 secções:'); writeln(); writeln(); writeln('-> Secção 1'); writeln(); writeln('-> Secção 2'); writeln(); writeln('-> Secção 3'); writeln(); writeln(); writeln('Insira a secção que deseja abrir'); readln(seccao); clrscr; case seccao of 1: writeln('Selecionou a secção 1!'); writeln(); writeln(); writeln(); writeln(' 1.1 -> Área do quadrado '); writeln(' 1.2 -> Perímetro da cirncunferência '); writeln(' 1.3 -> Gasolina gasta '); writeln(' 1.4 -> Latas de tinta '); writeln(' 1.5 -> Hipotenusa do triângulo '); writeln(' 1.6 -> Tempo gasto '); writeln(' 1.7 -> Conversão para polegadas '); writeln(' 1.8 -> Conversão para Fahrenheit '); writeln(' 1.9 -> Forrar com a carpete '); writeln(' 1.10 -> Distância entre dois pontos '); writeln(); writeln(); writeln('Insira o exercício que deseja executar!'); readln(seccao1); if(seccao1='1.1')then writeln('Insira os lados do quadrado'); readln(a); clrscr; writeln('A área do quadrado é ',(a*a):0:2); readkey; if(seccao1='1.2')then writeln('Insira o raio da circunferência'); readln(b); clrscr; writeln('O perímetro da circunferência é ',(2*pi*b):0:2); readkey; if(seccao1='1.3')then writeln('Indica a distância percorrida em km e os litros de gasolina gastos'); readln(c,e); d:=c/e; clrscr; writeln('Fez uma média de ',d:0:1 ,' litros por kilómetro!'); readkey; 2:writeln('2'); 3:writeln('3'); else writeln('A opção não é válida'); writeln(); writeln('Deseja voltar a escolher? S|N'); readln(labelseccao); if(labelseccao='S') or (labelseccao='s')then goto inicio else writeln('Prima qualquer tecla para encerrar!'); end; readkey; End. Edited January 4, 2023 at 12:25 AM by nunopicado Syntax Highlight Tomé Link to comment Share on other sites More sharing options...
Solution nunopicado Posted January 4, 2023 at 12:22 AM Solution Report Share #629390 Posted January 4, 2023 at 12:22 AM Tens de colocar o código de cada opção do case dentro de um bloco begin...end, sempre que há mais do que um comando, como é o caso. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tome Almeida Posted January 4, 2023 at 04:27 AM Author Report Share #629395 Posted January 4, 2023 at 04:27 AM Em 04/01/2023 às 00:22, nunopicado disse: Tens de colocar o código de cada opção do case dentro de um bloco begin...end, sempre que há mais do que um comando, como é o caso. Tem razão, esqueci-me completamente obrigado. Sabe dizer me se é possível ter um writeln e um readln na mesma linha. Por exemplo: writeln('> '),readln Para o output ficar assim: > (o que fosse para escrever) Tomé Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted January 4, 2023 at 08:17 AM Report Share #629396 Posted January 4, 2023 at 08:17 AM Podes ter quantos comandos quiseres na mesma linha, sem problemas, mas não é isso que vai afetar o output. O que queres é usar o write em vez do writeln. A diferença entre ambos é exatamente que o writeln coloca uma mudança de linha no final. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts