Jump to content

Criação de Relatório com duas tabelas não relacionadas.

amilq
Go to solution Solved by amilq,

Recommended Posts

Boa tarde amigos:

Antes demais, os meus parabéns pelo serviço que aqui prestam.

Eu queria criar um relatório com dados de 4 tabelas:

1) Clientes

Campo: NomeCliente

2) Vendas: Cabeçalho

Campo: IDVenda

Campo: DataVenda

2) Vendas: Detalhes

Campo: TotalLinha

3) Pagamentos de Cliente

Campo: IDPagamento

Campo: DataPagamento

Campo: ValorPago

O objetivo era obter uma coluna com o total das vendas e outra coluna com o total dos pagamentos. Eu criava o campo com a diferença para apresentar o saldo do cliente.

O problema que encontro é que não consigo relacionar a tabela de VendaDetalhes com a tabela PagamentosDoCliente.

Através do formulário (Conta Corrente dos Clientes) que criei, consigo apresentar o total das vendas com um subformulário e o total dos pagamentos com outro subformulário.

Depois criei um campo com a diferença que dá o saldo do cliente.

No formulário das vendas, posso enviar um relatório de todas as vendas do cliente, escolhendo a data inicial e a data final.

No formulário dos pagamentos, posso enviar um relatório de todos os pagamentos do cliente, escolhendo a data inicial e a data final.

O que me falta, é enviar um relatório com o saldo do cliente, a partir o formulário de conta corrente de clientes.

Eu criei o relatório, que está disponível no formulário de conta corrente de clientes.

Criei um botão para enviar o relatório com o saldo. Escolhe-se o cliente e clica-se para abrir o relatório. O relatório contem os dados das vendas, dos pagamentos e tem um campo com a diferença, que dá o saldo do cliente.

O problema é que os movimentos se repetem dando um valor superior e o saldo não está correto.

As tabelas de vendas e vendasdetalhe, não teem uma relação com a tabela pagamentos de cliente. Penso que o problema estará aí.

Podem ajudar-me a configurar este relatório?

É o que me falta para eu começar a distribuir o meu sistema.

Envio em anexo, o sistema com as tabelas, formulários, consultas e o relatório em questão.

Link: https://drive.google.com/file/d/1S_ZD4nL2EDANikoWL7G9hcgrcbraUdUm/view?usp=share_link

Link da apresentação do software no youtube.

Agradeço a vossa ajuda.

Obrigado

Joaquim

Edited by amilq
Acrescentar link de video de apresentação da bd.

Olá Joaquim

Excelente trabalho. 😃

Fiz o download do sua base de dados, mas estou a ter alguma dificuldade em entender o seu problema.

On 12/4/2022 at 3:17 PM, amilq said:

As tabelas de vendas e vendasdetalhe, não teem uma relação com a tabela pagamentos de cliente. Penso que o problema estará aí.

as tabelas de vendas e os pagamentos devem ter um link comum que é o cliente e não se devem relacionar diretamente enter elas. O que talvez precise é criar um query (consulta) para ligar os elementos todos.

On 12/4/2022 at 3:17 PM, amilq said:

Criei um botão para enviar o relatório com o saldo. Escolhe-se o cliente e clica-se para abrir o relatório. O relatório contem os dados das vendas, dos pagamentos e tem um campo com a diferença, que dá o saldo do cliente.

Não encontrei o botão. 🙂

Cumprimentos

Luis
https://programar-excel.pt

Olá Luís, bom dia;

O botão encontra-se no formulário de conta corrente dos clientes, na parte superior do formulário: frmMov_CCClientes

A legenda do botão é: Enviar um relatório ao Cliente, com o saldo da Conta Corrente

Ao clicar nesse botão abre o formulário: frmMov_SaldodoCliente

Seleciona-se o cliente e ao clicar em visualizar, abre-se o relatório com o saldo do cliente.

O relatório tem base na consulta: Cons_SaldoDoCliente

O relatório fica sempre com os valores repetidos como pode ver na imagem. Ver a imagem.

Agradeço-lhe muito se me puder ajudar, porque falta resolver isso para eu distribuir o sistema.

Um grande abraço.

Obrigado

Joaquim

A informação do cliente e do saldo já está presente em frmMov_SaldodoCliente. Parece-me redundante ir a frmMov_SaldodoCliente para selecionar o que já está selecionado em rmMov_SaldodoCliente. 🙂

A não ser que pretenda enviar relatórios a todos os clientes que tenham dívidas então talvez aceder a rmMov_SaldodoCliente diretamente do MENU. É uma sugestão.🙂

Cumprimentos

Luis

Para abrir o relatório Rt_SaldDoCliente diretamente de frmMov_SaldodoCliente:

Private Sub btEnviarSaldo_Click()
    DoCmd.OpenReport "Rt_SaldoDoCliente", acViewPreview, , "[NomeCliente] = '" & Me.NomeCliente & "'"
End Sub

Eu uso o Office na versão inglesa. É o código para o btEnviarSaldo_Click().

Se quiser continuar a usar o numero do documento de venda (IDVD) e de pagamento (IDPCL) então os pagamentos têm de ser relacionados com a venda para poderem ser agregados no relatório. Por relacionar aqui significa que a tabela dos pagamentos tem de ter um campo com o numero da venda.

Cumprimentos

Luis

Olá de novo Luís.

O relatório agora, está configurado corretamente, mas está na situação de chamar o segundo formulário para selecionar o cliente.

O formulário de conta corrente de clientes tem agora dois botões:

1) Enviar o relatório - Luís

2) Enviar o relatório - Joaquim

Ao clicar no segundo, chama o outro formulário para selecionar o cliente. E, embora funcione bem, não tem sentido como o Luís disse, ter outro formulário, quando pode ser selecionado pela caixa de listagem que já existe.

Ao clicar no primeiro que é o seu código, o código não funciona, porque agora tem de ser corrigido.

Se não for maçada, por favor corrija o código do primeiro botão.

Transfira aqui a Bd_Alterada

Um grande abraço e muito obrigado pela Sua Grande Ajuda.

Com amizade, Joaquim.

Obrigado

Esta BD é diferente da que disponibilizou antes.

As suas consultas já estão pré filtradas por um campo de um formulário.
Eu não faço assim. Para mim as consultas são sempre o mais genéricas possíveis e depois só quando eu abro o formulário é que filtro a consulta para me mostrar o que quero. Deste modo uma mesma consulta pode ser usada por mais do que um formulário (re-utilização de recursos). Se analizar o código que lhe mandei vai ver que o filtro está incorporado no comando OpenReport. esta parte é o filtro: "[NomeCliente] = '" & Me.NomeCliente & "'". Por isso o erro ao abrir.

Por outro lado a consulta 'Cons_SaldoDoCliente' é constituída por outras duas, o que não é nenhum problema. A questão é que as duas sub-consultas também estão já pré-filtradas e isso não é uma boa prática e pode dar erros aleatórios porque depende do formulário estar carregado na memória ou não. se o formulário em causa não estiver disponível por qualquer razão (a máquina está ocupada a fazer outra coisa) o resultado será sempre um erro.

Sugiro por isso que remova os critérios das três consultas e verá que o meu código funciona bem. 🙂

Cumprimentos

Luis

Ou então retire o filtro do comando openReport. 😄

Acho que é importante dizer-lhe isto uma vez que vai distribuir a sua base de dados e não sabe como estará configurado o computador em que a BD vai correr.
O critério '[Formulários]![frmMov_SaldodoCliente]![TxtListaSaldodoCliente]' que usa nas consultas não é reconhecido pelo meu Access. A razão é que o meu Office está em Inglês e a palavra 'Formulários' não existe. Isto significa que um computador cuja configuração regional não seja igua à do seu, irá provávelmente dar problemas. Eu já passei maus bocados por coisas semelhantes.. 😄

Edited by Luis_vxd

Cumprimentos

Luis

• Solution

Compreendo, mas essa configuração não foi feita por mim.

Eu tinha o pedido também no fórum Máximo Access e foi daí que veio a configuração. Como eu vi que funcionava, mandei-lha para alterar o código do botão.

Vou tentar fazer como disse, mas não sei se conseguirei.

Se não conseguir, tenho que deixar como está.

Um grande abraço e Festas Felizes.

Com amizade

Joaquim Lima