Jump to content

Criar uma macro para fazer automaticamente a separação de cargas com condições

Josejunior66
Go to solution Solved by Luis_vxd,

Recommended Posts

Ola galera, tudo bem?

Eu gostaria de saber se é possível ou alguém sabe se é possível fazer com o VBA, e conseguiria me ajudar com uma macro com esse arquivo que eu estou tentando fazer:

Na coluna "J" eu tenho que colocar BITREM, BITREM2, CARRETA e CARRETA2. Quando colocado essa informação nesse coluna ele alimenta a Gestão visual nas colunas T:X. As fórmulas na Gestão Visual funcionam assim:

* "Bitrem" deve ter até 40 paletes com até 23 toneladas. (Podendo ser apenas de uma cidade, ex: Sumaré ou Itapetininga).

* "Bitrem2" deve ter até 60 paletes com até 16.1 toneladas. (deve ser da mesma cidade do Bitrem)

* "Carreta" deve ter até 60 paletes com até 23 toneladas. (Podendo ser apenas de uma cidade, ex: Sumaré ou Itapetininga).

* "Carreta2" deve ter até 60 paletes com até 23 toneladas. (Podendo ser apenas de uma cidade, ex: Sumaré ou Itapetininga).

Que eu gostaria de fazer é uma macro para colar as informações de BITREM, BITREM2, CARRETA e CARRETA2 nessa sequência e verificar se as condições acima não passam do limite especificado, se for passar, ele muda para fazer uma colagem na sequência. Ex: se estiver colando o BITREM e passar de 40 paletes ou passar do peso de 23 toneladas, ele pula para completar informações novas no Bitrem2, onde ele utiliza a Coluna J e vai colando novas informações até preencher todos itens da lista, assim checando os campos que estão faltando. É possível fazer uma macro dessa forma com o excel?

Att,

Edited by Josejunior66

• Solution

Bom dia

A solução em VBA será mais ou menos por esta lógica:

1. Criar um Range com todas as células a somar;
  2. Criar duas variáveis chamadas 'Bitrem' e 'Bitrem2'
  3. criar um loop do tipo "For each cell in Range";
  4. Dentro do Loop criar um 'if' onde se  testa se variável 'Bitrem' está dentro dos limites;
    1. Se estiver dentro dos limites somar célula a 'Bitrem´
  5. Se passar dos limites então soma a célula a 'Bitrem2'

Boa sorte

• Vote 1

Cumprimentos

Luis
https://programar-excel.pt