Jump to content

Crystal reports

Agostinho F de Andrade

Recommended Posts

Olá boa noite: desenvolvi um pequeno programa em vb 2019, para preencher os cheques da empresa imprime o primeiro cheque  ai quando vou imprimir o 2 não atualiza.ai tenho que deletar o primeiro para imprimir o segundo, conclusão fico sem os dados salvos no banco de dados do acesses, gostaria se alguém pode-se ajudar , pois sou um entusiasta em programação mas infelizmente em minha cidade não tem escola de vb, vou aprendendo algumas coisas na internet e também aqui no Portugal a Programar , desde já obrigado.

Em 02/10/2022 às 00:50, Agostinho F de Andrade disse:

Olá boa noite: desenvolvi um pequeno programa em vb 2019, para preencher os cheques da empresa imprime o primeiro cheque  ai quando vou imprimir o 2 não atualiza.ai tenho que deletar o primeiro para imprimir o segundo, conclusão fico sem os dados salvos no banco de dados do acesses, gostaria se alguém pode-se ajudar , pois sou um entusiasta em programação mas infelizmente em minha cidade não tem escola de vb, vou aprendendo algumas coisas na internet e também aqui no Portugal a Programar , desde já obrigado.

Embora não utilize o crystal reports há muito tempo, o problema que refere não parece estar relacionado  directamente com o crystal reports, mas com a query que vai buscar os dados ao banco de dados. Isto é, ao apresentar os dados do cheque no crystal reports, o que está acontecendo é  buscar somente a informação do primeiro cheque, pois o parâmetro que inclui na query é fixo ao primeiro registo . Provavelmente precisa de criar um parâmetro (onde indica qual o cheque que pretende exibir) para a query ir buscar os restantes dados para a impressão.  Ver: https://macoratti.net/08/10/crys_up2.htm

Aliás se utiliza o VB, aconselho a visitar esse site pois tem muitos exemplos que lhe poderão interessar.

Uma outra alternativa seria a utilização de um método do visual basic chamado printform que imprime um directamente um form que crie no VB. No entanto este método pode trazer algumas limitações e não sei se adequará ao que pretende.

Por ultimo uma outra opção é o printDocument do Visual Basic, em que através de código consegue criar o documento que pretende imprimir e enviá-lo para a impressora. A desvantagem é que dá muito mais trabalho, pois tem de construir a impressão na mão, ou seja, tem de definir na folha nos eixos x, y onde coloca os campos dos dados, e  os seus valores. A vantagem é que não está dependente de programas de terceiros e tem muita mais liberdade na definição do layout e dados que quer apresentar na impressão.