momceras Posted September 6, 2022 at 09:38 AM Report Share #627133 Posted September 6, 2022 at 09:38 AM Bom dia, estou a tentar usar este código simplificado: alter TRIGGER [dbo].[EnviaEmail] ON [dbo].[Hints] AFTER INSERT, UPDATE AS BEGIN SET NOCOUNT ON; DECLARE @bodymsg as varchar(max) SET @bodymsg = '<h1>Nova Pedido: </h1>' + (SELECT Problema FROM inserted) EXEC msdb.dbo.sp_send_dbmail @profile_name = 'LMMFG', @recipients = 'myemail@gmail.com', @subject = 'Novo pedido', @body_format='HTML', @importance='High', @body = @bodymsg , @exclude_query_output=1 END A mensagem é enviada correctamente ao criar ou alterar o registo. O problema é o conteúdo da mensagem dado pelo campo Problema. Ele contém caracteres em formato ansi e ao receber o email estes caracteres deveriam ser convertidos para utf-8 e, deste modo, mostrar os caracteres de forma correcta em vez de hieroglifos. Existe alguma função para converter os dados do campo ? Terei que indicar o charset no corpo da mensagem ? Obrigado Impossível até ser feito. Link to comment Share on other sites More sharing options...
jsWizard Posted September 6, 2022 at 09:49 AM Report Share #627134 Posted September 6, 2022 at 09:49 AM DECLARE @bodymsg as varchar(max) parece-me que esta variável deveria ser NVARCHAR Link to comment Share on other sites More sharing options...
momceras Posted September 6, 2022 at 09:59 AM Author Report Share #627135 Posted September 6, 2022 at 09:59 AM (edited) 14 minutos atrás, jsWizard disse: DECLARE @bodymsg as varchar(max) parece-me que esta variável deveria ser NVARCHAR Testei com nvarchar mas obtenho o mesmo problema: á ó em vez de á ó ç ã Se colocar ççç dentro de «SET @bodymsg = '<h1>Nova Pedido: ççç</h1>'» os ççç aparecem correctamente. Só o valor do campo não está correcto. Também já tentei fazer um cast no select com o mesmo resultado: select cast(Solucao as nvarchar) from inserted Edited September 6, 2022 at 10:05 AM by momceras Impossível até ser feito. Link to comment Share on other sites More sharing options...
jsWizard Posted September 6, 2022 at 10:10 AM Report Share #627136 Posted September 6, 2022 at 10:10 AM bem.. então eu diria que a coluna da tabela de onde vem o texto terá de ter um tipo de dados que suporte utf (nvarchar) porque parece-me que o problema é a conversão que está a acontecer entre ansi e utf.. e se o tipo de dados suportar utf.. então não vai have conversão (é sempre mau ter conversões de tipos de dados.. portanto.. é evitar) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts