Jump to content

Como lidar com os excessos de pagamentos realizados pelo cliente


am-qubit
 Share

Recommended Posts

Viva.

 

Em alguns serviços que envolvam subscrições ou pagamentos em prestações, os clientes podem efetuar pagamentos em excesso. Ou seja os clientes pagam a mais do que o valor do bem ou serviço.

Estas situações são recorrentes quando os clientes pagam com referências MB ou por transferência bancária, valores superiores ao preço do bem ou serviço. Ou simplesmente o cliente efetua uma transferência bancária, sem indicar qual o bem ou serviço que pretende pagar.

A isto acrescenta-se que os pagamentos por ref. MB são processados automáticamente, pelo que o excesso do pagamento tem de ser registado no sistema.

 

A minha questão é qual a melhor forma de lidar com os excessos de pagamento:

1) É obrigatório emitir uma fatura com o valor do excesso? Pode-se creditá-la de imediato para posterior reembolso ou liquidação?

2) E se o cliente pretende pagar vários bens ou serviços que envolvam diferentes taxas de IVA, o excesso de pagamento deve ser lançado com que taxa de IVA?

 

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.