Jump to content

Dúvidas com caixa de combinaçao

Paula viana

Recommended Posts

Olá a todos, sou nova por estas andanças e percebo pouco disto, mas como gosto de desafios aqui estou 😊o meu chefe pediu me para fazer um gráfico, mas não consigo fazer um gráfico com as variáveis que ele pediu, ou pelo menos não tenho conhecimento para isso. Ele quer saber, a quantidade de produção de um determinado produto comparado com a quantidade vendida desse mesmo produto por cada semana do ano, tendo em atenção que temos muitos produtos. Como não consegui fazer um gráfico desses no Excel, ao pesquisar na net surgiu a ideia de tentar fazer no Access, então, tentei fazer e estou bloqueada, eu não sei se tenho estado a fazer bem ou se estou a complicar mas aqui vai:

Criei uma tabela com toda a gama biológica que temos (produto), quantidade vendida em cada mês (venda), quantidade produzida em cada mês (produção), e o mês (período) correspondente, que coloquei em números (1=janeiro), e criei outra exactamente igual mas com produtos com o mesmo nome mas convencionais. A partir daí criei uma consulta união, e a partir daí quero criar um formulário com um gráfico de 2 colunas que me vai comparar produção e vendas, porque não consigo colocar os meses, eu queria colocar uma caixa de combinação em que eu pudesse selecionar o tipo de produto (biológico ou convencional) eu pus a ir buscar os dados á consulta união, mas preciso de ajuda para conseguir filtrar os produtos biológicos e convencionais na mesma coluna da consulta, porque a caixa de combinação baralha se toda e não me dá o que eu quero. 

Pode parecer um pouco confuso, mas se precisarem, eu posso tentar explicar melhor. Obrigado

Olá Paula.
Dava a sugestão de mesmo que a tabela esteja no Access, a aplicação usada ser o Excel, com uma tabela dinamica e com um grafico com base nessa mesma tabela poderá fazer todo o tipo de combinações.
Se puder colocar os cabeçalhos e dois ou três registos, mesmo que sejam com dados completamente diferentes, de forma a garantir a confidencialidade, poderei tentar ajudar.
Até já.

Olá Paula

Parece-me, pelo que descreve, que está no bom caminho no que diz respeito a criar a informação para o gráfico.
Uma vez criada a tabela com toda a informação que pretende ver no gráfico, sugiro que use o Excel, porque o Access é muito limitado em gráficos.

Apartir da informação criada pelo Access e exportada para o Excel, pode experimentar, como sugere o PCRISPIM, criar uma Pivot Table (Tabela Dinamica) e gerar consequentes gráficos ou usar a opção Power BI que é um pouco mais complexa.
Pode também tentar usar o Slicer (Segmentação de Dados) para ver se obtém o resultado desejado.

Cumprimentos

Luis
https://programar-excel.pt

Bom dia PCRISPIM, obrigado pela resposta, eu fiz várias tentativas, neste momento tenho 3 tabelas 1 de biologico, 1 de convencional e outra com os dados unidos, e é a partir dessas3 que eu vou tentando encontrar algum resultado que seja o mais aproximado com a informação que se quer ver.

Produto    Produção   Venda  Período

AR1               512           230       3           

AR2               425          210       4

AR3               476           30        5

Produto     Produção   Venda  Período

TERRA1          215           200       3           

TERRA2          250           210       4

TERRA3           76              30        5

Produto       Produção   Venda  Período

AR1                  512           230       3 

TERRA1           215           200       3         

AR2                  425          210       4

TERRA2           250           210       4

AR3                  476           30        5

TERRA3           76              30        5

Neste momento eu gostava de saber se é possível, numa caixa de combinação, colocar 2 escolhas, e essas escolhas fossem filtradas de uma frase (eu vou tentar explicar melhor) a tabela unida que eu criei tem registos de ambas as tabelas AR e TERRA, o nome AR COMPRIMIDO e TERRA COMPRIMIDO, eu quero colocar um filtro na caixa em que me dê só as opções AR e TERRA visto que existe COMPRIMIDO no nome de ambos os registos, espero ter-me explicado bem....

Edited by Paula viana
Informação em falta

22 horas atrás, Paula viana disse:

Olá a todos, sou nova por estas andanças e percebo pouco disto, mas como gosto de desafios aqui estou 😊o meu chefe pediu me para fazer um gráfico, mas não consigo fazer um gráfico com as variáveis que ele pediu, ou pelo menos não tenho conhecimento para isso. Ele quer saber, a quantidade de produção de um determinado produto comparado com a quantidade vendida desse mesmo produto por cada semana do ano, tendo em atenção que temos muitos produtos. Como não consegui fazer um gráfico desses no Excel, ao pesquisar na net surgiu a ideia de tentar fazer no Access, então, tentei fazer e estou bloqueada, eu não sei se tenho estado a fazer bem ou se estou a complicar mas aqui vai:

Criei uma tabela com toda a gama biológica que temos (produto), quantidade vendida em cada mês (venda), quantidade produzida em cada mês (produção), e o mês (período) correspondente, que coloquei em números (1=janeiro), e criei outra exactamente igual mas com produtos com o mesmo nome mas convencionais. A partir daí criei uma consulta união, e a partir daí quero criar um formulário com um gráfico de 2 colunas que me vai comparar produção e vendas, porque não consigo colocar os meses, eu queria colocar uma caixa de combinação em que eu pudesse selecionar o tipo de produto (biológico ou convencional) eu pus a ir buscar os dados á consulta união, mas preciso de ajuda para conseguir filtrar os produtos biológicos e convencionais na mesma coluna da consulta, porque a caixa de combinação baralha se toda e não me dá o que eu quero. 

Pode parecer um pouco confuso, mas se precisarem, eu posso tentar explicar melhor. Obrigado

Se quer fazer os mais variados gráficos de uma forma simples, em que pretenda filtrar os dados, a minha recomendação é que utilize o PowerBI, que é gratutito. E como é desenvolvido pela Microsoft, tem grande compatibilidade com o excel. Aliás o PowerBI é utilizado precisamente para extratir, tratar e apresentar informação dos dados.

Pode fazer o que pretende só utilizando o excel, mais aí terá de provavelmente utilizar o VBA, e fazer programação.

Se tiver curiosidade e quiser aprender sobre uma linguagem de programação que agora está muito em voga para a ciência dos dados, i.e., que recolhe, processa, analisa e apresenta os dados, veja python, com as suas inúmeras bibliotecas, das quais destaque-se para a área da ciência de dados, o pandas, o mathplotlib, o seaborn, o  numpy, etc... . Existe muitos tutoriais na net de como fazer.

Deixo aqui um link de um canal do youtube, em contém muita informação sobre o excel e o powerBI: https://www.youtube.com/c/HashtagTreinamentos/videos

1 hora atrás, Cerzedelo disse:

Se quer fazer os mais variados gráficos de uma forma simples, em que pretenda filtrar os dados, a minha recomendação é que utilize o PowerBI, que é gratutito. E como é desenvolvido pela Microsoft, tem grande compatibilidade com o excel. Aliás o PowerBI é utilizado precisamente para extratir, tratar e apresentar informação dos dados.

Pode fazer o que pretende só utilizando o excel, mais aí terá de provavelmente utilizar o VBA, e fazer programação.

Se tiver curiosidade e quiser aprender sobre uma linguagem de programação que agora está muito em voga para a ciência dos dados, i.e., que recolhe, processa, analisa e apresenta os dados, veja python, com as suas inúmeras bibliotecas, das quais destaque-se para a área da ciência de dados, o pandas, o mathplotlib, o seaborn, o  numpy, etc... . Existe muitos tutoriais na net de como fazer.

Deixo aqui um link de um canal do youtube, em contém muita informação sobre o excel e o powerBI: https://www.youtube.com/c/HashtagTreinamentos/videos

Muito obrigado Cerzedelo!! Vou bisbilhotar o PowerBI a ver se pesco alguma coisa disso 🙂

Durante a noite tentarei realizar-lhe um exemplo para que possa ter um ponto de partida.
A união das duas tabelas não sei como a está a fazer mas se forem dinâmicas ou forem "beber" os dados a outro local externo faria-as com uma ligação interna dentro do próprio ficheiro, caso as duas tenham de ficar juntas.

Penso que por aqui não terei hipóteses de lhe mandar o cheiro. E se as regras do forum o permitem, no entanto peço-lhe que me indique um email seu, que use apenas para isto e que não a identifique, por mensagem para mim, de forma a não ficar publico aqui no forum ou não, e claro está apenas e só se achar que o ficheiro lhe permita avançar mais rapidamente.