Jump to content

Sistema de entradas/saídas com biometria

CIA
Go to solution Solved by M6,

Recommended Posts

Olá, boas. 

Estava a tentar realizar um projeto em C# sobre um sistema de entradas/saídas do trabalho, ou seja um sistema que anotava a hora de entrada da pessoa e a hora de saída da mesma e que guardasse numa BD as infos para as ver na dashboard. Mas o problema não está ai pois um sistema desses é relativamente simples, o problema está em eu querer ir um pouco mais longe e querer adicionar biometria...

Estive a fazer uma pesquisa e vi que consigo atingir isso ao usar Arduíno pois o mesmo tem um tal de Fingerprint Sensor que é fácil de usar/montar. Só que estou sem saber como juntar a aplicação C# com Arduíno.

Para ser mais claro, eu tenho a aplicação em C# que é mais uma espécie de dashboard que só estaria disponível para mim, para eu verificar as entradas/saídas da malta, e teria o Arduíno com o Fingerprint Sensor que estaria disponível para toda a gente e que serve para guardar esses dados e passar os mesmo para a dashboard e respetiva pessoa. 

Resumindo, o problema que tenho está na parte de passar os dados do Arduíno para a dashboard pois não estou a ver como é que ao a pessoa por o dedo e aquilo marcar a hora de entrada/saída conseguir passar ao mesmo tempo para a dashboard...

Exemplo:

O X chegou às 8h ao trabalho, pós o dedo no sensor para marcar a hora de entrada e foi trabalhar, às 16h o X saiu do trabalho e voltou a por o dedo no sensor para agora marcar a hora de saída. No fim do dia eu fui verificar a que horas a malta entrou e saiu do trabalho então fui ao meu PC e abri a aplicação em C# (dashboard) onde consegui verificar o nome da pessoa e a respetiva hora de entrada/saída:

Data: 6/11/2022

Pedro -> Entrada: 8h | Saída: 16h 

Miguel -> Entrada: 10h | Saída: Sem registro de saída

Data: 7/11/2022

Mariana -> Sem registro

Joana -> Entrada: 9h | Saída: 17h

...

Obrigado e cumprimentos 😉

“Sometimes it pays to stay in bed on Monday, rather than spending the rest of the week debugging Monday’s code." – Dan Salomon

• Solution

Eu optaria por usar o Arduino - ou outro sistema qualquer idêntico - como um dispositivo satélite do sistema.
Ou seja, o leitor biométrico é um sistema independente e parametrizável que quando tem uma leitura, a comunica ao sistema central de registo de entradas e saídas.
Não me parece grande ideia guardar a informação biométrica de "quem é quem" no Arduino, tanto por razões de segurança como de manutenção, servindo apenas como dispositivo de entrada de dados. A impressão digital é lida e enviada para o sistema central que a identifica como sendo da pessoa X, regista a entra/saída e devolve ao Arduino o feedback positivo/negativo (por exemplo, que conseguiu - ou não - identificar a pessoa).

Esta comunicação pode ser feita com, por exemplo, uma chamada RPC ou JSON - fica ao "gosto" do arquiteto do sistema.

No entanto, não me parece que alguma vez vás ligar a tua aplicação C# diretamente ao Arduino (embora o pudesses fazer por exemplo recorrendo a comunicação por porta paralela/série RS485, RS232, etc.)

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Em 11/07/2022 às 10:13, M6 disse:

Eu optaria por usar o Arduino - ou outro sistema qualquer idêntico - como um dispositivo satélite do sistema.
Ou seja, o leitor biométrico é um sistema independente e parametrizável que quando tem uma leitura, a comunica ao sistema central de registo de entradas e saídas.
Não me parece grande ideia guardar a informação biométrica de "quem é quem" no Arduino, tanto por razões de segurança como de manutenção, servindo apenas como dispositivo de entrada de dados. A impressão digital é lida e enviada para o sistema central que a identifica como sendo da pessoa X, regista a entra/saída e devolve ao Arduino o feedback positivo/negativo (por exemplo, que conseguiu - ou não - identificar a pessoa).

Esta comunicação pode ser feita com, por exemplo, uma chamada RPC ou JSON - fica ao "gosto" do arquiteto do sistema.

No entanto, não me parece que alguma vez vás ligar a tua aplicação C# diretamente ao Arduino (embora o pudesses fazer por exemplo recorrendo a comunicação por porta paralela/série RS485, RS232, etc.)

Pois vou ter que pesquisar mais sobre este tópico mesmo.... Obrigado pela info 😉

“Sometimes it pays to stay in bed on Monday, rather than spending the rest of the week debugging Monday’s code." – Dan Salomon