CIA Posted July 11, 2022 at 08:17 AM Report Share #626406 Posted July 11, 2022 at 08:17 AM Olá, boas. Estava a tentar realizar um projeto em C# sobre um sistema de entradas/saídas do trabalho, ou seja um sistema que anotava a hora de entrada da pessoa e a hora de saída da mesma e que guardasse numa BD as infos para as ver na dashboard. Mas o problema não está ai pois um sistema desses é relativamente simples, o problema está em eu querer ir um pouco mais longe e querer adicionar biometria... Estive a fazer uma pesquisa e vi que consigo atingir isso ao usar Arduíno pois o mesmo tem um tal de Fingerprint Sensor que é fácil de usar/montar. Só que estou sem saber como juntar a aplicação C# com Arduíno. Para ser mais claro, eu tenho a aplicação em C# que é mais uma espécie de dashboard que só estaria disponível para mim, para eu verificar as entradas/saídas da malta, e teria o Arduíno com o Fingerprint Sensor que estaria disponível para toda a gente e que serve para guardar esses dados e passar os mesmo para a dashboard e respetiva pessoa. Resumindo, o problema que tenho está na parte de passar os dados do Arduíno para a dashboard pois não estou a ver como é que ao a pessoa por o dedo e aquilo marcar a hora de entrada/saída conseguir passar ao mesmo tempo para a dashboard... Exemplo: O X chegou às 8h ao trabalho, pós o dedo no sensor para marcar a hora de entrada e foi trabalhar, às 16h o X saiu do trabalho e voltou a por o dedo no sensor para agora marcar a hora de saída. No fim do dia eu fui verificar a que horas a malta entrou e saiu do trabalho então fui ao meu PC e abri a aplicação em C# (dashboard) onde consegui verificar o nome da pessoa e a respetiva hora de entrada/saída: Data: 6/11/2022 Pedro -> Entrada: 8h | Saída: 16h Miguel -> Entrada: 10h | Saída: Sem registro de saída Data: 7/11/2022 Mariana -> Sem registro Joana -> Entrada: 9h | Saída: 17h ... Obrigado e cumprimentos 😉 “Sometimes it pays to stay in bed on Monday, rather than spending the rest of the week debugging Monday’s code." – Dan Salomon Link to comment Share on other sites More sharing options...
Solution M6 Posted July 11, 2022 at 09:13 AM Solution Report Share #626407 Posted July 11, 2022 at 09:13 AM Eu optaria por usar o Arduino - ou outro sistema qualquer idêntico - como um dispositivo satélite do sistema. Ou seja, o leitor biométrico é um sistema independente e parametrizável que quando tem uma leitura, a comunica ao sistema central de registo de entradas e saídas. Não me parece grande ideia guardar a informação biométrica de "quem é quem" no Arduino, tanto por razões de segurança como de manutenção, servindo apenas como dispositivo de entrada de dados. A impressão digital é lida e enviada para o sistema central que a identifica como sendo da pessoa X, regista a entra/saída e devolve ao Arduino o feedback positivo/negativo (por exemplo, que conseguiu - ou não - identificar a pessoa). Esta comunicação pode ser feita com, por exemplo, uma chamada RPC ou JSON - fica ao "gosto" do arquiteto do sistema. No entanto, não me parece que alguma vez vás ligar a tua aplicação C# diretamente ao Arduino (embora o pudesses fazer por exemplo recorrendo a comunicação por porta paralela/série RS485, RS232, etc.) 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
CIA Posted July 12, 2022 at 01:20 PM Author Report Share #626415 Posted July 12, 2022 at 01:20 PM Em 11/07/2022 às 10:13, M6 disse: Eu optaria por usar o Arduino - ou outro sistema qualquer idêntico - como um dispositivo satélite do sistema. Ou seja, o leitor biométrico é um sistema independente e parametrizável que quando tem uma leitura, a comunica ao sistema central de registo de entradas e saídas. Não me parece grande ideia guardar a informação biométrica de "quem é quem" no Arduino, tanto por razões de segurança como de manutenção, servindo apenas como dispositivo de entrada de dados. A impressão digital é lida e enviada para o sistema central que a identifica como sendo da pessoa X, regista a entra/saída e devolve ao Arduino o feedback positivo/negativo (por exemplo, que conseguiu - ou não - identificar a pessoa). Esta comunicação pode ser feita com, por exemplo, uma chamada RPC ou JSON - fica ao "gosto" do arquiteto do sistema. No entanto, não me parece que alguma vez vás ligar a tua aplicação C# diretamente ao Arduino (embora o pudesses fazer por exemplo recorrendo a comunicação por porta paralela/série RS485, RS232, etc.) Pois vou ter que pesquisar mais sobre este tópico mesmo.... Obrigado pela info 😉 “Sometimes it pays to stay in bed on Monday, rather than spending the rest of the week debugging Monday’s code." – Dan Salomon Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts