Jump to content

Aplicação de monitorização da rede

CIA
Go to solution Solved by M6,

Recommended Posts

Olá, boa tarde.

Estou interessado em realizar um projeto que recentemente vi a ideia do mesmo e achei interessante, consiste num tipo de monitorização da rede, uma espécie de dashboard (Se possível em C# pois é a linguagem que me encontro mais à vontade, mas se forem necessárias outras não tem problema) onde fosse possível:

• Verificar o estado dos servidores (se estão em baixo ou não, etc);
  • Dados sobre o hardware(temperatura da cpu, número de processos em execução, utilização de ram e swap, nome dos processos, utilização de hdd, dados sobre o tráfego de rede, serviços em execução, etc...);
  • Espaço disponível em disco numa storage;
  • E coisas do género, se tiverem mais ideias são aceites. 😉

Só que estou meio perdido em como começar a realizar o projeto e como o irei fazer. Alguém me pode dar umas dicas para atingir todas as funcionalidades mencionadas acima e de como as realizar?

Obrigado ☺️

“Sometimes it pays to stay in bed on Monday, rather than spending the rest of the week debugging Monday’s code." – Dan Salomon

• Solution

Presumo que te estejas a referir a algo como o Nagios.

Uma solução de monitorização desse tipo funciona, tipicamente, numa ótica de cliente-servidor, onde um servidor central recebe/comunica com os vários clientes que monitoriza.
Basicamente cada máquina a ser monitorizada tem um cliente que recolhe a informação que pretendes e comunica-a de forma regular para o servidor. Isto pode ser feito de duas formas:

1. o cliente é responsável por enviar a informação para o servidor, ou
  2. o servidor é responsável por pedir a informação a cada cliente.

Pode dar-se o caso de coexistirem ambas as soluções, por exemplo, o modelo normal ser o cliente a enviar a informação, mas se o servidor entender que pretende uma atualização em determinada altura, pode requisitá-la não necessitando de ficar à espera que o cliente volte a comunicar.

Quanto ao tipo de dados que pretendes recolher, tipicamente vai depender do que estiver disponível ao nível da BIOS/sistema operativo/hw usado.
Por exemplo, imagina que queres recolher a rotação média dos discos num servidor. Essa informação pode não estar disponível se o hw usado for SSD e não HDD tradicionais.

• Vote 1
10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

25 minutos atrás, M6 disse:

Presumo que te estejas a referir a algo como o Nagios.

Uma solução de monitorização desse tipo funciona, tipicamente, numa ótica de cliente-servidor, onde um servidor central recebe/comunica com os vários clientes que monitoriza.
Basicamente cada máquina a ser monitorizada tem um cliente que recolhe a informação que pretendes e comunica-a de forma regular para o servidor. Isto pode ser feito de duas formas:

1. o cliente é responsável por enviar a informação para o servidor, ou
  2. o servidor é responsável por pedir a informação a cada cliente.

Pode dar-se o caso de coexistirem ambas as soluções, por exemplo, o modelo normal ser o cliente a enviar a informação, mas se o servidor entender que pretende uma atualização em determinada altura, pode requisitá-la não necessitando de ficar à espera que o cliente volte a comunicar.

Quanto ao tipo de dados que pretendes recolher, tipicamente vai depender do que estiver disponível ao nível da BIOS/sistema operativo/hw usado.
Por exemplo, imagina que queres recolher a rotação média dos discos num servidor. Essa informação pode não estar disponível se o hw usado for SSD e não HDD tradicionais.

Muito obrigado, vou fazer aqui uma pequena pesquisa. 😉

“Sometimes it pays to stay in bed on Monday, rather than spending the rest of the week debugging Monday’s code." – Dan Salomon

Tenho usado extensivamente uma combinação de Prometheus, Node Exporter, e Grafana.  O Prometheus é o serviço que colecta e armazena as métricas, e que permite executar queries sobre as métricas.  O Node Exporter é um serviço que exporta um conjunto de métricas standard de sistemas Unix (até o tenho a funcionar no meu router 😀).  O Grafana é a aplicação de visualização.

Há uma série de outros "exporters" que expõem métricas que podem ser recolhidas pelo Prometheus, para além do Node Exporter (ver lista aqui), e é bastante fácil criares um exporter teu.

• Vote 1

14 minutos atrás, Rui Carlos disse:

Tenho usado extensivamente uma combinação de Prometheus, Node Exporter, e Grafana.  O Prometheus é o serviço que colecta e armazena as métricas, e que permite executar queries sobre as métricas.  O Node Exporter é um serviço que exporta um conjunto de métricas standard de sistemas Unix (até o tenho a funcionar no meu router 😀).  O Grafana é a aplicação de visualização.

Há uma série de outros "exporters" que expõem métricas que podem ser recolhidas pelo Prometheus, para além do Node Exporter (ver lista aqui), e é bastante fácil criares um exporter teu.

Muito obrigado, vou dar uma olhada nisso tudo e informar-me melhor hehe 😁