CIA Posted July 8, 2022 at 07:42 AM Report Share #626396 Posted July 8, 2022 at 07:42 AM Olá, boa tarde. Estou interessado em realizar um projeto que recentemente vi a ideia do mesmo e achei interessante, consiste num tipo de monitorização da rede, uma espécie de dashboard (Se possível em C# pois é a linguagem que me encontro mais à vontade, mas se forem necessárias outras não tem problema) onde fosse possível: Verificar o estado dos servidores (se estão em baixo ou não, etc); Dados sobre o hardware(temperatura da cpu, número de processos em execução, utilização de ram e swap, nome dos processos, utilização de hdd, dados sobre o tráfego de rede, serviços em execução, etc...); Espaço disponível em disco numa storage; E coisas do género, se tiverem mais ideias são aceites. 😉 Só que estou meio perdido em como começar a realizar o projeto e como o irei fazer. Alguém me pode dar umas dicas para atingir todas as funcionalidades mencionadas acima e de como as realizar? Obrigado ☺️ “Sometimes it pays to stay in bed on Monday, rather than spending the rest of the week debugging Monday’s code." – Dan Salomon Link to comment Share on other sites More sharing options...
Solution M6 Posted July 8, 2022 at 09:06 AM Solution Report Share #626397 Posted July 8, 2022 at 09:06 AM Presumo que te estejas a referir a algo como o Nagios. Uma solução de monitorização desse tipo funciona, tipicamente, numa ótica de cliente-servidor, onde um servidor central recebe/comunica com os vários clientes que monitoriza. Basicamente cada máquina a ser monitorizada tem um cliente que recolhe a informação que pretendes e comunica-a de forma regular para o servidor. Isto pode ser feito de duas formas: o cliente é responsável por enviar a informação para o servidor, ou o servidor é responsável por pedir a informação a cada cliente. Pode dar-se o caso de coexistirem ambas as soluções, por exemplo, o modelo normal ser o cliente a enviar a informação, mas se o servidor entender que pretende uma atualização em determinada altura, pode requisitá-la não necessitando de ficar à espera que o cliente volte a comunicar. Quanto ao tipo de dados que pretendes recolher, tipicamente vai depender do que estiver disponível ao nível da BIOS/sistema operativo/hw usado. Por exemplo, imagina que queres recolher a rotação média dos discos num servidor. Essa informação pode não estar disponível se o hw usado for SSD e não HDD tradicionais. 1 Report 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
CIA Posted July 8, 2022 at 09:31 AM Author Report Share #626399 Posted July 8, 2022 at 09:31 AM 25 minutos atrás, M6 disse: Presumo que te estejas a referir a algo como o Nagios. Uma solução de monitorização desse tipo funciona, tipicamente, numa ótica de cliente-servidor, onde um servidor central recebe/comunica com os vários clientes que monitoriza. Basicamente cada máquina a ser monitorizada tem um cliente que recolhe a informação que pretendes e comunica-a de forma regular para o servidor. Isto pode ser feito de duas formas: o cliente é responsável por enviar a informação para o servidor, ou o servidor é responsável por pedir a informação a cada cliente. Pode dar-se o caso de coexistirem ambas as soluções, por exemplo, o modelo normal ser o cliente a enviar a informação, mas se o servidor entender que pretende uma atualização em determinada altura, pode requisitá-la não necessitando de ficar à espera que o cliente volte a comunicar. Quanto ao tipo de dados que pretendes recolher, tipicamente vai depender do que estiver disponível ao nível da BIOS/sistema operativo/hw usado. Por exemplo, imagina que queres recolher a rotação média dos discos num servidor. Essa informação pode não estar disponível se o hw usado for SSD e não HDD tradicionais. Muito obrigado, vou fazer aqui uma pequena pesquisa. 😉 “Sometimes it pays to stay in bed on Monday, rather than spending the rest of the week debugging Monday’s code." – Dan Salomon Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted July 8, 2022 at 05:38 PM Report Share #626402 Posted July 8, 2022 at 05:38 PM Tenho usado extensivamente uma combinação de Prometheus, Node Exporter, e Grafana. O Prometheus é o serviço que colecta e armazena as métricas, e que permite executar queries sobre as métricas. O Node Exporter é um serviço que exporta um conjunto de métricas standard de sistemas Unix (até o tenho a funcionar no meu router 😀). O Grafana é a aplicação de visualização. Há uma série de outros "exporters" que expõem métricas que podem ser recolhidas pelo Prometheus, para além do Node Exporter (ver lista aqui), e é bastante fácil criares um exporter teu. 1 Report Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
CIA Posted July 8, 2022 at 05:54 PM Author Report Share #626403 Posted July 8, 2022 at 05:54 PM 14 minutos atrás, Rui Carlos disse: Tenho usado extensivamente uma combinação de Prometheus, Node Exporter, e Grafana. O Prometheus é o serviço que colecta e armazena as métricas, e que permite executar queries sobre as métricas. O Node Exporter é um serviço que exporta um conjunto de métricas standard de sistemas Unix (até o tenho a funcionar no meu router 😀). O Grafana é a aplicação de visualização. Há uma série de outros "exporters" que expõem métricas que podem ser recolhidas pelo Prometheus, para além do Node Exporter (ver lista aqui), e é bastante fácil criares um exporter teu. Muito obrigado, vou dar uma olhada nisso tudo e informar-me melhor hehe 😁 “Sometimes it pays to stay in bed on Monday, rather than spending the rest of the week debugging Monday’s code." – Dan Salomon Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts